Página inicial > Mais Notícias > Comissão local de retorno gradual das atividades presenciais realiza inspeção no Campus

Publicado: Quinta, 14 de Outubro de 2021, 18h39 | Última atualização em Sexta, 19 de Novembro de 2021, 08h56

Servidores se reuniram sob a direção do presidente da comissão local de execução do plano de retorno gradual das aulas presenciais, Marlon Nascimento

Integrantes da gestão, saúde, laboratórios, patrimônio e docentes que compõem a comissão local de execução do Plano Estratégico de retorno gradual das aulas presenciais do Instituto Federal do Amapá (Ifap) no Campus Santana prosseguem com as ações estabelecidas no planejamento do Instituto que visa o retorno gradual e seguro das atividades administrativas e aulas de forma presencial. Na última sexta-feira, 8/10, a comissão realizou visita de inspeção nas instalações físicas do prédio e fez o levantamento das adequações necessárias.

“Foram verificadas as salas administrativas, salas de aula, os laboratórios, os materiais disponíveis para uso obrigatório dos servidores e dos alunos, avaliada a questão climática como, por exemplo, a necessidade de instalação de ventiladores nos ambientes climatizados por meio de centrais, considerando a orientação da comissão central do Plano Estratégico de retorno gradual das aulas presenciais de não utilizar as centrais de ar a fim que os ambientes estejam arejados.”, informou o diretor-geral do Campus Santana, Marlon Nascimento.

O objetivo neste momento, segundo o gestor, é tornar o Campus apto à passagem para a 2ª fase do plano, que consiste no retorno gradual com o acolhimento de servidores e alunos nas unidades. “Durante a inspeção feita pela comissão local, com a participação de toda a equipe de saúde, técnicos administrativos e professores, foram analisadas as condições estruturais do Campus para receber servidores e alunos. Estamos trabalhando com vistas a solicitar a passagem para a segunda fase do planejamento estratégico, seguindo todas as recomendações para segurança dos nossos servidores e da comunidade em geral”.

Retorno Seguro

O Plano estratégico de retorno gradual das aulas presenciais faz parte das ações emanadas do Comitê de Crise e Enfrentamento à Covid-19 instalado em março de 2020 por meio da Portaria N. 510/2020, sob a presidência do pró-reitor de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Romaro Silva, e que tem a participação da reitora Marialva Almeida, que delibera em conjunto com os membros que representam os diretores-gerais e as áreas administrativas, de ensino, saúde e comunicação do Ifap.

Durante todo o período da pandemia, o Comitê de Crise e Enfrentamento à Covid-19 tem desenvolvido estudos e estratégias para o enfrentamento da doença por meio de ações transversais elaboradas com a participação de diversos setores das unidades de ensino, comunidade estudantil e da sociedade amapaense, ouvida por meio de consultas que têm possibilitado a orientação e formulação como, por exemplo, do Plano estratégico de retorno gradual das aulas presenciais. A responsabilidade pela elaboração do documento de referência coube ao Grupo de Trabalho central constituído com a representatividade de todas as unidades do Instituto.

O Plano de retorno gradual das aulas presenciais segue as diretrizes de protocolos nacionais e internacionais e apresenta em seu conteúdo informações sobre os mecanismos de controle e segurança para a tomada de decisão sobre o retorno gradual das aulas presenciais a partir da avaliação de indicadores de avanço da doença nos municípios em que as unidades estão instaladas, bem como o acompanhamento do plano de imunização de servidores, alunos e colaboradores terceirizados. O retorno tem como premissa principal a manutenção da saúde e integridade de todos que estão direta e indiretamente ligados às atividades pedagógicas presenciais e foi pensado em quatro fases, nas quais são previstas as atividades que podem ser acionadas de forma presencial.