Aumento de casos de covid faz Campus suspender atendimento presencial por uma semana
Uma nova reunião da comissão local de retorno presencial deve acontecer ainda nesta semana para reavaliar o cenário de retorno do funcionamento do Campus de forma presencial
O adiamento do evento presencial de acolhida dos estudantes do ensino médio integrado do Campus Santana do Instituto Federal do Amapá (Ifap), que deveria ocorrer na semana de 24 a 28 de janeiro de 2022, motivado pelo vertiginoso aumento de casos de covid-19 no estado, levou também à suspensão das atividades administrativas presenciais pelo mesmo período. A Portaria n. 28/2022-DIGERAL/STN/IFAP foi instituída na última segunda-feira, 24/1, após reunião da comissão local de retorno presencial, que deliberou por unanimidade dos seus membros pela suspensão do funcionamento administrativo presencial e retorno com o início das aulas, definido pelo calendário estudantil para o próximo dia 31, ou conforme decisão que venha a ser tomada até fim desta semana.
Enquanto as medidas administrativas de contenção ao avanço da covid-19 estão sendo tomadas, levantamentos sobre a situação epidemiológica de servidores, funcionários terceirizados, estudantes e família estão sendo realizados pela comissão local de retorno presencial, com a finalidade de discutir o real cenário para o retorno presencial. Até ontem, o boletim epidemiológico do estado apontava para a existência de 140.462 casos confirmados, e uma taxa vacinal de 90,65% para a primeira dose da vacina. O boletim traz 3.901 novos casos confirmados, sendo 3.034 em Macapá e 181 em Santana, sendo que muitos estudantes de Santana residem em Macapá e vice-versa.
De acordo com a especialista em Clínica Médica do setor de Saúde do Campus, Aiannia Cavalcante, integrante da comissão local de retorno presencial, muitas pessoas que contraíram o vírus há cerca de uma semana podem ainda não ter apresentado os sintomas, o que faz com que o atual cenário de infectados se mostre bem maior nos próximos dias. “Nós temos que considerar o cenário epidemiológico para tomar decisões a médio e longo prazo, com o propósito de garantir o bom desempenho educacional e resguardar a saúde.”
O diretor-geral do Campus Santana Marlon Nascimento defende prudência em relação às atividades presenciais. “Com o cenário da pandemia voltando a agravar, torna-se prudente preservar a saúde dos servidores para que no retorno às aulas todos possam estar saudáveis e aptos ao trabalho”, declarou.
Por toda a semana, as atividades administrativas realizadas de forma on-line permanecem sem interrupção, a exemplo da programação de matrícula dos convocados do PS Integrado 2022.1, pelas comissões locais e Setor de Registro Escolar e Acadêmico (Seresc), e procedimentos de preparação do semestre letivo pelos setores Pedagógico e de Coordenação de Curso.
Por Keila Gibson, jornalista do Campus Santana
Instituto Federal do Amapá (Ifap)
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Twitter: @ifap_oficial
Facebook:/institutofederaldoamapa
Redes Sociais