Alunos são recepcionados no campus Santana com aula inaugural
O campus Santana do Instituto Federal do Amapá (Ifap) recepcionou, nestas terça-feira (20/02) e quarta-feira (21/02), os novos alunos dos cursos técnicos integrados e superiores, respectivamente. Na oportunidade, os calouros conheceram a estrutura física do campus e foram apresentados aos diretores, docentes e técnicos administrativos.
Nos dois dias o diretor geral do campus, Marlon Nascimento, dialogou com os estudantes acerca do diferencial do Ifap no que se refere ao ensino, pesquisa e extensão, que são os pilares do instituto. “ Temos com um dos nossos objetivos oferecer mais oportunidades aos nossos alunos, envolve-los nas ações de nossa Instituição e vê-los crescer como estudantes e grandes profissionais. Desejo sucesso nessa jornada que se inicia”, concluiu, Nascimento
Com uma programação especial organizada pela equipe pedagógica, a manhã da terça-feira (20/02) começou animada, com “rostos novos” cheios de expectativas. Foram iniciadas as aulas para os novatos dos cursos técnicos integrados em Comercio Exterior, Publicidade e Marketing.
Na ocasião, os discentes receberam orientações sobre projetos e ações; assistência estudantil e funcionamento da instituição. Também conheceram a estrutura física do campus, que atualmente conta com: auditório; bloco de acesso e biblioteca; bloco pedagógico/administrativo; 12 salas de aula confortáveis; área de convivência; quadra poliesportiva coberta; laboratórios básico s; amplo estacionamento, entre outras salas.
Com muita emoção, a professora de oficina de trabalho, Terezinha Sales e o professor de ciências, Sóstenes Borges da escola Estadual Davi Miranda, localizada na Comunidade Quilombola São José do Matapi, Zona Rural de Santana, acompanharam 5 ex-alunos ao novo local de estudos.
“É gratificante vê-los avançando. Cada vitória dos nossos alunos é uma vitória nossa enquanto profissional. É uma sensação de missão cumprida, uma experiência recompensadora. Não tem dinheiro que pague presenciar meus alunos ingressando em uma instituição séria e bem-conceituada, que forma grandes profissionais”, comemorou, Borges.
O calouro do curso de Comércio Exterior, Fernando Cardoso, de 17 anos, também expressou sua alegria em iniciar o ensino médio técnico em uma instituição renomada como o Ifap. “ Estou muito feliz! No Instituto Federal vou ter grandes oportunidades para alcançar um dos meus objetivos, que é entrar no mercado de trabalho com sucesso”, falou Cardoso, ladeado dos professores e colegas da antiga escola.
Principiante no curso de Publicidade, o adolescente Vitor Leão, de 14 anos, ressaltou as vantagens em estudar no Instituto Federal. “Diferente de outras escolas vou cursar o ensino médio, articulado à educação profissional. Fiquei satisfeito em saber que o Ifap investe em cultura, tenho interesse em participar de peças teatrais”, falou Leão.
Cursos superiores
Já a noite de quarta – feira (21) foi marcada pela aula inaugural, que deu as boas-vindas aos novos discentes dos cursos superiores em: Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos e Tecnologia em Comércio Exterior, inédito no estado do Amapá.
Na mesa de abertura estiveram presentes, o diretor geral, Marlon Nascimento; a diretora de ensino, Karine Campos; o diretor de pesquisa e extensão, Marcos Quintairos, a coordenadora do curso de Comércio Exterior, Leidiane Vaz e o coordenador do curso de Gestão de Recursos Humanos, Marcelo Andrade.
A diretora de ensino Karine Campos ressaltou que “a população amapaense ganhou mais oportunidades de graduação em nível superior em cursos gratuitos e com o nível das instituições federais de ensino. Temos um grande compromisso com a comunidade. ”
O empenho da equipe do Ifap tem atraído jovens e adultos para uma constante busca por novos conhecimentos. Muitos egressos dos cursos técnicos já estão matriculados nos cursos superiores. O aluno Jonatan Taiman, é um exemplo disso, além de concluir vários cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), ele colou grau, ano passado, no curso técnico em Logística, ofertado também no campus Santana. Agora ele retorna à instituição para iniciar sua formação superior em Gestão de Recursos Humanos.
“Todos os cursos que concluir no Ifap foram excelentes. O campus além da equipe qualificada, tem uma ótima estrutura. Tudo é muito organizado e funciona bem. Os alunos são valorizados e estimulados a participarem de projetos. Quero concluir o meu curso superior e contribuir para o crescimento do estado do Amapá", falou Taiman.
Por Sâmia Cardeal, Jornalista do campus Santana.
Redes Sociais