Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Mais Notícias > Campi Santana e Laranjal do Jari recebem medalhas na III OMIF
Início do conteúdo da página

Campi Santana e Laranjal do Jari recebem medalhas na III OMIF

Publicado: Segunda, 21 de Dezembro de 2020, 10h09 | Última atualização em Segunda, 21 de Dezembro de 2020, 10h18

A Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais reuniu estudantes dos IFs de todo o país e aconteceu de forma remota

Pelo terceiro ano consecutivo, estudantes e colaboradores dos Institutos Federais (IF) de todo o Brasil se reuniram na Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais (OMIF) que, a exemplo de outras olimpíadas do conhecimento, precisou aderir ao modelo remoto e garantir a participação dos inscritos nas provas e em evento científico-cultural on-line. O resultado final, anunciado dia 22/11, mostra nove medalhistas de prata (2), bronze (3) e Menção Honrosa (4) do Instituto Federal do Amapá (Ifap).

Os estudantes pertencem aos campi Laranjal do Jari (Arthur dos Santos Serra – medalha de prata, Gedson Mendonça de Freitas – medalha de bronze, Erick Gabriel Lima Quaresma – menção honrosa) e Santana (Eduardo Dantas de Carvalho – medalha de prata, Maria Eduarda Smith Santana – medalha de bronze, Vitor de Oliveira Sacramento – medalha de bronze, Robson de Freitas Gonçalves – menção honrosa, Letícia Sales Ferreira – menção honrosa, Débora Fernanda Almeida do Vale – menção honrosa).

Em um cenário sem pandemia, as provas da primeira fase são aplicadas nos campi participantes inscritos na OMIF e são coordenadas por um professor-coordenador, cadastrado como responsável pelo campus. Este ano, os estudantes dos Campus Laranjal do Jari e do Campus Santana do Ifap tiveram como coordenadores os professores Luiz Fernando Lobato Saraiva e Hilton Bruno Pereira Viana, respectivamente. Em função da necessidade imposta pela pandemia de Covid-19, a terceira edição do evento, de tema “A Matemática está em tudo”, teve as provas concentradas na 1ª fase, já a 2ª fase aconteceu na forma de programação on-line composta de palestras, minicursos, oficinas, atividades culturais, realizadas pelos canais digitais Youtube e Meet, nos dias 20, 21 e 22/11.

São os professores da Rede Federal do Brasil que colaboram na construção do banco de questões usado na elaboração das provas. Ainda que a organização e realização se dê no âmbito da parceria entre IF Sul de Minas – Campus Muzambinho; IFRN – Campus Natal-Central e IFSP – Campus São João da Boa Vista, a ideia da comissão organizadora é fazer da OMIF um projeto comunitário da Rede Federal. 

O pró-reitor de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Romaro Silva, que tem formação em Matemática e é pesquisador, considera que a OMIF vai além do estímulo ao interesse pela disciplina, se apresentando como evento integrador do tripé ensino-pesquisa-extensão. “Levando em consideração o contexto histórico e os resultados dos alunos da educação básica do Brasil e do mundo nas disciplinas de matemática, acredito que a Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais (OMIF), por ser uma competição diferenciada, contribui de forma significativa com o aumento do interesse e envolvimento dos alunos com a disciplina, especialmente porque traz em seu escopo um conjunto de atividades que fortalecem a aprendizagem e o engajamento dos educandos com a área. O resultado do Ifap é fruto, sem dúvidas, do engajamento dos educandos, da qualificação técnica dos nossos docentes e do corpo administrativo, também de um currículo integrado entre ensino, pesquisa e extensão na maioria dos cursos com disciplinas de matemática aplicada, que levam o aluno e entender, na prática, a aplicabilidade dos conceitos matemáticos. Esperamos poder continuar crescendo na participação e nos destaques dos nossos alunos, e nos próximos anos, quem sabe, poder sediar uma etapa da competição no Amapá.”, avaliou.

 

Por Keila Gibson, jornalista do Campus Santana

Instituto Federal do Amapá (Ifap)
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Twitter: @ifap_oficial
Facebook:/institutofederaldoamapa

registrado em:
Fim do conteúdo da página