Ifap certifica primeira mestra formada pelo Profept no Amapá
A servidora do Instituto Federal do Amapá (Ifap) Kelly Cristina Barbosa de Souza é a primeira aluna a concluir o Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (Profept) do Ifap. Pedagoga de formação, Kelly é Esp. em Gestão, Supervisão e Orientação Educacional, e agora Mestre em Educação Profissional e Tecnológica. O momento de entrega do diploma, realizado nesta terça-feira, 20/4, foi marcado por evento virtual em que se comemorou a implantação e êxito do Profept no Amapá, como programa institucional público e gratuito que forma pesquisadores em educação profissional e tecnológica, com acesso tanto por servidores do Instituto Federal quanto pela comunidade externa.
A tese de mestrado de Kelly Barbosa foi orientada pelo professor doutor Diego Armando da Silva e intitula-se “As contribuições das metodologias ativas na formação de professores da educação profissional e tecnológica do Instituto Federal do Amapá”. Encontra-se inserida na linha de pesquisa Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica, de modo específico no Macroprojeto 1, que aborda propostas metodológicas e recursos didáticos em espaços formais e não formais de ensino na EPT, comportando projetos que trabalham as principais questões de ensino e aprendizagem, com o objetivo de identificar as contribuições dessas metodologias para a formação de professores da EPT no Ifap. O produto educacional se materializou na elaboração de um minicurso intitulado “Metodologias Ativas: uma alternativa ao trabalho docente na EPT” que teve por finalidade atender a demanda de formação continuada de professores no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica e estimular a utilização das Metodologias Ativas nesse âmbito de atuação.
Kelly Barbosa foi coordenadora de ensino do Campus Santana de 2017 a 2019 e atualmente ocupa a função de coordenadora pedagógica
Nova visão
A pesquisadora, que ingressou no Ifap em 2016, com a titulação de especialista, afirmou que a experiência no mestrado lhe proporcionou uma nova visão sobre a Educação Profissional e Tecnológica, mais humana, voltada para o trabalho enquanto princípio educativo e pautada em uma formação integral do sujeito. “Todos os conhecimentos adquiridos serão aplicados na minha prática profissional, me enriquecerá enquanto ser humano e contribuirá para que o aluno do Instituto Federal do Amapá tenha uma equipe Técnico-Pedagógica capacitada”, garantiu.
O Profept é o primeiro programa de pós-graduação stricto sensu com formação em nível de mestrado ofertado em rede nacional pelos Institutos Federais (IF), reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC), com vagas tanto para servidores quanto para a comunidade em geral, iniciado para alguns Institutos Federais no ano de 2017 e posteriormente ampliado para o ingresso de novos Ifs, entre os quais o Instituto Federal do Amapá, em 2019.
Para o pró-reitor de Extensão, Pesquisa, Pós-graduação e Inovação Romaro Silva, o ingresso do Ifap no Profept possibilitou ao estado do Amapá “ir muito mais além da capacitação dos nossos servidores, contribuindo com a formação stricto sensu no extremo norte do Brasil. Não é só o título, mas o arcabouço de aprendizado que vem com ele. Quando falamos de Rede Federal, o Profept é o que consolida a ideia de rede porque foi a primeira proposta de curso efetivamente sendo realizada em rede.”
O diretor-geral do Campus Santana do Ifap, unidade em que o Profept está sediado, Marlon Nascimento, ressaltou o empenho do corpo administrativo do Campus em fornecer as condições para o pleno funcionamento do programa de mestrado, parabenizando pela contribuição dos servidores. “A vinda do curso de mestrado para o Ifap foi desafio e nós aceitamos o desafio de trazer para o Campus Santana, de ser protagonista do mestrado Profept dentro do Ifap, um mérito de toda gestão”, reconheceu.
O evento de entrega do diploma foi conduzido pelo coordenador do Profept Cléber Oliveira e contou com a presença da reitora do Ifap, Marialva Almeida, e representantes das coordenações de pesquisa, pós-graduação, departamento de ensino do Campus, além do pró-reitor da Proeppi.
Em seu discurso de entrega virtual do título de mestra à servidora Kelly Barbosa, a reitora Marialva Almeida fez um resgate do esforço empreendido para que a oferta do mestrado se tornasse uma realidade, hoje. “É bom demais para a Instituição saber o quanto ela investe na qualificação de servidores, saber que nós temos mais de 50 servidores afastados para fazer mestrado e doutorado. O Ifap precisa mesmo de ter essa qualificação, porque quanto mais nós qualificamos esse profissional, mas ele vai trazer retorno seja para o Ifap seja para a Rede Federal, mas de forma especial para o estado, para a sociedade, isso o que faz a educação ser tão valiosa.”, declarou a gestora.
Por Keila Gibson, jornalista do Campus Santana
Instituto Federal do Amapá (Ifap)
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