Prorrogadas as inscrições para bolsas FIC em qualificação empreendedora
O Instituto Federal do Amapá, por meio da Pró-Reitoria de de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proeppi), prorrogou o período de inscrição para o curso de formação inicial e continuada (FIC) de Microempreendedor Individual (MEI) do Programa Qualifica Mais Progredir, do Ministério da Educação e Ministério da Cidadania. O edital do Ifap abre 500 vagas para o Campus Santana (e 500 para o Campus Macapá) na forma de bolsa de fomento voltada à inclusão produtiva dos beneficiários do Programa Auxílio Brasil, a partir da qualificação profissional de pessoas com 18 anos ou mais, e ensino fundamental completo. As inscrições vão até 4 de fevereiro, por meio do site processoseletivo.ifap.edu.br
Como instituição ofertante parceira do Programa Qualifica Mais Progredir, o Ifap implementa o programa de bolsas FIC de Microempreendedor Individual (MEI) por meio do Departamento de Extensão da Proeppi, como ação de incentivo à Permanência e o Êxito do estudante. A Bolsa MEI é calculada sobre o valor diário de 12 reais, para o período letivo de 53 dias, totalizando 636 reais correspondentes à carga horária de 160 horas, sendo 3 horas de aula ao dia e 4 horas no primeiro dia. Do total de vagas ofertadas, 20% são reservadas a pessoas autodeclaradas pretas, pardas e indígenas e 5% para pessoas com deficiência. Os alunos receberão o valor proporcional à frequência das aulas, por isso recomenda-se aos interessados a leitura do edital, que pode ser acessado aqui .
Os cursos serão realizados na modalidade presencial e as aulas estão previstas para iniciarem no mês de março, com previsão de término para o mês de dezembro. No Campus Santana, a coordenação do curso e coordenação adjunta são dos professores Tiago Idelfonso e Silva Pedrada e Ailey Rodrigues Rocha, respectivamente.
Eixo Gestão e Negócios
Os cursos oferecidos pelo Campus Santana do Ifap estão estruturados em cima do eixo Gestão e Negócios, que leva em consideração o potencial vocacional do município. Santana dispõe de forte atividade produtiva nos setores primário, secundário e terciário, com destaque para a presença de empresas e indústrias e o porto de embarque e desembarque de produtos para exportação, como cavacos de pinho e minérios, atividade que torna a cidade conhecida como porta de entrada fluvial do Estado.
Na opinião do coordenador Tiago Pedrada, o cenário de crise econômica acentuada pela pandemia é propício para a formação de novos empreendedores. “A oferta do curso FIC voltado para a formação profissional de microempreendedores vem um momento de extrema expectativa de retorno econômico. Por isso, o aluno que se formar estará pronto para tirar sua ideia do papel, colocar em prática ou aperfeiçoar seu empreendimento. Para isso, esse aluno contará com o apoio de uma excelente equipe de professores e com o incentivo do Ifap para prosseguir motivado com sua ideia e alavancar o seu negócio”.
Por Keila Gibson, jornalista do Campus Santana
Instituto Federal do Amapá (Ifap)
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Twitter: @ifap_oficial
Facebook:/institutofederaldoamapa
Redes Sociais