Campus Santana encerra curso FIC com Recital
O curso de canto lírico para iniciantes, ofertado pelo campus Santana do Instituto Federal do Amapá (IFAP), na modalidade de Formação Inicial e Continuada (FIC), encerrou suas atividades, nesta terça-feira (29), com o Recital apresentado pelos alunos, sob a regência do professor Romeu Amorim, no auditório do campus Santana.
Na ocasião, a turma formada pelos alunos da comunidade e servidores do IFAP emocionou a plateia com as apresentações individuais com o repertório de grandes nomes da música nacionais e internacionais, acompanhados pelos pianistas Sérgio Sena e Sílvia Correia.
Após as apresentações, os concluintes foram certificados pela diretora de ensino, Karine Campos, que não escondeu sua satisfação e elogiou todas as apresentações. “Estou emocionada! Vocês fizeram um excelente trabalho. O professor Romeu Amorim sempre tem superado nossas expectativas. O recital foi perfeito, já estou ansiosa para assistir os próximos,” falou Campos.
Para o docente da área de música, Romeu Amorim, o curso de extensão alcançou o objetivo de levar a cultura musical no IFAP e contribuir para o acesso aos bens culturais no estado do Amapá. Além de proporcionar o conhecimento preliminar da técnica vocal e do repertório lírico.
“O canto lírico é uma das principais ferramentas de educação musical para o autoconhecimento, ele pode auxiliar na autoconfiança do indivíduo e ajudar nas situações de seu cotidiano, sendo assim uma atividade terapêutica, que contribui para o desenvolvimento cultural, pessoal e social”, destacou Amorim.
Encerrando a programação, o coro experimental do campus Santana cantou um dos sucessos de Vinícius de Moraes, Berimbau – Banden Powell.
Confira o repertório completo:
1. An die musik – Franz Peter Schubert (1797-1828) Canto: Leilane Souza/Piano: Sílvia Correia.
2. Caro laccio, dolce nodo – Francesco Gasparini (1668-1727) Canto: Angela Bauck/Piano: Sílvia Correia.
3. Caro mio ben – Giuseppe Giordani (1744-1798) Canto: Cristiane Carvalho/Piano: Sílvia Correia.
4. Sebben Crudele – Antonio Caldara (1670-1736) Canto: Maria Rabelo/Piano: Sílvia Correia.
5. Waldemar Henrique (1905-1995) Minha Terra – Canto: Romeu Amorim/Piano: Sílvia Correia. Boi-Bumbá – Canto: Simão Dias/Piano: Sérgio Sena.
6. Per la gloria d’adorarvi – Giovanni Battista Bononcini (1672-1748) Canto: Rogério Ramos/Piano: Sérgio Sena.
7. Heitor Villa-Lobos (1887-1959) Na paz do outono – Canto: Anderlani Bezerra/Piano: Sérgio Sena. Modinha – Canto: Thiago Coelho/Piano: Sérgio Sena.
8. Altino Pimenta (1912-2002) Estrela – Canto: Angela Bauck/Piano: Sérgio Sena. Toada da canoa – Canto: Romeu Amorim/Piano: Sérgio Sena
Por Sâmia Cardeal, jornalista do campus Santana (IFAP)
Redes Sociais