Jogos estudantis do Campus Santana premiam equipes em oito modalidades

O curso técnico integrado que mais reuniu medalhas de ouro foi Comércio Exterior, (6) seguido de Marketing (4) e Publicidade (5)

Os Jogos Internos 2022 do Campus Santana do Instituto Federal do Amapá (Ifap) evidenciaram talentos de estudantes dos cursos de ensino médio integrado, subsequente e da graduação. O evento, realizado nos dias 3 a 5 de novembro, mobilizou a comunidade estudantil e contou, pela primeira vez, com o ingresso da dança entre as modalidades de competição.

.::::::VEJA AQUI OS PRINCIPAIS REGISTROS DOS JOGOS INTERNOS 2022::::::.

Jurados com reconhecida experiência e formação em dança compuseram a mesa avaliadora dos candidatos que inauguraram a dança como competição nos Jogos Internos. Um deles, o professor, coreógrafo e bailarino Agesandro Rêgo, considera que a entrada da dança no evento esportivo resgata o seu caráter formativo que, como todo esporte de competição, exige do atleta intensa dedicação e preparo físico. “Por mais que não seja classificada como uma modalidade desportiva, se você observar o bailarino é um atleta da dança. A execução dos movimentos e o preparo todo que se tem para se chegar a um resultado de um bailarino com formação é um trabalho que se pode comparar com o de um grande atleta, às vezes até mais que muitas modalidades esportivas, então é uma iniciativa incrível, apoiadíssima, e eu espero que isso sirva de incentivo para que outras instituições abracem essa causa, que é muito nobre, a dança fazendo parte também desse contexto”.

A mesa avaliativa da dança esteve composta por: Anne Ferreira, pós-graduada em Estudos Contemporâneos em Dança (Universidade Federal da Bahia), bailarina na Graham Companhia de Dança desde 2011, e que vem se especializando no ensino do Ballet Clássico Infantil; Jardel Lobato, estudante e bailarino aprovado na escola de teatro Bolshoi; Agesandro Rêgo, pós-graduado em Gestão Escolar (Universidade Federal do Amapá) e em Dança Escolar (Centro Sul Brasileiro de Pesquisa, Extensão), bailarino do Musical Notre Dame de Paris, Londres, Reino Unido; Patrick Rodrigues, bailarino e coreógrafo, ex-participante do reality show dance off Brasil.

Além do caráter inovador, os Jogos Internos 2022 conseguiram unir através do esporte estudantes de todas as modalidades de ensino, fazendo com que acadêmicos da graduação, dos cursos subsequentes EaD e técnicos integrados interagissem entre si e com servidores e também com egressos do Instituto. “O engajamento dos alunos foi bem forte, eles esperam o ano todo pelo evento e foram os principais atores, que abrilhantaram o evento com muita criatividade desde a cerimônia de abertura. A participação neste ano do ensino superior e do subsequente é um fator que reforça a importância dos jogos como evento de integração e inclusão, como nos jogos de tabuleiro, por exemplo, em que as habilidades esportivas fora da quadra puderam ser valorizadas.”, pontuou a coordenadora de Cultura, Desporto e Lazer do Campus Santana, professora Jéssica Nóbrega.

Os Jogos Internos 2022 do Campus Santana pertence à categoria projeto de ensino e trouxe na definição do título “Reconhecendo o Amapá” o propósito de valorização da história e cultura amapaenses, com as equipes sendo identificadas por nomes regionalizados. A proponente e coordenadora do projeto Jéssica Nóbrega esteve à frente do evento e contou com a colaboração dos professores Robson Alves, Sandro Figueiredo, Karine Campos, Oscar Serrano, Gizelly Guedes, Whitney Cabral e Letícia Grangeiro, integrantes da Comissão Organizadora.

As modalidades disputadas neste ano foram: voleibol (quadra e areia), futsal, dodgeball, tênis de mesa, natação, dominó, xadrez e dança. Segue abaixo a tabela com as equipes premiadas.

RESULTADO DO ENSINO SUBSEQUENTE E SUPERIOR

RESULTADO DO TÉCNICO INTEGRADO