Inicia período de inscrição no PS Integrado 2023

O mês de novembro será marcado pelo período de inscrição no Processo Seletivo para ingresso em 2023 nos cursos técnicos integrados ao ensino médio (PS Integrado 2023.1) do Instituto Federal do Amapá (Ifap), ofertados exclusivamente na modalidade presencial. Para o Campus Santana, estão sendo ofertadas 105 vagas, distribuídas nos cursos Técnicos em Logística, Comércio Exterior e Publicidade. As inscrições são exclusivamente na forma on-line, por meio do site processoseletivo.ifap.edu.br.

A forma técnica integrada ao ensino médio é oferecida somente a quem já tenha concluído o ensino fundamental (sem dependências) até o dia da matrícula, na idade regular em que o aluno conclui cada etapa da educação básica, ou seja, dentro da faixa etária prevista para a conclusão dos estudos. Os cursos técnicos integrados são planejados de modo a conduzir o aluno à habilitação profissional técnica de nível médio na mesma instituição de ensino, forma de ensino normatizada pela Lei nº 9.394/1996 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (art. 36-C, inciso I).

A forma de seleção do PS Integrado 2023.1 se dará mediante a classificação do candidato por meio de seu desempenho (notas/conceitos) nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, do 6º ao 9º ano (antigas 5ª à 8ª séries) do ensino fundamental. A nota final, utilizada para classificação, será obtida a partir da média geral das notas/conceitos nas referidas disciplinas lançadas no ato da inscrição.

Aos interessados em concorrer no processo de seleção, recomenda-se a leitura do edital na íntegra. Nele estão todas as informações que o candidato deve saber para realizar sua inscrição de forma segura, como, por exemplo, as condições de ingresso por meio das vagas reservadas às ações afirmativas/cotas sociais. Em cada curso, 50% das vagas são reservadas a candidatos que cursaram, integralmente, o ensino fundamental em instituições públicas de ensino, mas há também possibilidades de ingresso por condição de renda, de cor e etnia e condição de PcD. As vagas não preenchidas pelas ações afirmativas/cotas sociais, após o esgotamento da lista de espera, serão destinadas aos candidatos inscritos pela ampla concorrência.

Veja o passo a passo de como proceder à inscrição:

Acessar a página do Processo Seletivo http://processoseletivo.ifap.edu.br/ - Clicar no banner: “PROCESSO SELETIVO INTEGRADO 2023.1”; - Selecionar o Nível de Ensino, Modalidade, campus, Curso, Turno desejado e clicar no link: “INSCREVA-SE”; - O Candidato será direcionado à página do Gov.br, devendo acessar seu login único do governo federal - Em seguida, preencher todos os passos até a finalização da inscrição.

1° Passo: Preencher todos os campos, informando os dados pessoais obrigatórios do candidato, solicitados na Ficha de Inscrição, e clicar em “Salvar/Avançar”;

2° Passo: O candidato deverá indicar se quer concorrer às vagas reservadas, conforme disposto no subitem 5.4 deste Edital. Clicar em “Salvar/Avançar”;

3° Passo: Escolha da modalidade do curso, tipo de histórico. Clicar em “Salvar/Avançar”;

4° Passo: Preencher todos os campos, relacionados ao histórico escolar do candidato, conforme o subitem 4.3, informando as médias escolares do ensino fundamental. As médias deverão ser informadas com, no máximo, 2 (duas) casas decimais, utilizando ponto final (.) para separar as casas. Clicar em “Salvar/Avançar”;

5° Passo: Anexar os documentos relacionados no item 10 de acordo com a modalidade de inscrição do candidato, para análise documental.

6º Passo: Preenchimento do Formulário Socioeconômico, obrigatório para as Cotas: C1,C2,C3 e C4.

7° Passo: Confirmação das declarações. Antes de finalizar a inscrição o candidato e/ou seu responsável legalmente investido deverão confirmar os dados. Posteriormente, deverão clicar na mensagem: “Declaro que li integralmente o edital. Declaro também que estou de acordo com todas as condições estabelecidas, não podendo alegar desconhecimento, em qualquer momento, das informações prestadas”. E clicar em Salvar/Avançar.

O resultado com a homologação dos candidatos inscritos, assim como todas as fases do processo de seleção, será publicado no site http://processoseletivo.ifap.edu.br no período estabelecido no cronograma do certame.

Escolha qual o curso do Campus Santana que mais se adequa a você

Técnico em Comércio Exterior

Forma profissional apto a prestar apoio em análises de mercado, aplicar a legislação específica dos países envolvidos nas negociações, controlar e coordenar processos de exportação e importação, cumprir trâmites aduaneiros, executar e supervisionar procedimentos de transporte, armazenamento e logística internacional. Possibilidades de atuação: atividades de exportação e importação, operadores logísticos.

Técnico em Logística

Forma profissional habilitado a contribuir para a formação crítica e ética frente às inovações tecnológicas, avaliar seu impacto no desenvolvimento e na construção da sociedade, atuar no assessoramento gerencial e nos processos das atividades da área de logística, na articulação das operações e no planejamento de materiais, compras, estocagem e distribuição, bem como a usar corretamente os conhecimentos logísticos com a finalidade de aumentar a eficiência e competitividade das organizações.

Técnico em Publicidade

Forma profissional apto a auxiliar nas etapas de criação, elaboração e planejamento de projetos de comunicação impressos e eletrônicos voltados para a mídia, incluindo a concepção de marcas, produtos e serviços. Realiza pesquisa, sob demanda dos profissionais responsáveis por projetos de comunicação, na prospecção de imagens, linguagens e outros recursos que subsidiam o processo produtivo da área. Coleta dados de impactos de campanhas publicitárias junto ao público. Possibilidades de atuação: agência de publicidade e propaganda, setor gráfico, rádio e televisão, produtoras de áudio e vídeo, editoras, empresas públicas e privadas.