Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Mais Notícias > Estudantes participam de experimentos que demonstram fenômenos da física
Início do conteúdo da página

Estudantes participam de experimentos que demonstram fenômenos da física

Publicado: Quinta, 07 de Abril de 2022, 13h36 | Última atualização em Terça, 19 de Abril de 2022, 10h16

 

Projeto de extensão da Unifap montou um laboratório de fenômenos físicos que puderam ser observados e experimentados pela comunidade estudantil do Campus Santana   

 

Experiências que deixam qualquer um de cabelo em pé. A afirmação, apesar de inusitada, tornou-se real para os estudantes do ensino integrado do Campus Santana do Ifap, que participaram de experimentos sobre fenômenos da física. A visita do projeto de extensão do curso de Física da Universidade Federal do Amapá (Unifap) ao Instituto, no dia 1/4, mostrou aplicações tecnológicas de conceitos teóricos complexos de maneira lúdica e divertida.

 “Foi um evento interessante e bem dinâmico, que mostrou conceitos da física que geralmente são vistos apenas de forma 'mecânica', com cálculos e fórmulas dentro da sala de aula. Mostrou que a física está muito além de fazer cálculos no papel, que está aplicada em várias áreas e até mesmo em situações comuns que vivemos e fazemos e que nem ao menos sabemos que possui física por trás. A prática do ensino foi um ótimo jeito de aprender pequenos conceitos e acabar com a visão de que física só se resume a cálculos, mas que pode ser vivenciada, exemplificada e aplicada na vida cotidiana. A experiência com o projeto foi a melhor possível e divertida ao mesmo tempo”, relatou a estudante Ana Clara Gomes Braga, do segundo ano de Técnico em Marketing.

 

 

A física está presente no Ifap tanto em nível de graduação, no curso de Licenciatura em Física, ofertado pelo Campus Macapá, quanto no currículo regular do ensino médio técnico de todas as unidades do Instituto. O conteúdo curricular de Física divide-se em Física I, II e III, estando distribuída ao longo dos anos de formação. No primeiro ano o estudante é apresentado à Física que trata dos movimentos, Leis de Newton e abordagem do conceito de Energia. Já no segundo ano, conhece conceitos de Calor, Termodinâmica, Ondas e Óptica. No terceiro ano os estudos avançam para Eletricidade, Magnetismo e Física Moderna.

“Aplicar esses conteúdos curriculares à prática dos fenômenos contribui bastante com o aprendizado porque permite ao estudante perceber a aplicação desses conteúdos no cotidiano. Por isso, eventos desse tipo são importantes, pois mostram como as ciências, e em especial a Física, podem ser incríveis e que possuem fenômenos que parecem mágica. Também permitem que os alunos vejam aplicações tecnológicas de conceitos teóricos relativamente complexos quando vistos apenas na forma teórica”, considerou o professor de Física Sandro Figueiredo, que responde pela Coordenação de Extensão (Copex) do Campus Santana.

 

 

 

O projeto “Física Itinerante: no Caminho da Ciência” visa apresentar a física de maneira lúdica e divertida aos estudantes de escolas públicas de Macapá, Santana e Mazagão. No Campus Santana, o evento atendeu a todas as turmas do ensino médio integrado (1°, 2° e 3° ano). Uma experiência interessante, segundo a estudante Iasmin Lacerda, do curso Técnico em Publicidade.

“Eu e meus colegas achamos o projeto muito bacana. Foi muito bom poder aprender coisas novas e poder usá-las para conhecermos mais sobre a física. Achei tudo muito interessante e tudo muito bem organizado, todos que estavam apresentando foram super atenciosos conosco e nos ensinaram bastante coisa que levarei comigo. Nos ensinaram sobre o globo de plasma, sobre a placa solar, sobre o circuito elétrico e sobre outras coisas mais, e tudo isso foi muito interessante e ainda é para mim”, relatou Iasmin.

 

De acordo o coordenador do projeto de extensão, professor Leandro de Souza, “o aluno de ensino médio com esse conhecimento consolidado pode desenvolver habilidades e competências para realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que vão abrir oportunidades para o ensino superior, no qual poderá optar pelo curso de Física, que é uma carreira com demanda no Brasil”.

 

 Veja o álbum de fotos 

 

Por Keila Gibson, jornalista do Campus Santana

Instituto Federal do Amapá (Ifap)
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Twitter: @ifap_oficial
Facebook:/institutofederaldoamapa

   

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página