Página inicial > Mais Notícias > Campus Santana oferece o uso de tablets durante ensino remoto

Campus Santana oferece o uso de tablets durante ensino remoto

Publicado: Quarta, 07 de Outubro de 2020, 10h55 | Última atualização em Quarta, 07 de Outubro de 2020, 23h45

Aparelhos adquiridos antes da pandemia para auxiliar estudantes, bolsistas e servidores está servindo ao ensino remoto

O reinício das aulas de forma remota para os concluintes dos cursos presenciais de nível médio técnico integrado, subsequente e Proeja e dos cursos de nível superior tem feito com que o Instituto Federal do Amapá (Ifap) estude e proponha novos modelos de gestão compartilhada como ferramentas de adaptação ao “novo normal”. Um desses modelos está envolvendo o compartilhamento, pelo Campus Santana, de tablets para os estudantes que apresentam dificuldade para prosseguir seus estudos pela falta de um aparelho.

Stefanne Martel é uma das concluintes que recebeu o tablet

O projeto “Ifapianos Conectados” surgiu no Departamento de Ensino (DEN) do Campus Santana do Ifap, que decidiu disponibilizar, a título de empréstimo, 40 tablets adquiridos antes da pandemia para suprir a demanda dos estudantes pela ferramenta e, ao mesmo tempo, reduzir a procura por computadores nos laboratórios de informática do Campus, já que na maior parte do tempo eles recebem aulas. A crescente demanda de alunos e o progressivo aumento na busca por pesquisas fez com que o Departamento de Ensino, Departamento de Administração e Direção-Geral buscassem novas maneiras de ampliar o acesso às ferramentas tecnológicas e, com isso, diversificar o uso dos laboratórios de informática. Foi assim que decidimos comprar inicialmente 40 tablets para uso em sala de aula e nas dependências do Campus por alunos, professores e pesquisadores”, explicou a chefe do DEN, Karine Campos.

Ela acrescenta que a pandemia do novo coronavírus exigiu da equipe pedagógica e de gestão administrativa repensar as formas de acesso, pelos concluintes, aos conteúdos curriculares, acompanhamento das aulas remotas e também o acesso à pesquisa por bolsistas dos programas de iniciação científica do Instituto. Ao servidor que apresentou dificuldade no exercício remoto, também foram disponibilizados computadores de mesa até que as atividades presenciais sejam restabelecidas. Os tablets já estão sendo entregues nas casas dos que fizeram a solicitação, que pode ser feita via e-mail para o endereço O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

Com a realidade da pandemia, essas ferramentas [tablets] puderam ser emprestadas via cautela para que os alunos não fiquem prejudicados com as aulas remotas. A ideia é ampliar a quantidade do equipamento para aumentar o uso desse recurso tecnológico e desafogar os laboratórios, além de ampliar o uso da tecnologia dentro e fora do Campus Santana”, ressaltou Karine Campos.

Aparelho está auxiliando Marcelo Bahia a acessar a plataforma de ensino remoto por oferecer opções que o celular não oferece

O estudante Marcelo Bahia Braga comemorou a chegada do tablet. Para ele, o ensino remoto trouxe a necessidade de adequações. “Você se adequar a uma nova forma de ensino que ainda não tinha vivido é muito diferente. Eu achei dificultoso logo no início, porque às vezes eu não sabia como usar a plataforma e o celular não tem muitas funções como o tablet e o notebook têm. Então quando veio a proposta do tablet, eu conversei com a minha professora e ela disse que ia tentar me ajudar. O que o Ifap está fazendo é muito bom porque a instituição procura sempre a melhor maneira de fazer com que os alunos não se prejudiquem, que continuem lutando pelo que desejam e pelos sonhos também. Isso foi muito importante pra mim e, acredito, para cada um que conseguiu adquirir o aparelho. Que muitas pessoas possam ser ajudadas através dessas atitudes”, relatou.