Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Pelo segundo ano seguido, Ifap emplaca Jovem Embaixador

 
 
Pelo segundo ano consecutivo um estudante do ensino médio integrado do Instituto Federal do Amapá (Ifap) vence o processo de seleção do Programa Jovens Embaixadores, que promove intercâmbio de curta duração nos Estados Unidos. Desta vez, a jovem embaixadora 2023 é a estudante do 2° ano do curso Técnico Integrado em Logística do Campus Santana Fabrina da Silva Carvalho. Ela concorreu com 50 estudantes de todo o Brasil.
 
 
Fabrina e o colega de sala Felipe Rodrigues, que foi o jovem embaixador de 2022, são autores do Projeto Oásis de protagonismo juvenil, que foi submetido dentro do processo de seleção do programa de intercâmbio. O mesmo projeto, no último mês de outubro, foi apresentado na Mostratec 2022, realizada em Novo Hamburgo/RS, e recebeu o quarto lugar geral do evento na categoria Ensino Médio, área de Educação e Humanidades, e o segundo lugar na mostra interna Mostraamazônia. O evento é considerado a maior mostra de ciência e tecnologia da América Latina, nela são apresentados projetos de pesquisa em diversas áreas do conhecimento humano realizados por jovens cientistas da Educação Infantil ao Ensino Médio, incluindo a Educação Profissional Técnica de Nível Médio.
 
Confiança 
 
O apoio da família e amigos durante as fases de seleção do Programa Jovens Embaixadores, de acordo com Fabrina, transmitiu confiança.  "Eu recebi muito apoio de amigos e familiares, como a minha mãe Maria Silvana, que me acompanhou no processo de junção dos documentos, acreditou em mim e me fez acreditar, de pessoas como o Felipe Rodrigues, meu amigo e parceiro no desenvolvimento do Projeto Oásis - iniciativa de impacto social que submeti junto à minha inscrição -, que sempre me apoiou durante o  processo seletivo e esteve comigo nos momentos mais difíceis dessa jornada, reforçando o quão capaz eu era de realizar esse feito". Felipe Rodrigues foi o último jovem embaixador pelo Amapá no ano de 2022.
 
Protagonismo 
 
Fabrina agradeceu também à professora e  orientadora Roberta Cacela, que "além de me ajudar, ela vibrou e chorou comigo em momentos como na entrevista oral, que foi extremamente tensa e decisiva para minha aceitação. Isso só mostra que a liderança é capaz de mudar vidas e como o Projeto Oásis pode ser um agente transformador na vida de jovens amapaenses, pois buscamos instigar esse protagonismo nesses jovens para que eles mudem não só sua realidade mas a realidade de sua comunidade, algo que posso e estou fazendo agora".
 
A seleção
 
A seleção dos jovens embaixadores 2023 contemplou representantes de 25 estados brasileiros e do Distrito Federal. O programa tem como público-alvo estudantes brasileiros do ensino médio da rede pública que se destacam pela atitude positiva, bom desempenho escolar, conhecimento da língua inglesa, capacidade de liderança e espírito empreendedor. Nos estados, as secretarias estaduais de educação e uma ampla rede a qual o Ifap integra são parceiros do programa, que tem o patrocínio da Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil, e conta com o apoio de parceiros dos setores público e privado. 
 
"É gratificante para o Ifap ver que seus alunos estão alcançando o protagonismo e se destacando internacionalmente. O processo de internacionalização no Instituto está trabalhando no sentindo de ampliar o seu alcance, buscando parcerias com embaixadas e demais instituições internacionais, com vistas a permitir que nossos estudantes tenham cada vez mais acesso a programas de internacionalização, os quais são de extrema importância para o desenvolvimento acadêmico e profissional tantos dos nossos docentes, quanto dos nossos discentes e técnicos. O Ifap está com grandes perspectivas de ampliar o seu leque na área de relações internacionais, trazendo benefícios e visibilidade internacional para a nossa instituição e para o estado do Amapá", observou a assessora de Relações Internacionais do Ifap, Márcia Helena Matias.
 
O Programa Jovens Embaixadores seleciona estudantes com excelente desempenho escolar e perfil de liderança, que estejam engajados em iniciativa de empreendedorismo/impacto social e que saibam se comunicar em inglês. A fluência no idioma será necessária durante o intercâmbio. A programação estabelecida no edital de seleção consta de orientação de pré-partida e entrevista de visto em Brasília, e só depois o embarque rumo à capital dos EUA, Washington, D.C., em data provável de 10 a 29 de janeiro de 2023. Na capital americana, os Jovens Embaixadores participarão de oficinas sobre liderança e empreendedorismo, visitarão escolas, projetos de empreendedorismo social e se reunirão com representantes do governo norte-americano. Em seguida, partem para uma experiência em outra cidade, onde participarão de atividades relacionadas ao tema do programa, visitarão projetos de empreendedorismo jovem e terão a oportunidade de falar sobre o Brasil, fortalecendo o seu perfil de liderança.
 

Por Keila Gibson, jornalista do Campus Santana

Instituto Federal do Amapá (Ifap)
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Twitter: @ifap_oficial
Facebook:/institutofederaldoamapa

 
registrado em:
Fim do conteúdo da página