Ações de combate à Covid-19 são intensificadas no Campus Santana

No dia 18 de novembro, a Direção-Geral do Campus Santana do Instituto Federal do Amapá (Ifap), por meio do Setor de Saúde, realizou ação de vacinação contra a  Covid-19, com as doses de reforço, para a comunidade escolar, servidores e terceirizados. A estratégia teve por finalidade diminuir o contágio da doença, que voltou a crescer em todo o estado, e fez parte de um pacote de medidas adotadas pela comissão local de combate ao coronavírus, em alinhamento com o Comitê de Risco e Enfrentamento à Covid-19 do Ifap.

Foram disponibilizadas pela Rede Frio do município de Santana, na terceira ação de vacinação contra Covid-19 do Campus neste ano, 130 doses dos imunizantes Janssen (100) e Pfizer (30), das quais 73 foram usadas, entre estudantes e servidores, com a aplicação de 13 doses da Janssen e 60 da Pfizer.

O surgimento de casos de Covid-19 entre a comunidade educacional do Campus levou, no início do mês de novembro, à suspensão das aulas presenciais e à adoção do Read pelo período de 15 dias da turma de primeiro ano do curso Técnico Integrado em Marketing. A recomendação de isolamento em caso de surto da doença está contida entre os protocolos de biossegurança do Ifap, que fazem parte de documento norteador para o retorno seguro das aulas presenciais.

Comitê de Enfrentamento

As recomendações às unidades do Instituto sobre medidas de mitigação do contágio viral são objeto da Portaria nº 1.900/2022-GAB/RE/IFAP, de 16 de novembro de 2022. O documento se fundamenta no aumento de casos da doença no Amapá, na confirmação da circulação de nova variante do vírus no território nacional e em sua rápida disseminação no ambiente escolar, além de também ser uma recomendação do Comitê de Risco e Enfrentamento à Covid-19 do Ifap, com base na manutenção da integridade e saúde da comunidade acadêmica. Medidas que deverão ser seguidas pelo prazo de 15 dias, ao fim do qual a situação voltará a ser avaliada pela comissão central.

Em atendimento à portaria de recomendação, a comissão local do Campus se reuniu de forma extraordinária, no dia 16 de novembro, e decidiu pela obrigatoriedade do uso de máscara nas dependências da unidade, a higienização de mãos e ambientes com álcool 70%, o levantamento vacinal dos servidores que ainda não tomaram as doses de reforço, a continuidade da aferição da pressão corporal no acesso ao Instituto e a adoção de ações de conscientização à comunidade educacional, a exemplo do distanciamento social.