Concluintes do Técnico em Publicidade conhecem rede de televisão
Perguntas sobre o processo de apuração das informações, elaboração de pauta e produção e edição das matérias que vão ao ar foram respondidas pelo gerente de jornalismo Arilson Freire
Uma manhã diferente. Foi assim para os estudantes do 3º ano do ensino integrado em Publicidade do Campus Santana do Instituto Federal do Amapá (Ifap). Para muitos deles, a manhã de terça-feira, 22 de março de 2022, ficará na lembrança como um dia de descobertas com resultados não só na vida estudantil mas também na profissional para aqueles que almejam seguir a carreira na área das comunicações. A visita técnica durou cerca de três horas e aconteceu no prédio da Rede Amazônica Amapá, afiliada do sistema Globo no estado.
A turma de concluintes do curso integrado em Publicidade foi recebida pelo gerente de Jornalismo da TV, Arilson Freire, e começou pela redação, que é o local onde são produzidas as pautas, e seguiu para o estúdio de onde os telejornais são exibidos na programação diária da emissora. Freire explicou sobre os processos de elaboração das matérias, desde a produção até a exibição. “Nós tratamos sobre jornalismo, de como levamos nossas notícias ao ar, mas também houve uma participação do nosso diretor executivo, o Eduardo Fiore, que falou muito direcionado para os estudantes do Ifap a respeito de publicidade, sobre os rumos da carreira, oportunidades, emprego, então eu acredito que tenha sido algo bem vantajoso pra eles e que certamente agregou valor à visita. E o fundamental, foi importante o estreitamento de laços da comunidade estudantil com o Grupo Rede Amazônica.”, destacou ele, que também é repórter de matérias nacionais.
A estudante Joana Jardim disse ter afinidade com a área da comunicação desde o ensino fundamental. Concluinte do ensino médio integrado em Publicidade do Ifap, ela se prepara para realizar as provas do Enem e dar início à carreira superior. “Esse curso é muito enriquecedor e eu estou conseguindo agregar muito ao meu currículo, tanto com as visitas técnicas quanto com o aprendizado que os professores passam pra gente. Inclusive eu pretendo seguir essa faculdade, então está sendo um ótimo curso.”, relatou ela, que aguarda a divulgação, prevista para abril, das notas como treineira no Enem de 2021.
Acompanharam os estudantes na visita técnica os professores Ana Paula Boursheid, que coordena o componente curricular Projetos Experimentais em Publicidade (PEP), Poliana Macedo (Criação de Campanha Publicitária e Redação Publicitária), Fábio Ronaldo da Silva (Teoria da Comunicação), além da coordenadora do curso, Givanilce Silva. Na opinião do professor Fábio Ronaldo, a visita às instalações da emissora, que também comporta os estúdios da rádio CBN Macapá 93.3 FM, acrescentou ao aprendizado dos estudantes um pouco de história sobre a telecomunicação no estado do Amapá.
Eduardo Fiore, diretor executivo do Grupo Rede Amazônica Amapá, fez uma breve explanação sobre o perfil do profissional da área e sobre o lado comercial da emissora
“Como a primeira parte da disciplina [Teoria da Comunicação] é referente à história dos meios de comunicação, acredito que a turma ter visitado as instalações de uma das emissoras pioneiras do estado e ter conhecido in loco um pouco dessa história e visto como ocorrem diferentes práticas de produção de conteúdo (TV, rádio, internet), possibilitou aos estudantes verem um pouco dos conteúdos trabalhados em diferentes disciplinas e se sentirem mais motivados a entrar no mercado comunicacional, que é bastante abrangente.”, argumentou o professor.
Apesar de a formação técnica integrada dos estudantes não ser em Jornalismo, existem muitas afinidades da emissora de televisão com a publicidade, como ressaltou Freire. “Tem uma afinidade muito grande com o nosso trabalho, já que a nossa empresa lida diretamente com publicidade e vive de renda publicitária, então os publicitários têm uma participação muito importante dentro do organismo Rede Amazônica”. Para a estudante Marina Fernandes, que deseja cursar Medicina, o curso Técnico Integrado em Publicidade agregou positivamente à sua formação. “A publicidade é uma área muito importante para aprender a se expressar com o público, aprender a passar o recado. É uma área que te ensina a se comunicar, e isso é muito positivo. Foi uma coisa que me agregou muito positivamente, o ensino médio técnico.”
No estúdio da Rádio CBN Amazônia - Amapá com um dos apresentadores, o jornalista Salgado Neto
A coordenadora de Publicidade, Givanilce Silva, considerou proveitosa a visita dos estudantes à emissora de comunicação, sobretudo pelo importante papel que desempenha para a região norte. “Eles puderam ver na prática os conhecimentos de sala de aula, conhecer de perto como funciona um grande veículo de comunicação que dá voz à sociedade. Os nossos estudantes ficaram encantados, foi um momento muito rico e que certamente vai agregar um conhecimento mais técnico, mais profissional, e deixá-los mais seguros para se tornarem técnicos em publicidade de maneira mais consistente.”, disse. “É uma experiência nova que vamos levar da formação em Publicidade.”, afirmou o concluinte Sebastião Mendes Neto.
No estúdio da TV, professores e estudantes registram o momento ao lado dos representantes da emissora e (ao centro) da jornalista e âncora Tatiana Guedes
A Rede Amazônica é uma rede de televisão comercial aberta brasileira com sede na cidade de Manaus, criada em 10 de agosto de 1972, é a maior rede de televisão da Região Norte do Brasil, com 13 emissoras afiliadas à TV Globo em cinco estados. No Amapá, o Grupo Rede Amazônia existe desde 25 de janeiro de 1975 (47 anos), quando foi fundada com o nome de TV Amapá.
Veja os melhores momentos da visita técnica
Por Keila Gibson, jornalista do Campus Santana
Instituto Federal do Amapá (Ifap)
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Twitter: @ifap_oficial
Facebook:/institutofederaldoamapa
Redes Sociais