Campus da Santana inicia com atividade lúdica 17ª SNCT
O Campus Santana do Instituto Federal do Amapá (Ifap) preparou uma vasta programação dentro da 17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) que, pelo primeiro ano, devido à pandemia da Covid-19, será realizada pelos canais oficiais do Ifap, na internet, e por meio de ambientes virtuais, a exemplo da plataforma Meet. Educação inovadora e astronomia estão entre os assuntos que serão abordados durante a programação, que tem como eixo nacional de discussão o tema “Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”.
Os eventos do Campus iniciam no próximo dia 17/10, com a oficina cultural Poesia Talhada em Folhas, ao vivo, pelo Meet, às 15 h, e prossegue pelos dias 19 a 23/10 com oficinas sobre o mercado de produtos de tecnologia digital, utilização do software Stellarium, minicursos sobre microscopia básica, funções especiais para física e engenharia, ferramentas digitais no estudo da biologia, além de mesas-redondas e palestras com temas, como: “Entendendo a física de buracos negros usando inteligência artificial”, “Gestão, inteligência artificial e tomada de decisão” e “Feiticeiros e Aprendizes: a origem, o conhecimento e a história da ciência e tecnologia.
As inscrições para a 17ª SNCT, que acontece de 19 a 23/10, podem ser feitas por meio do endereço eventos.ifap.edu.br ou por aqui sendo que as atividades do Campus Santana, à exceção do minicurso “Ferramentas digitais para estudar biologia”, com inscrição em aba específica do Campus, estão distribuídas dentro da aba “Todos os Campi”. Não é preciso ser do Ifap para participar da SNCT, já que o evento tem por objetivo principal a popularização e divulgação da ciência, por isso é estendida a todos os públicos. Alguns eventos da programação têm vagas limitadas, por isso é recomendável que a inscrição não fique para a última hora.
Para a chefe do Departamento de Pesquisa e Extensão do Campus Santana, Cláudia Almeida, o tema da SNCT deste ano mostra o quanto a humanidade já avançou para promover o bem coletivo por meio da pesquisa. “A nanotecnologia, a produção de alimentos, a educação, a saúde, a indústria automobilística e tantas outras áreas já dispõem do uso da inteligência artificial, e o Ifap faz parte dessa rede de promoção científica, por isso está disponibilizando para os alunos e a sociedade brasileira mesas-redondas, palestras, oficinas e momentos culturais. Toda a programação estará ao alcance de um ‘clic’.”, reforçou.
Por Keila Gibson, jornalista do Campus Santana
Instituto Federal do Amapá (Ifap)
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Twitter: @ifap_oficial
Facebook:/institutofederaldoamapa
Redes Sociais