Programação de retorno presencial culmina com vacinação em Santana
Equipes de vacinação da Superintendência de Vigilância em Saúde ofereceram a aplicação dos imunizantes contra Covid-19 para a comunidade do Campus em Santana
A primeira semana de aula no Campus Santana do Instituto Federal do Amapá (Ifap) chega ao fim com a culminância do evento de acolhimento da comunidade estudantil, nesta quinta-feira, 3 de fevereiro, marcada por ação colaborativa de vacinação contra covid-19 com a Vigilância Epidemiológica do município de Santana. Ao longo dos dias, a programação contemplou onze turmas do ensino integrado e seis do ensino superior, a quem foram repassadas as orientações pedagógicas para o ano letivo, em especial os protocolos adotados pelo Campus para evitar a propagação do coronavírus.
A estudante do 2º ano do curso técnico em Logística, Aline Soares, de 16 anos, recebeu a segunda dose do imunizante contra covid, após apresentar autorização por escrito do responsável e comprovante da primeira dose. Ela admite que vinha protelando tomar a segunda dose da vacina, mas que mudou de ideia neste início de ano letivo que marcou o retorno à modalidade presencial das aulas. “Eu fui atrás algumas vezes, mas nunca deu certo. Na verdade, eu estava indecisa ainda, por medo da reação que eu poderia sentir, mas hoje eu quis tomar, queria estar imunizada, todos os meus amigos estão tomando. Não fosse pela vacina, eu acredito que muitas pessoas poderiam ainda estar sofrendo com o vírus, e muitas poderiam nem estar mais aqui para testemunhar que a gente vai se imunizar.”, disse, confiante.
Aline Soares perdeu o medo que a impedia de receber a segunda dose do imunizante contra Covid: 'todos os meus amigos tomaram'
Fernando da Silva Monteiro, de 17 anos, também do 2º ano, compareceu à ação de vacinação com a autorização por escrito de seus responsáveis e atualizou o cartão de vacinação. Segundo ele, a ação veio em bom momento: “eu estava doente e não pude ir tomar a segunda dose, estou aproveitando a oportunidade agora. Espero que com a vacina eu não fique tão mau [de covid-19], a família inteira já pegou, eu não senti nenhum sintoma, mas serve pra proteger a população”, declarou.
Hugo Soares comemorou a imunização com a segunda dose da vacina
Outro estudante que comemorou foi Hugo Ferreira Soares (17). Para ele, o sentimento foi de realização: “acho incrível [a vacinação no local de estudo] porque eu não dependi da minha família para ir atrás da vacina, aqui ficou muito mais fácil, e agora eu posso ir pra qualquer lugar com o meu cartãozinho”.
Durante a manhã, a ação de vacinação contra covid-19 do Campus Santana aplicou 22 doses dos imunizantes AstraZeneca (2ª dose) e Pfizer (2ª dose e doses de reforço). A enfermeira Wilcyane Silva, que integra o setor de Saúde do Campus, fez um balanço positivo da ação, que faz parte da estratégia de retorno seguro das aulas presenciais. "Por meio do rastreamento de vacinados, foi verificado que a grande maioria já estava com esquema vacinal completo, os menores de idade apresentaram termo de autorização assinado pelos responsáveis. Espere-se com essa grande adesão que as vacinas, reconhecidamente eficazes e seguras, venham a reduzir a morbimortalidade por Covid, em conjunto com ações integradas de prevenção, como distanciamento social, uso de máscaras e álcool". A vacinação atingiu estudantes, servidores e funcionários das empresas prestadoras de serviço.
A docente Jéssica Nóbrega, a exemplo de outros servidores e funcionários, tomaram a dose de reforço
"O Campus Santana encerra com sucesso a primeira semana de aulas presenciais. Foi muito gratificante ver a alegria dos nossos alunos no retorno ao Campus. A programação de acolhida nos deu a oportunidade de orientar os estudantes quanto aos protocolos de saúde e de realizar o levantamento completo do esquema vacinal, fechamos nossa programação com a oferta de vacina no campus e felizmente temos quase 100% dos estudantes com a vacinação completa”, comemorou o diretor-geral Marlon Nascimento.
Marlon Nascimento ao lado das enfermeiras do Campus, Wilcyane Silva e Paula Guedes, junto com equipe de vacinação do município de Santana
O retorno das aulas presenciais no Ifap, após quase dois anos de suspensão do ensino presencial, em decorrência da pandemia da covid-19, acontece junto com a implantação de uma série de medidas protocolares que visam oferecer proteção individual e coletiva ao contágio pelo coronavírus, que é o agente causador da Covid-19. Para isso, o Instituto mantém em atividade o Comitê de Enfrentamento à Covid-19, que acompanha o avanço da pandemia no âmbito nacional e estadual, propõe e orienta as ações de segurança sanitária às suas unidades a partir da análise de documentos nacionais e de oriundos da Organização Mundial da Saúde, a fim de avaliar os impactos nas ações de ensino, pesquisa, extensão, inovação e gestão institucional.
Por Keila Gibson, jornalista do Campus Santana
Instituto Federal do Amapá (Ifap)
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Twitter: @ifap_oficial
Facebook:/institutofederaldoamapa
Redes Sociais