Página inicial > Mais Notícias > Ex-aluna do Ifap é aprovada para medicina na Universidade Federal do Amapá

Ex-aluna do Ifap é aprovada para medicina na Universidade Federal do Amapá

Publicado: Terça, 09 de Fevereiro de 2021, 15h29 | Última atualização em Terça, 09 de Fevereiro de 2021, 15h34

Diretor-geral do Campus Santana, Marlon Nascimento, e  ex-professores  de Dulce Maria parabenizando a caloura pela aprovação

“Eu realizei um sonho!”, comemorou a ex-estudante do ensino técnico integrado do Instituto Federal do Amapá (Ifap), Campus Santana, Dulce Maria do Espírito Santo, de 18 anos, ao receber a notícia de que havia sido habilitada na chamada pública para o curso de Medicina da Universidade Federal do Amapá (Unifap), no processo de seleção de 2020. Neste mesmo ano, a candidata havia se matriculado no curso de Enfermagem na mesma instituição por meio do Sisu – Sistema de Seleção Unificada, do Ministério da Educação (MEC), mas não perdeu a esperança de conseguir a tão sonhada vaga para Medicina.

O resultado da habilitação dos inscritos na lista de espera do Processo Seletivo da Unifap saiu no último dia 5/2 e foi motivo de grande festa na família de Dulce Maria, que reside desde o nascimento na Ilha de Santana, Distrito do município que leve o mesmo nome. Desde a suspensão do semestre letivo, em março do ano passado, devido à pandemia da Covid-19, a estudante aguardava pela retomada das aulas em casa, de onde acompanhava o processo de seleção em curso para Medicina, retomado no mês de outubro com o trabalho remoto. “Cursar medicina é um grande sonho meu, é uma profissão que eu admiro muito, conheço médicos que me inspiram, por conta de um tratamento de saúde que faço que me deixa mais sensibilizada com o sofrimento das pessoas, quero ajudar de algum forma.”, desabafa a estudante.

Em 2020, além da aprovação em Enfermagem e Medicina, Dulce Maria ingressou em terceiro lugar na lista de espera para Medicina na Universidade Federal do Pará (Ufpa); foi aprovada em Biomedicina na Faculdade de Macapá (Fama), por meio do Fies/MEC – Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior; para o curso de Letras na Universidade do Estado do Amapá (Ueap); para Filosofia e Serviço Social em duas faculdades particulares, por meio do Prouni – Programa Universidade para Todos, do Governo Federal. E enquanto aguardava o retorno das aulas, recomeçou os estudos preparatórios para o Enem e participou de vários eventos on-line, adquirindo carga horária complementar para todo o ano.

Técnico Integrado

No Campus Santana do Ifap, Dulce teve a formação técnica integrada ao médio no curso de Publicidade e atribui aos pais todo o apoio e incentivo, mas ressalta também a participação fundamental de professores e demais profissionais do Campus, entre os quais do Setor de Assistência Estudantil (SAE), para o alcance do aprendizado determinante para o curso da sua vida acadêmica: “foi uma experiência maravilhosa. Eu não sei onde eu estaria agora se eu não tivesse entrado no Ifap. Foi uma bênção de Deus na minha vida. Lá eu pude construir muitas histórias, conhecer pessoas incríveis. O Campus Santana faz parte da minha história, um campus que eu guardo com muito carinho, de onde tenho boas lembranças. Lá eu pude crescer, amadurecer, não só como aluna, mas como pessoa, eu pude sair da caverna na qual eu me encontrava – fazendo aqui uma alusão ao Mito da Caverna, de Platão, - e ver a luz da educação”.

Filha de mãe costureira e pai vigilante, Dulce Maria atravessava todos os dias o rio Amazonas, para pegar transporte em terra firme por dentro do município de Santana até o campus do Ifap. Durante os três anos de formação, a estudante foi monitora da disciplina de Língua Portuguesa e bolsista de Iniciação Científica, participou de projetos, a exemplo do de Incentivo à Leitura, e foi Medalha Galo da Amazônia Brasil na 8ª edição do Prêmio Estudantil de Publicidade de Gramado/RS, em 2019, promovida pela Associação Latino-Americana de Publicidade (Alap).

A participação na premiação latino-americana, que premia propaganda ética e social, aconteceu por meio do Projeto Aula na Empresa, idealizado pelo docente do Campus Santana Yuri Bezerra, que selecionou as melhores peças publicitárias entre os alunos do curso, sendo Dulce um dos cinco vencedores, concorrendo com peças sobre o tema “Adoção de Crianças”. Nesse mesmo ano, o projeto também foi vencedor do Prêmio Sebrae Educação Empreendedora. Receberam medalhas conjuntamente com Dulce Maria, os estudantes Naely Flávia Isacksson da Silva, Bianca Mota da Silva, Maria Laura de Jesus e Gustavo Lamazé Rodrigues, que também recebeu o Troféu Galo da Amazônia.

Professor Yuri Bezerra com os alunos premiados, em Gramado (RS)

“A aprovação da nossa ex-aluna Dulce Maria nos enche de orgulho, mas também é a prova de que com dedicação e apoio da instituição, dos professores, técnicos e a estrutura que o Ifap oferece, o aluno sai preparado para acessar qualquer curso superior que desejar em qualquer universidade do Brasil.”, declarou o diretor-geral do Campus Santana do Ifap, Marlon Nasimento.