Pelo segundo ano seguido, Ifap emplaca Jovem Embaixador

Pelo segundo ano consecutivo um estudante do ensino médio integrado do Instituto Federal do Amapá (Ifap) vence o processo de seleção do Programa Jovens Embaixadores, que promove intercâmbio de curta duração nos Estados Unidos. Desta vez, a jovem embaixadora 2023 é a estudante do 2° ano do curso Técnico Integrado em Logística do Campus Santana Fabrina da Silva Carvalho. Ela concorreu com 50 estudantes de todo o Brasil.

Fabrina e o colega de sala Felipe Rodrigues, que foi o jovem embaixador de 2022, são autores do Projeto Oásis de protagonismo juvenil, que foi submetido dentro do processo de seleção do programa de intercâmbio. O mesmo projeto, no último mês de outubro, foi apresentado na Mostratec 2022, realizada em Novo Hamburgo/RS, e recebeu o quarto lugar geral do evento na categoria Ensino Médio, área de Educação e Humanidades, e o segundo lugar na mostra interna Mostraamazônia. O evento é considerado a maior mostra de ciência e tecnologia da América Latina, nela são apresentados projetos de pesquisa em diversas áreas do conhecimento humano realizados por jovens cientistas da Educação Infantil ao Ensino Médio, incluindo a Educação Profissional Técnica de Nível Médio.

Confiança

O apoio da família e amigos durante as fases de seleção do Programa Jovens Embaixadores, de acordo com Fabrina, transmitiu confiança.  "Eu recebi muito apoio de amigos e familiares, como a minha mãe Maria Silvana, que me acompanhou no processo de junção dos documentos, acreditou em mim e me fez acreditar, de pessoas como o Felipe Rodrigues, meu amigo e parceiro no desenvolvimento do Projeto Oásis - iniciativa de impacto social que submeti junto à minha inscrição -, que sempre me apoiou durante o  processo seletivo e esteve comigo nos momentos mais difíceis dessa jornada, reforçando o quão capaz eu era de realizar esse feito". Felipe Rodrigues foi o último jovem embaixador pelo Amapá no ano de 2022.

Protagonismo

Fabrina agradeceu também à professora e  orientadora Roberta Cacela, que "além de me ajudar, ela vibrou e chorou comigo em momentos como na entrevista oral, que foi extremamente tensa e decisiva para minha aceitação. Isso só mostra que a liderança é capaz de mudar vidas e como o Projeto Oásis pode ser um agente transformador na vida de jovens amapaenses, pois buscamos instigar esse protagonismo nesses jovens para que eles mudem não só sua realidade mas a realidade de sua comunidade, algo que posso e estou fazendo agora".

A seleção

A seleção dos jovens embaixadores 2023 contemplou representantes de 25 estados brasileiros e do Distrito Federal. O programa tem como público-alvo estudantes brasileiros do ensino médio da rede pública que se destacam pela atitude positiva, bom desempenho escolar, conhecimento da língua inglesa, capacidade de liderança e espírito empreendedor. Nos estados, as secretarias estaduais de educação e uma ampla rede a qual o Ifap integra são parceiros do programa, que tem o patrocínio da Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil, e conta com o apoio de parceiros dos setores público e privado.

"É gratificante para o Ifap ver que seus alunos estão alcançando o protagonismo e se destacando internacionalmente. O processo de internacionalização no Instituto está trabalhando no sentindo de ampliar o seu alcance, buscando parcerias com embaixadas e demais instituições internacionais, com vistas a permitir que nossos estudantes tenham cada vez mais acesso a programas de internacionalização, os quais são de extrema importância para o desenvolvimento acadêmico e profissional tantos dos nossos docentes, quanto dos nossos discentes e técnicos. O Ifap está com grandes perspectivas de ampliar o seu leque na área de relações internacionais, trazendo benefícios e visibilidade internacional para a nossa instituição e para o estado do Amapá", observou a assessora de Relações Internacionais do Ifap, Márcia Helena Matias.

O Programa Jovens Embaixadores seleciona estudantes com excelente desempenho escolar e perfil de liderança, que estejam engajados em iniciativa de empreendedorismo/impacto social e que saibam se comunicar em inglês. A fluência no idioma será necessária durante o intercâmbio. A programação estabelecida no edital de seleção consta de orientação de pré-partida e entrevista de visto em Brasília, e só depois o embarque rumo à capital dos EUA, Washington, D.C., em data provável de 10 a 29 de janeiro de 2023. Na capital americana, os Jovens Embaixadores participarão de oficinas sobre liderança e empreendedorismo, visitarão escolas, projetos de empreendedorismo social e se reunirão com representantes do governo norte-americano. Em seguida, partem para uma experiência em outra cidade, onde participarão de atividades relacionadas ao tema do programa, visitarão projetos de empreendedorismo jovem e terão a oportunidade de falar sobre o Brasil, fortalecendo o seu perfil de liderança.