Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Mais Notícias > Comércio exterior no Amapá na visão governamental, acadêmica e privada é tema de mesa-redonda no Ifap de Santana
Início do conteúdo da página

Comércio exterior no Amapá na visão governamental, acadêmica e privada é tema de mesa-redonda no Ifap de Santana

Publicado: Sexta, 04 de Março de 2022, 09h40 | Última atualização em Sexta, 04 de Março de 2022, 11h24

 

A Coordenação do curso de Tecnologia em Comércio Exterior do Campus Santana do Instituto Federal do Amapá (Ifap) realizará a mesa-redonda "Comércio Exterior e fronteira: uma janela de oportunidades dentro do estado do Amapá", destinada a estudantes do curso mas também aberta à participação do público interessado. O evento acontecerá no próximo dia 9 de março, às 19h, no auditório do Campus  e reunirá representantes dos segmentos acadêmico, governamental e privado. As vagas são limitadas e a inscrição está aberta na forma on-line, por meio do link https://forms.gle/6EYUHrCkrWGda7vx6.
 
O principal objetivo da mesa-redonda sobre o comércio exterior no Amapá é provocar o debate entre as esferas responsáveis pelo desenvolvimento do estado, no âmbito da academia, setor público governamental e privado. “O objetivo é enxergar o cenário atual, desafios e perspectivas geradas pela academia, entender como o estado trata essas perspectivas e o que a Companhia das Docas tem feito para dinamizar essa cadeia de desenvolvimento, levando em consideração a relação fronteiriça entre o Brasil e a França”, explicou o coordenador do curso e idealizador do evento, Tiago Pedrada.
 
O tema proposto, a partir das políticas públicas para o setor, será apresentado pelo representante do governo do estado do Amapá, Antônio Teles Júnior, ex-secretário de Planejamento de 2015 a 2018 e de Desenvolvimento das Cidades até 2021, e que a partir deste ano passou a responder pela Agência de Desenvolvimento Econômico do Amapá (Agência Amapá). As perspectivas e visão da academia para o profissional de comércio exterior e cenário atual serão debatidas pelo professor doutor Gutemberg de Vilhena Silva, que coordenou o Programa de Mestrado em Estudos de Fronteira (PPGEF) da Unifap nos anos de 2017 a 2019. E para representar o setor privado, o evento contará com o presidente da Companhia das Docas de Santana (CDSA), Edival Cabral Tork, que tem formação em Ciências Contábeis e Engenharia Mecânica e ocupou o cargo de secretário de Obras de Santana nos anos de 2001 a 2004.
 
Segundo Tiago Pedrada, que é engenheiro de produção por formação e mestre em Desenvolvimento Regional, o debate proporcionará esclarecimentos especialmente para os acadêmicos de Comércio Exterior. “É importante, não somente pelo tema em si, mas também para que esses futuros profissionais formados pelo Campus Santana do Ifap possam elaborar o seu plano de meta de carreira. Além disso, trazer a sociedade para participar desse debate é ser transparente quanto ao que o estado tem desenvolvido sobre políticas públicas para melhorar sua relação com a fronteira, quanto aos avanços acadêmicos em termos de pesquisa em que o objeto é Brasil-França e quanto às expectativas de melhora da infraestrutura portuária de Santana para garantir maior efetividade do estado no comércio internacional.”

 

Serviço:

Evento: Mesa-Redonda “Comércio Exterior e fronteira: uma janela de oportunidades dentro do estado do Amapá”
Público-alvo: acadêmicos de Tecnologia em Comércio Exterior, professores e servidores que atuam no colegiado do curso e comunidade em geral
Data: 9/3/2022
Local: Auditório do Campus Santana do Ifap, situado à Rodovia Duca Serra, 1133, bairro Fonte Nova – Santana/AP.
Horário: 19h
Vagas limitadas
Organizador: Tiago Pedrada – coordenador do curso de Tecnologia em Comércio Exterior do Ifap

 

Por Keila Gibson, jornalista do Campus Santana

Instituto Federal do Amapá (Ifap)
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Twitter: @ifap_oficial
Facebook:/institutofederaldoamapa

registrado em:
Fim do conteúdo da página