Página inicial > Mais Notícias > Campus Santana se prepara para retorno remoto das aulas

Campus Santana se prepara para retorno remoto das aulas

Publicado: Sexta, 21 de Agosto de 2020, 14h52 | Última atualização em Sexta, 21 de Agosto de 2020, 15h28

Docentes e técnicos-administrativos passam por capacitação em ferramentas tecnológicas para produção de conteúdos

A retomada das aulas de forma remota, em caráter emergencial, a partir do mês de setembro, em decorrência da pandemia da Covid-19, levou professores do ensino básico técnico tecnológico e técnicos-administrativos envolvidos na oferta de EaD (Educação a Distância) do Campus Santana do Instituto Federal do Amapá (Ifap) a buscarem aprimoramento nas ferramentas digitais de acesso ao ensino-aprendizagem. A iniciativa deu origem ao projeto de ensino Capacita Santana – Práticas em EaD, que traz uma série de oficinas teórico-práticas realizadas em ambiente virtual, no período de 20 a 28/8.

A programação consta de oficinas ministradas por profissionais do próprio corpo docente e técnico-administrativo do Campus e abordam: AVA e Funcionalidades (José Carlos de Carvalho); Manipulando Textos e PDFs (Rafael Cavalcante); Produção de Áudios e Podcasts (Rogério Luiz Ramos); Trabalhando com Imagens (Sandro Figueiredo); Edição de Vídeos e OBS (Éder Picanço); Meu 1º Site (Jurandir Pereira da Silva); EaD – Premissas, confusões (Arnaldo Mayr). Os ambientes utilizados são a Plataforma Moodle institucional (ead.ifap.edu.br/campus) e ambientes privados da internet, com possibilidade de transmissões e gravações em tempo real, como GoogleMeet, Youtube e semelhantes.

A metodologia do projeto está estruturada em dois eixos, no uso da ferramenta ou recurso que se pretende explorar e na execução de tarefas por parte dos docentes no ambiente AVA. “O primeiro eixo se dará por meio de ferramentas síncronas [live no Youtube] e assíncronas [no AVA de treinamento, plataforma Moodle]. Todas as ferramentas são open source (software de código aberto), sem necessidade de aquisição de licença e de amplo acesso por parte de todos. O segundo eixo se dará dentro do ambiente AVA – Capacita Santana, onde os professores submeterão seus resultados à apreciação e contribuição dos demais, e poderão avaliar a qualidade de seu progresso a partir do contato com trabalhos dos outros professores e de sugestões dos monitores que acompanharão esta segunda fase.”, explica o proponente do projeto Capacita Santana, professor Arnaldo Mayr, atual chefe da Coordenação-Geral de Ensino do Campus.

A capacitação do corpo docente de Santana para a atuação em ambientes de EaD, por força da oferta de aulas de maneira remota e em caráter emergencial a partir de setembro, está em conformidade com a normatização disposta na Resolução N º 44/2020 do CONSUP e demais normativas advindas do contexto da pandemia. “O setor pedagógico, de posse de uma visão de conjunto, pode ocupar um papel importante na disseminação das práticas exitosas do corpo docente, sempre oportunizando uma avaliação qualitativa do conjunto dessas práticas. As oficinas vêm para garantir práticas de qualidade e excelência na oferta de uma EaD que se mostre capaz de superar os desafios que a modernidade nos impõe.” ressalta Mayr.

Para o diretor-geral do Campus Santana, Marlon Nascimento, o retorno das aulas ainda em meio à pandemia é um desafio que exige dedicação e um trabalho diferenciado. “Para voltar de forma remota, nossos professores precisam de qualificação e adaptação a fim de que a educação dos nossos alunos tenha a mesma qualidade que da forma presencial. E essa capacitação dará o suporte para isso”, afirmou.

Por Keila Gibson, jornalista do Campus Santana