Estudantes são destaque em versão aberta da Olimpíada Nacional de História

Lidiane Miranda, que coordena o curso Técnico em Logística, também é professora da equipe Log Beta, juntamente com o orientador da equipe, o professor João Morais

O bom desempenho de estudantes do Campus Santana do Instituto Federal do Amapá (Ifap) na 2ª Olimpíada Nacional em História do Brasil Aberta para Todos (2ª ONHB-A) resultou na conquista de bolsas de Iniciação Científica Júnior do CNPq como prêmio às melhores equipes de cada um dos 27 estados participantes, e também no recebimento de Medalha de Cristal, a exemplo de participações anteriores. A competição contou com mais de 6 mil equipes do Brasil e do exterior e foi realizada em quatro fases no período de 17/10 a 11/11/2022.

Os integrantes da equipe Log Beta, que estão no primeiro ano do curso Técnico em Logística, Bruno Henrique e Souza, Davi Monteiro e Ericka dos Santos são orientados pelo professor de História João Morais. “Na competição, além das questões objetivas, os grupos deveriam fazer tarefas pré-determinadas. Uma das tarefas consistia em fazer um documento sobre algum patrimônio material ou imaterial do seu município. A equipe escolheu falar sobre a Estátua de Santa Ana, localizada na entrada do município de Santana”, contou o professor.

Medalhistas de Cristal da 2ªONHB-A com o diretor-geral do Campus Santana Marlon Nascimento e o professor João Morais

Com 1.079,58 pontos finais, os estudantes alcançaram desempenho suficiente para a Medalha de Cristal, de honra ao mérito, entre as equipes da modalidade Escola Pública, e foram agraciadas também com as bolsas do CNPq/MCTI concedidas na edição deste ano.

Aberta para Todos

A 2ª ONHB-A é uma versão aberta ao público do projeto tradicional da Olimpíada Nacional de História do Brasil (ONHB) e que prevê diferentes modalidades de participação, entre as quais de equipes Escolar Privada e Escolar Pública, pensadas para que estudantes e professores que já participam ou não da ONHB possam treinar, se preparar ou conhecer o projeto.

Nessas duas modalidades podem se inscrever professores e alunos do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental, do Ensino Médio (regular, integrado ou técnico) e da EJA (Educação de Jovens e Adultos). Os participantes passaram por quatro fases realizadas de forma on-line e com duração de seis dias cada, com questões de múltipla escolha e uma tarefa nas três primeiras fases. A realização da 2ª ONHB-A é resultado de Termo de Execução Descentralizada com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e o Governo Federal.