Programação com estudantes e convidados debate sobre as perspectivas do agronegócio como um dos aspectos relevantes para o comércio exterior
Com o tema “Agronegócio: um caminho para o desenvolvimento do comércio exterior do Amapá”, o III Comex Day reuniu, nesta sexta-feira (5/4), estudantes e profissionais no auditório do campus Santana do Instituto Federal do Amapá (Ifap) para debater sobre as perspectivas do agronegócio como um dos aspectos relevantes para o comércio exterior a nível Brasil e Amapá. Confira as fotos!
O evento além de promover discussões com representantes do Governo do Amapá e da iniciativa privada, ofereceu capacitação técnica com oficinas e conteúdos teóricos e práticos sobre os principais aspectos do comércio exterior.
Na solenidade de abertura, os participantes tiveram a oportunidade de assistir à transmissão ao vivo do Painel +Sustentabilidade: Agronegócio e Explosão Populacional, uma parceria com a Brazil Conference at Harvard & MIT, que estava acontecendo simultaneamente em Boston, nos Estados Unidos.
Logo após a transmissão ao vivo, grandes nomes atuantes no estado do Amapá, como o Diretor-Presidente da Associação de Produtores de Soja e Milho do Amapá, Celso Carlos Júnior; o Presidente da Associação de Criadores de Animais do Amapá e Deputado Estadual, Jesus Pontes; o Mestre em Zootecnia Daniel Montagner; o Coordenador Executivo de Desenvolvimento da Mineração e da Cadeia Produtiva do Petróleo, Wagner Costa e a discente do Curso Superior de Tecnologia em Comércio Exterior, Beatriz Cardoso, participaram da mesa redonda com o tema “As perspectivas e desafios do agronegócio no Amapá: produção e exportação”.
Na ocasião, a mesa discutiu sobre as diversas perspectivas e os principais desafios do agronegócio no Amapá, tendo em vista que é um dos caminhos mais promissores para o desenvolvimento do comércio exterior em nosso estado.
Ainda dentro da programação, o Diretor-Presidente da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária (DIAGRO), José Renato Ribeiro, compartilhou suas experiências na palestra com o tema “Desafios da exportação de produtos de origem agropecuária: Aspectos da defesa sanitária, controle e inspeção da produção”. Simultaneamente à palestra, estava acontecendo, no Laboratório de Informática, a oficina prática sobre Pesquisa e Análise de dados do Comércio Exterior Brasileiro, com o professor Rogério Ramos.
Após as discussões sobre as visões das associações relacionadas ao agronegócio, o evento foi encerrado com a palestra “A visão da gestão pública sobre o desenvolvimento do comércio exterior no Amapá”, ministrada pelo economista e secretário de Estado do Desenvolvimento das Cidades, Antônio Teles.
A aluna Beatriz Cardoso, integrante da comissão organizadora do Comex Day III, avaliou positivamente o evento. “Estou orgulhosa da equipe que fez parte da organização. Agradeço aos demais servidores que contribuíram com o sucesso do nosso evento, especialmente aos nossos convidados pela contribuição de enriquecer o nosso evento, contribuindo com muito conhecimento técnico e brilhante experiência no setor”, falou.
Por Sâmia Cardeal, jornalista do campus Santana do Ifap
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Twitter: @ifap_oficial
Facebook:/institutofederaldoamapa
Redes Sociais