Da teoria à pratica: alunos do campus Santana criam e comercializam pallets
Com o objetivo de incentivar os estudantes a criarem e comercializarem produtos, o professor do campus Santana do Instituto Federal do Amapá (Ifap), Rogério Ramos, propôs aos alunos do curso de Comércio Exterior o desafio de desenvolver e negociar produtos artesanais.
Motivados pelo desafio, o grupo formado pelos alunos Leonardo dos Santos, Karlla Freires e Pedro Vitor se destacou com a criação dos pallets, um tipo de estrado de madeira versátil, muito usado como artigo decorativo, como base para a montagem de móveis, porta copos, descanso para panelas, enfeites.
De acordo com o docente, a princípio, os pallets funcionavam apenas como suporte para produtos em feiras, depósitos, estabelecimentos comerciais. “Hoje podemos observar sua multifuncionalidade, também, como artigo de decoração. Os alunos usaram a criatividade e produziram um produto muito bonito, com um acabamento impecável, valorizando as peças. Futuramente irão trabalhar com exportação, atividade dos profissionais que gerenciam operações de comércio exterior, falou Ramos.
Para a aluna Karlla Freires a experiência de produzir e vender o produto foi maravilhosa. “Sempre gostei de artesanato, acho muito bonito. Fabricando os produtos, além de valorizar mais os trabalhos feitos pelos artesãos, aprendi na prática as estratégias para vendas. Tivemos muita demanda, não esperávamos vender tantas peças, comemorou Freires.
Por Sâmia Cardeal, jornalista do campus Santana
Redes Sociais