Eventos da 18ª SNCT prometem estimular o pensamento crítico e despertar atitude inovadora
Servidores e estudantes do Campus Santana têm presença confirmada na programação do Instituto Federal do Amapá (Ifap) dentro da 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que ocorrerá por meio dos canais virtuais do Instituto no Youtube (TVIfap) e plataformas digitais, no período de 2 a 8 de outubro de 2021. Os eventos oferecidos pelo Campus estão dispostos em seminário, minicursos, oficinas, palestra e mesa-redonda e poderão ser acessados aqui. Qualquer pessoa pode se inscrever nos eventos oferecidos pelas Unidades de ensino do Ifap, mas é bom se apressar porque em alguns deles as vagas são limitadas.
A SNCT é um evento que apoia iniciativas de popularização da ciência em todo o país com programações no período definido para cada edição, por meio do fomento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para a oferta de conteúdos e produtos científicos e tecnológicos para o público em geral por órgãos e entidades de ensino, pesquisa e tecnologia públicos e privados, em ação colaborativa com os objetivos do evento.
Em alinhamento com as propostas da 18ª SNCT, voltada para estudantes do ensino médio, a pesquisadora e docente do Ifap Aline Rossetto da Luz ministrará a oficina “Brincando com aviões”, com duração de três horas, dia 4/10. Nela serão abordados conceitos sobre aerodinâmica, que são os princípios físicos que explicam o porquê de os aviões voarem. “Nós elaboraremos um minigibi, que é uma pequena história em quadrinhos, sobre a história da aviação e construiremos aviões de papel que voam longe para compreender os princípios físicos que possibilitam os aviões voarem”, explicou a professora doutora.
Já para o público adulto, a ministrante estará à frente do minicurso “Atividade lúdica para o ensino de Física – Aerodinâmica”, de quatro horas de duração. Aline Rossetto da Luz pretende apresentar e orientar os participantes quanto à possibilidade de o ensino de física ser desenvolvido a partir de metodologias ativas, tendo como base o estudo da história da ciência e atividades práticas/lúdicas. O evento acontecerá dia 5/10 e tem como público-alvo acadêmicos de graduação em Física.
Ainda dentro do tema “A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta”, proposto para a edição deste ano da 18ª SNCT, a mesa-redonda “Possibilidades de pesquisa em publicidade no Amapá” foi pensada como ambiente de discussões e esclarecimentos sobre como incluir a realidade local nas produções científicas. Os ministrantes, a pesquisadora e membro do Grupo de Estudos Culturais na Amazônia Karollinne Levy Pontes de Aguiar e o atleta e jornalista Dennis Pinheiro Carvalho, farão relatos de experiência de suas pesquisas.
Karollinne Aguiar pesquisa processos fotográficos, comunicação e cultura no contexto amazônico em comunidades quilombolas, a partir dos fundamentos dos estudos culturais e pensamento pós-colonial nos campos da comunicação e das artes. Já o debatedor Dennis Pinheiro Carvalho é medalhista pelo Amapá e vai discorrer sobre esporte e publicidade. O mediador e proponente da mesa-redonda, definida para o dia 6/10, é Romeu do Carmo Amorim Júnior, professor do Ifap, músico de formação e especialista em Psicopedagogia.
Outros eventos da programação do Campus Santana na SNCT estão à disposição do público, como a oficina “Inventar brincando: arte com papelão”, ministrada por Larissa Rabelo, Maria Dalila Ferreira e Arthon Pacheco para estudantes a partir de 14 anos no dia 6/10. Nela serão apresentadas as principais formas de reúso do papelão para o ambiente, permitindo a reutilização do material de maneira mais eficiente, aumentando o ciclo de vida do papelão, como preconiza a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) ao afirmar que todos os personagens envolvidos na comercialização e utilização de resíduos sólidos têm responsabilidade no processo de evitar que tais produtos impactem o meio ambiente de forma negativa.
Dias 2, 3, 5 e 6/10, pela manhã, o professor mestre Dimitri Mahmud ministrará o minicurso Internet das Coisas: Curso Prático de Programação e Eletrônica, de 20 horas. Neste curso, abordará eletrônica e programação de placa controladora e aplicativo para introdução ao conceito de internet das coisas. Ainda no dia 6, estudantes dos cursos de Logística e Comércio Exterior (turmas 2019, 2020 e 2021) apresentarão os resultados de suas investigações sobre o tema Cadeia Produtiva, abordando o fluxo e mapeamento dos atores envolvidos nas atividades por meio dos grupos: Cadeia Produtiva de Açaí, Cadeia Produtiva da Farinha e Cadeia Produtiva do Pescado.
No dia 7/10, haverá a palestra "Ao redor do buraco, tudo é beira – a importância da ciência da guerra para o desenvolvimento da humanidade nos séculos XX e XXI”, proferida pelo professor mestre João Morais da Costa Júnior. Nesta palestra de 2 horas, o ministrante visa lançar ao público em geral a compreensão de que podemos não só controlar a humanidade por meio dos conflitos, mas que os conflitos foram necessários para o melhoramento da vida cotidiana, principalmente nos séculos XX e XXI. Pretende-se mostrar um panorama histórico do século XX e suas incontáveis melhorias e modificações, após as duas guerras mundiais.
Conheça a Programação do Campus Santana dentro da 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia:
Por Keila Gibson, jornalista do Campus Santana
Instituto Federal do Amapá (Ifap)
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Twitter: @ifap_oficial
Facebook:/institutofederaldoamapa
Redes Sociais