Página inicial > Mais Notícias > Campus Santana realiza aula magna de Comércio Exterior

Campus Santana realiza aula magna de Comércio Exterior

Publicado: Terça, 19 de Fevereiro de 2019, 11h06 | Última atualização em Terça, 19 de Fevereiro de 2019, 11h49

O campus Santana do Instituto Federal do Amapá (Ifap) realizou, nesta segunda-feira (18), a Aula Magna do Curso Superior de Comércio Exterior. O evento, que marca o início do semestre letivo para as novas turmas dos cursos superiores, contou com a participação dos alunos do curso superior e técnico integrado, equipe gestora, docentes e técnicos administrativos. Confira as fotos.

Na solenidade de abertura, a diretora de ensino, Karine Campos, a coordenadora do curso, Geisa Carbone e o representante do Departamento de Pesquisa e Extensão (Depex), Eder Picanço, deram às boas vindas aos novos alunos e dialogaram sobre a importância do curso e a contribuição do Ifap para formação de profissionais para o mercado de trabalho e na geração de pesquisas e extensão na área.

É muito bom recebermos alunos novos. Meu desejo é que vocês saiam profissionais qualificados para o futuro, e transformem o nosso estado em um espaço inovador”, destacou Karine Campos.

Focando no mercado para o profissional de Comércio Exterior, o professor Rogério Ramos, Tecnólogo em Comércio Exterior com especialização em Engenharia de Produção, Gestão Estratégica de Pessoas, ministrou uma palestra destacando as áreas de atuação do profissional de Comércio Exterior. “O mercado não se restringe somente às negociações comerciais e despacho aduaneiro, podemos atuar apoiando às atividades de internacionalização de empresas de todos os portes”, concluiu.

Após a palestra, os alunos do curso, calouros e veteranos tiveram um momento de descontração.

O curso

O curso superior de Comércio Exterior forma profissionais capazes de planejar, gerenciar a logística, desembaraço, seguros e operações de comércio exterior: transações cambiais, despacho e legislação aduaneira, transações financeiras, exportação, importação e contratos.  Além de prospectar e pesquisar oportunidades de mercados voltados a atividades de importação e exportação, o profissional está capacitado para coordenar fluxos de embarque e desembarque de produtos, definir e supervisionar planos de ação, negociar e executar operações nos âmbitos legais, tributários e cambiais inerentes ao processo de importação e exportação, como também avaliar e emitir parecer técnico em sua área de formação.

Fotos (Clique Aqui)

Por Sâmia Cardeal, jornalista do campus Santana do Ifap