Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Mais Notícias > Redário oferece espaço de descanso para estudantes do regime integral do Ifap em Santana
Início do conteúdo da página

Redário oferece espaço de descanso para estudantes do regime integral do Ifap em Santana

Publicado: Terça, 29 de Março de 2022, 12h57 | Última atualização em Quinta, 31 de Março de 2022, 14h02

Deitar em redes é um hábito típico de moradores das regiões norte e nordeste, amplamente popularizado no país inteiro    

 

De ambiente de descanso a um espaço democrático, inclusivo e de muita interatividade. Assim é o redário do Campus Santana do Instituto Federal do Amapá (Ifap). Criado no ano de 2019, o espaço passou desabitado durante o auge da pandemia, mas hoje exibe as cores e a diversidade das redes atadas pelos estudantes do regime integral de ensino.

Ryan dos Santos Pereira, de 17 anos, cursa o segundo ano do ensino médio Técnico em Logística, e de acordo com ele quando não existia o redário o jeito era passar horas recostado na cadeira. Adepto do uso da rede em casa, o estudante comemora a existência do local onde pode descansar em sua própria rede e esperar pelo reinício das aulas no segundo turno. “Quando eu cheguei, vi que várias pessoas já estavam instaladas aqui, achei legal, aí trouxe a minha rede.”, relatou em seu momento de descanso.

 

Ryan e os amigos aproveitam o espaço para tirar o cochilo pós-almoço, a famosa sesta 

Para Eloisa Belém Guerra, do segundo ano de Tecnologia em Comércio Exterior, o redário é inovador por oferecer um espaço que não existe em muitas instituições de ensino, em especial nas de regime integral. “Eu vejo muitos amigos meus das escolas integrais dizendo que dariam de tudo para terem um local assim para pendurarem as redes e descansar.”, afirmou a estudante, que disse utilizar o espaço para colocar a conversa em dia com os amigos: “geralmente, quando temos tempo livre, vimos aqui até para brincar um pouco. É bem divertido”.

E quem não leva a sua rede também tem chance de usar o espaço, como é o caso da estudante Emanuele Victória Gondin, do integrado em Comércio Exterior, que tem sinal verde para utilizar a rede de uma das amigas de turma. “Logo quando eu cheguei, os meus amigos me mostraram. Eu gosto muito de rede, normalmente utilizo mais quando vou para o terreno, essa aqui é da minha amiga Ana Laura, representante de turma.”, comentou.

 

Qualidade no aprendizado

Por implicar diretamente na qualidade de vida do estudante, o redário é um reforço às iniciativas da instituição consubstanciadas no programa de Permanência e Êxito para que o estudante enfrente com sucesso as maratonas de aprendizado, como afirma a pedagoga do Campus Santana, Mariana Nunes. “Para uma rotina de estudos eficiente e de qualidade, é importante que o cérebro esteja funcionando bem e, principalmente, descansado. Caso contrário, o cansaço mental terá um impacto negativo na capacidade de absorção dos conhecimentos apresentados. Neste sentido, o redário torna-se mais uma alternativa essencial para enfrentar maratonas de aprendizado em sequência.”, ressaltou a servidora.

 

Na foto, Eloisa Belém e Emanuele Victória se encontram para atualizar a conversa com os amigos 

“A ideia do redário partiu da observação da necessidade de os alunos terem um espaço para descanso. Aproveitamos o jeito amazônida de viver e pensamos no redário. Os alunos não só aprovaram como utilizam diariamente o espaço, e nós ficamos satisfeitos em atender a mais essa demanda dos nossos estudantes.”, declarou o diretor-geral do Campus, Marlon Nascimento.

O hábito de dormir em rede é um costume típico das regiões norte e nordeste, mas amplamente popularizada pelo Brasil inteiro. É uma herança indígena, embora sua origem fosse em palha, que foi apresentada aos europeus na sua chegada a América, como contam os livros de história.  Na época colonial, a rede era usada inclusive para transportar pessoas da nobreza, como símbolo de distinção social.

 

Por Keila Gibson, jornalista do Campus Santana

Instituto Federal do Amapá (Ifap)
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Twitter: @ifap_oficial
Facebook:/institutofederaldoamapa

   

 

 

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página