Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Mais Notícias > 17ª SNCT evidencia diversidade do conhecimento no universo científico
Início do conteúdo da página

17ª SNCT evidencia diversidade do conhecimento no universo científico

Publicado: Quarta, 21 de Outubro de 2020, 03h41 | Última atualização em Quarta, 21 de Outubro de 2020, 11h57

 

Toda a programação é transmitida pelos canais do Ifap no Youtube e facebook e por meio de links de acesso a salas virtuais

 

A 17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), realizada pelo Instituto Federal do Amapá (Ifap) em seus canais digitais na internet e em salas virtuais abertas nas plataformas on-line, entra em seu terceiro dia nesta quarta-feira, 21/10, marcada pela diversidade de temas, que vão desde as artes eruditas e a produção cultural até as inovações da área da ciência e tecnologia.

“A SNCT possibilita que a sociedade tome conhecimento da produção científica desenvolvida dentro do Instituto Federal do Amapá e em outros espaços de ensino superior, a exemplo das universidades federais, e em outros institutos federais do país. E a cultura, assim como as artes - literatura, música, dança e teatro, faz parte dos apontamentos concretizados pelo universo científico”, ressalta a produtora cultural e escritora Cláudia Patrícia Almeida, ministrante da oficina "Poesia talhada em folhas", realizada no dia 17/10, em que ensina a produzir textos e desenhos utilizando a técnica da pirografia (decoração de superfícies em madeira e outros materiais com queimaduras controladas provenientes de um objeto aquecido chamado de pirógrafo).

Cláudia Patrícia Almeida ensinou a desenhar e escrever em madeira e outros materiais com a técnica de pirografia

A mesa-redonda "Formação em Música e Perspectivas de Mercado", realizada na tarde do dia 20, reuniu bacharéis e licenciados em música e musicoterapeutas para um diálogo sobre o exercício da profissão e área de atuação de cada um desses profissionais, experiência marcante para o estudante do 2º ano do curso técnico integrado em Publicidade do Campus Santana, Sebastião Neto. Para ele, que também estuda piano e é iniciante de ukulele (instrumento havaiano de cordas, semelhante ao violão) no Centro de Educação Profissional de Música (CEP) Walkíria Lima, “a experiência tem sido maravilhosa”.

 

Romeu Amorim, professor de Música do Ifap, coordenou a mesa-redonda sobre Formação  em Música

“Estou acompanhando a programação desde o seu início. Hoje, tivemos um curso sobre musicoterapia e foi muito incrível, adorei falar sobre a musicoterapia, que é um assunto muito bom, tratar angústias e problemas psicológicos por meio da música. Aprendi várias coisas, inclusive dialoguei bastante, reencontrei uma professora muito querida. A experiência tem sido maravilhosa, achei a organização incrível, está dando pra acessar todos os links, não achei nenhuma dificuldade. Estou inscrito em muitos outros cursos. Até agora estou gostando muito, eu só tenho a agradecer ao Instituto por oferecer isso pra gente, essa experiência enriquecedora, com muitos assuntos novos e temas interessantes.”, declarou Sebastião Neto.

 

 

No trânsito por dentro da programação da 17ª SNCT, do conhecimento erudito ao entendimento da física de buracos negros usando a inteligência artificial, tema da palestra desta terça-feira da pesquisadora astrônoma da Universidade de São Paulo (USP) Roberta Duarte Pereira, o estudante de Publicidade do Ifap revela o gosto pelo conhecimento. “Amei conversar com professores de outros estados, é sempre bom estar aberto a novos assuntos, é uma coisa que eu gosto muito, querer saber mais e mais.”.

Metodologias

O desafio do uso das ferramentas tecnológicas na transmissão e interatividade com os participantes da 17ª SNCT do Ifap tem evidenciado um outro aspecto do evento que, para alguns, tem servido de modelo. O físico pesquisador Marcelo Siqueira, da Universidade Federal do Amapá, foi um dos convidados da programação do Campus Santana. O pesquisador ministrou, nos dias 19 e 20/10, os módulos I e II do minicurso Funções Especiais para Física e Engenharia: teoria e prática computacional, previamente gravados. Ele aprovou a ideia de poder interagir com os participantes da live e tirar dúvidas no chat da programação durante a apresentação. “Gostei muito da organização, da forma como foi conduzida, pra mim foi muito bom, virou um modelo a ser seguido”, relatou. A possibilidade de gravar tornou-se uma opção viável para garantir a integridade do conteúdo no caso de interrupção da conexão.

 

Marcelo Siqueira é professor  pesquisador da Unifap e está entre os convidados da 17ª SNCT do Ifap

A nova forma de aprender dentro dos ambientes de interatividade tem sido proveitosa para o acadêmico de Comércio Exterior Marcos Calebe. “Estamos nos habituando a essa nova forma on-line, onde acontecem as reuniões pelas plataformas digitais. Está sendo algo muito dinâmico, muito gostoso, proveitoso mesmo, os alunos estão conseguindo interagir diretamente com o professor ou com quem está palestrando, no caso da programação da 17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.", afirmou.

Marcos Calebe aprova a metodologia de ensino nos ambientes virtuais do Ifap  e ressalta a dinâmica de interatividade com palestrantes e professores

Também fizeram parte da programação já realizada palestras e oficinas sobre o tema "Observação do céu na perspectiva astronômica e cultural usando o software Stellarium"; "Poesia talhada em folhas"; "Importações e exportações brasileiras de produtos de tecnologia digital"; "Gestão, inteligência artificial e tomada de decisão". Outros eventos, a exemplo das palestras Feiticeiros e Aprendizes: a origem, o conhecimento e a história da ciência e tecnologia e Automação residencial com Arduino e Esp8266, e os minicursos Microscopia básica e fixação em lâminas e Ferramentas digitais para estudar biologia ainda estão com inscrições abertas, assim como toda a programação constituída de eventos promovidos por todos os campi do Ifap - Macapá, Santana, Porto Grande e Laranjal do Jari - e pelas pró-reitorias do Instituto, até o próximo dia 23. A programação completa pode ser acessada no site de inscrição eventos.ifap.edu.br .

 

Por Keila Gibson, jornalista do Campus Santana

Instituto Federal do Amapá (Ifap)
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Twitter: @ifap_oficial
Facebook:/institutofederaldoamapa

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página