Campus Santana adia evento presencial de acolhida que antecederia início das aulas
Em função do crescimento de casos de Covid-19, o evento presencial de acolhimento foi adiado para o início do ano letivo
O Campus Santana do Instituto Federal do Amapá (Ifap) se prepara para o retorno presencial das aulas de 2022, definido pelo calendário letivo para o dia 31 de janeiro. A direção-geral e os setores pedagógico e de saúde haviam programado evento presencial de acolhida e orientação pedagógica para as 11 turmas do ensino médio integrado, que se daria na semana de 24 a 28 janeiro, mas devido ao aumento dos casos de covid-19 resgistrado nos últimos dias, a programação foi suspensa e deverá ocorrer com o retorno das aulas presenciais.
Encontro Pedagógico abordou sobre a retomada das aulas presenciais e o Plano de Retorno que define as medidas tomadas em função da pandemia
Plano de Retorno Presencial
O retorno das aulas presenciais em Santana está amparado pelo Plano de Retorno Presencial do Campus, que traz a adoção de medidas de proteção individual e protocolos de biossegurança contra a Covid-19. O Plano segue recomendação do Comitê de Enfrentamento à Covid-19 do Ifap. Para isso, os ambientes do Campus receberam adequações, incluindo limpeza e desinfecção dos equipamentos de uso coletivo, mobiliário, pisos, maçanetas, entre outros. Também prevê sinalizações de não aglomeração, higienização das mãos, distanciamento físico, não compartilhamento de materiais de uso pessoal, além do uso obrigatório de máscara.
O Setor de Saúde do Campus adotará protocolo de atendimento para os quadros de síndrome gripal e de qualquer sintoma viral. Caso um ou mais sintomas gripais aconteçam no ambiente escolar, os técnicos de saúde adotarão como procedimento a oferta de máscara cirúrgica e acolhimento em local ventilado e isolado. O setor pedagógico está responsável pelo encaminhamento desse estudante à unidade de referência da Covid-19 ou centro de triagem do município, ficando o retorno às aulas condicionado à liberação médica. O deslocamento do estudante encaminhado pelo Campus ficará sob a responsabilidade do próprio aluno, se maior de idade, ou de um responsável legal, se menor de idade.
Fazem parte do atendimento básico do Setor de Saúde para os sintomas de síndrome gripal nas dependências do Campus a oximetria de pulso (medição da quantidade de oxigênio que o sangue está transportando) e a anamnese (histórico de todos os sintomas narrados pelo paciente sobre o caso clínico). Uma programação específica para a educação em saúde será implementada pelo setor, com o incentivo de práticas e hábitos saudáveis. Além das ações pontuais e palestras, serão realizados atendimentos de enfermagem e médico, via agendamento por e-mail, e campanhas de vacinação com a presença dos responsáveis. A mesma ação de vacinação foi realizada durante o Encontro Pedagógico, no último dia 19/1, para professores, técnicos e terceirizados, com a aplicação da primeira dose, segunda e dose de reforço, em cooperação com a Vigilância Epidemiológica de Santana.
Servidores aproveitaram para tomar a dose de reforço na ação promovida pelo Campus em colaboração com a Vigilância Epidemiológica de Santana
Para ingresso no Campus, tanto o aluno quanto o funcionário devem comprovar vacinação contra a Covid-19 ou o exame sorológico não reagente para a doença a cada três dias. Para servidores e funcionários de terceirizadas, o procedimento de comprovação vacinal é dado por via administrativa, através de e-mail. Já o estudante só poderá adentrar no Campus se apresentar o cartão de vacinação no hall de entrada, e os que não apresentarem serão notificados pelo setor pedagógico. Também será procedimento obrigatório, ainda no hall de entrada, a higienização das mãos com água e sabão.
Os estudantes receberão informações por meio de cartilhas e outros meios sobre o que é uma pandemia, como se transmite a doença, práticas sobre distanciamento físico, higiene das mãos e procedimentos gerais. Aqueles com deficiência receberão acompanhamento especializado que lhes permita aprender sobre os protocolos de saúde, por meio do uso de recursos diferenciados aplicados pelo Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne).
Família-Escola
A relação família-escola passa a ter papel essencial em um retorno presencial às aulas bem-sucedido durante a pandemia. O plano de ação de retorno seguro às atividades presenciais orienta que os pais e/ou responsáveis devem aferir a temperatura do aluno antes de ele seguir para a escola. O documento faz um alerta sobre a responsabilidade de cada um na segurança de todos. Se houver dor no corpo, tosse, dor abdominal, diarreia, dor no peito, manchas pelo corpo ou febre (37,5 °C ou superior), os responsáveis devem procurar atendimento médico para esse estudante.
Limpeza e higienização
A limpeza e a desinfecção de instalações e equipamentos são indispensáveis na luta contra a propagação viral e serão realizadas pelo menos duas vezes ao dia, antes da entrada e depois da saída da equipe e estudantes. Passarão por limpeza e desinfecção prioritariamente: mobiliário escolar, lousas, maçanetas, puxadores de portas e janelas, corrimões, bebedouros, material didático, pias, torneiras, vasos sanitários e pontos de descarga, além do piso durante a troca de turnos, e, sempre que necessário, em todos os espaços utilizados ou de passagem.
Positivo para covid-19
Caso um estudante ateste positivo para a Covid-19, a sua unidade familiar pode ser acompanhada na avaliação do risco de transmissão intrafamiliar pelas autoridades de saúde, para determinar qual é a estratégia de isolamento mais adequada, considerando o contexto. Além das medidas adequadas de higienização e desinfecção, o Campus fornecerá informações para servidores e terceirizados e pais e/ou responsáveis que entraram em contato com o estudante com Covid-19.Retorno presencial em Santana inicia com protocolos contra Covid-19
Por Keila Gibson, jornalista do Campus Santana
Instituto Federal do Amapá (Ifap)
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Twitter: @ifap_oficial
Facebook:/institutofederaldoamapa
Redes Sociais