Ifap forma primeiros tecnólogos em Gestão de Recursos Humanos
Foto tirada em fevereiro de 2019
Os primeiros concluintes do curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos do Campus Santana do Instituto Federal do Amapá (Ifap) serão diplomados nesta quarta-feira, 29/9. A solenidade acontecerá em ambiente virtual, às 17h, por meio de link privado para participantes e convidados. O curso superior em Gestão de RH tem a característica de oferecer ampla aplicabilidade no mercado de trabalho, por meio de atuações diversas do profissional.
A formanda Juliana de Freitas Barbosa matriculou-se no curso como uma segunda opção e há um ano e quatro meses está empregada no setor de RH de uma cadeia de lojas no estado, onde ingressou durante a pandemia de Covid-19. “Quando me inscrevi no processo de seleção para a graduação, eu cursava inglês, então o meu objetivo era cursar Letras com habilitação em Inglês, mas eu costumo falar que o RH me escolheu, eu tinha decidido que o primeiro resultado a sair era onde eu ficaria e assim foi. Eu não tinha muito conhecimento a respeito do curso e nem imaginava que tomaria a proporção que se tornou na minha vida hoje”, relatou a formanda que, no trabalho, divide as atribuições do setor de pessoal com outras duas profissionais.
Juliana foi contratada durante a pandemia para o setor de RH de uma importante cadeia de lojas no Amapá
Juliana Barbosa é uma entre tantos ex-estudantes do Ifap que ingressam na formação técnica profissionalizante e que optam por seguir para a graduação. O seu ingresso deu-se em 2015 para a modalidade subsequente e, uma vez dentro do Instituto, ela soube aproveitar as oportunidades. “Eu fiquei mais participativa dos eventos que o Ifap ofertava, iniciei estágio voluntário no Departamento de Pesquisa do Campus, em seguida fui aprovada no processo para bolsista e comecei a gostar de estar no meio administrativo. Quando finalizei a bolsa, já no último ano de curso, recebi um convite para estagiar em uma empresa de consultoria em gestão de pessoas, e outra nesse mesmo período para estagiar no setor de recursos humanos de um escritório de advocacia, então eu estagiava de 8h a 14h em um, e de 14h a 18h em outro, e tinha que estar na aula às 19h. E assim foi até o final do curso e início da pandemia, quando eu tomei a decisão de sair pela questão da Covid-19”, contou.
Em uma das rotinas do curso no Campus Santana do Ifap, os amigos Juliana, Marcelli, Rafaella, Joel e Jeferson
Outros formandos que receberão o grau de tecnólogos em Gestão de Recursos Humanos pela reitora Marialva Almeida também estão em busca de oportunidades na nova carreira e, para isso, investem em pós-graduações, a exemplo de Marlize Martins do Nascimento, que cursa MBA em Gestão de Pessoas.
Já Marcelli do Nascimento Fernandes disse que apesar de não atuar diretamente na área de recursos humanos, deve o atual emprego à formação superior adquirida. “O superior permitiu empregar-me. Foi uma gama gigante de aprendizado. A formação ofertada pelo Ifap é eficiente, eficaz e muito completa, uma vivência de academia intensa para aqueles que buscam desde bolsas científicas a possibilidade de monitorias, além de uma gama variada de palestras, cursos e minicursos. O Ifap é, de fato, um ambiente acadêmico completo, com um grande diferencial, os professores são acessíveis e estão sempre dispostos a ajudar”, descreveu.
Marcelli atua com gestão de compras e diz que conseguiu o emprego graças à formação em RH
Marcelli Fernandes também estagiou na área de formação e pretende se especializar na área de gestão de compras, que é um subprocesso administrativo da formação de RH, e é onde atua no momento. “Eu gosto de trabalhar com pessoas e acredito que o RH pode fazer muito pelas pessoas dentro de uma organização”, declarou.
Atuação do profissional de RH
O profissional poderá atuar como Analista de Recursos Humanos, Agente de Recrutamento e Seleção, Diretor de Recursos Humanos e Gerente de Recursos Humanos. O Analista de Recursos Humanos também pode acumular as funções de: administrar o quadro de funcionários; decidir cargos e salários; realizar recrutamentos; propor e implementar programas de treinamento; assegurar os direitos dos funcionários; propagar a cultura organizacional da empresa; realizar ações internas que aumentem o engajamento dos funcionários; definir contratações e lidar com a parte operacional das estratégias relacionadas à parte humana da empresa.
Perfil do egresso
O Tecnólogo de Gestão em RH do Ifap possuirá perfil profissional para: planejar e gerenciar sistemas de gestão de pessoas, tais como: recrutamento e seleção, cargos e salários, treinamento e desenvolvimento, rotinas de pessoal e benefícios; desenvolver planos de carreira; promover o desenvolvimento de competências relacionadas ao comportamento individual (motivação), de grupo (negociação, liderança, poder e conflitos) e organizacional (cultura, estrutura e tecnologias) e planejamento de Programas de Qualidade de Vida no Trabalho – QDV; especificar e gerenciar sistemas de avaliação de desempenho dos colaboradores da organização. Também avaliar a necessidade de contratação de novos colaboradores e avaliar e emitir parecer técnico em sua área de formação.
Por Keila Gibson, jornalista do Campus Santana
Instituto Federal do Amapá (Ifap)
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Twitter: @ifap_oficial
Facebook:/institutofederaldoamapa
Redes Sociais