É do Ifap de Santana o representante do Amapá no programa Jovens Embaixadores
O estudante mora no bairro Paraíso, no município de Santana, onde promove e participa de ações sociais em benefício da sua comunidade
Um jovem apaixonado por educação, política e relações internacionais. Assim é Felipe Rodrigues Soares, estudante do 2º ano do ensino médio integrado do Instituto Federal do Amapá (Ifap) no Campus Santana, o mais novo jovem embaixador e representante do Amapá no programa Jovens Embaixadores (JE), que seleciona estudantes do ensino médio público de todo o país com excelente desempenho escolar, fluência em inglês, capacidade de liderança e espírito empreendedor para intercâmbio de três semanas nos Estados Unidos (EUA).
O resultado final da seleção com os nomes dos 50 jovens embaixadores, pelo menos um por estado e do Distrito Federal, foi divulgado no último dia 20 de abril. O programa é patrocinado pela Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil, e conta com o apoio de parceiros dos setores público e privado. A viagem está prevista para o período de 1º a 18 de julho próximo, e inclui a capital dos EUA, Washington, D.C., inclusive para a celebração do Dia da Independência do país. Em seguida, serão divididos em grupos menores para uma experiência em outras cidades, onde participarão de atividades, como oficinas sobre liderança e empreendedorismo, projetos de impacto social, reuniões com representantes do governo e visitas a escolas da região, onde farão apresentações sobre o Brasil.
"Eu sou apaixonado pela educação. A educação transformou a minha vida e eu quero transformar a vida de outras pessoas através dela também". (Felipe Soares) |
No Amapá, o governo do estado é quem realiza as tratativas para o processo de participação dos interessados no programa Jovens Embaixadores, que contempla estudantes do ensino médio de instituições públicas, inclusive da educação profissional, de todas as esferas, entre elas a federal. O Instituto Federal de Educação do Amapá dispõe de um Centro de Línguas (CEL), vinculado à Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proeppi), que atua com a perspectiva formativa de Línguas Estrangeiras, Português para Estrangeiros, Libras e Línguas Indígenas, na modalidade de Formação Inicial e Continuada (FIC), presencial ou a distância, a alunos, servidores e comunidade externa. Recentemente uma comitiva da embaixada dos Estados Unidos esteve no Ifap com a finalidade de ampliar as relações com o Instituto.
O estudante do Ifap conheceu o programa Jovens Embaixadores em 2020, em plena pandemia, e usou o tempo que tinha para se aperfeiçoar no inglês, primeiramente em casa, depois como bolsista em uma escola de idiomas, após ganhar competição e ser premiado com bolsa de estudo. “Eu via que essa oportunidade poderia ser transformadora para a minha vida, porque o Jovens Embaixadores é um programa voltado para jovens que querem transformar as suas realidades, que querem se autodesenvolver, então quando eu vi eu disse: é pra mim essa oportunidade!”, declarou.
Esta não foi a primeira vez que o Ifap teve representante no programa Jovens Embaixadores. Em 2018, o estudante do 3º ano do curso de Redes de Computadores do Campus Macapá Gabriel de Amorim Lima também foi o único a representar o estado no evento, que seleciona jovens que se destacam por iniciativas de liderança, trabalho voluntário, excelência acadêmica e conhecimento de língua inglesa.
Felipe é participativo em sala de aula e incentiva os amigos a também serem protagonistas
O processo para concorrer foi longo e envolveu aporte documental, carta de recomendação, elaboração de redações e culminou na fase final com as provas escrita e oral em inglês, momento em que o estudante foi entrevistado pelos criadores do programa. “Eu fiquei esperando o resultado muito confiante, porque eu dei o meu melhor, sabendo dos meus objetivos, que eu sou um jovem que quero mudar de fato a realidade do meu estado, eu até pude dizer isso pra eles, para os criadores do programa na fase da entrevista, apesar de ter sido muito rápido, eu consegui me expressar”, relatou.
Protagonismo social
Foi a partir do ensino médio que Felipe passou a buscar formas de se aproximar do sonho de mudar a sua realidade e a de muitos através da educação. A vontade de gerar transformações de impacto positivo na sociedade o levou a conhecer e a se engajar em organizações sociais sem fins lucrativos com ações em vários países dedicadas a desenvolver habilidades de jovens lideranças que nutrem o mesmo desejo, como a Global Changemakers, em que participou do programa Virtual Youth Summit 2021, a Academia de liderança da América Latina (LALA) e a Ashoka Brasil, como participante do programa Transforme o Mundo com suas Ideias (TMI) 2021. “Eu decidi desenvolver as minhas habilidades pra poder tirar um impacto positivo da minha comunidade. Então comecei a me engajar em iniciativas de impacto social, voluntariado, também comecei a buscar oportunidades. Com esse propósito de me autodesenvolver, comecei a escrever projetos, tudo com a finalidade de lutar contra a pobreza no estado do Amapá, na minha comunidade, em prol da educação, em prol da juventude”.
Com a turma de Logística em recente visita técnica à empresa do comércio varejista do estado
O resultado de todo esse engajamento foi a elaboração de projetos com foco na educação e combate à pobreza. “Eu tive a oportunidade de aprender sobre impacto social, gestão de projetos sociais, e saí muito motivado a continuar lutando mais ainda em prol da minha comunidade, do meu estado”, contou. Atualmente o estudante se dedica a um novo projeto, desta vez com a orientação da professora de História do Ifap Roberta Cacela, voltado a fazer com que os jovens amapaenses busquem desenvolver as suas habilidades para ajudar em suas comunidades. “Não só isso, mas também a buscar oportunidades para se desenvolver, pra ‘pensar alto’. Eu sempre identifiquei que os jovens do Amapá se sentiam muito limitados a algumas coisas, tipo: é muito difícil, eu não tenho capacidade, e eu vi que era possível mudar esse pensamento, porque eu acredito que todos os jovens amapaenses têm sim um potencial incrível e podem mudar as suas realidades”, explicou o estudante.
Aplicação ao estudo
Para a professora Roberta Cacela, o esforço e a habilidade em ler, interpretar e mobilizar em determinada temática (Educação) interações entre documentos escritos, problematizações e conhecimento da realidade educacional na Amazônia, especialmente do Amapá, contribuíram para o ingresso do estudante no programa Jovens Embaixadores. “Considero como segundo aspecto suas muitas qualidades como educando-pesquisador em formação, dedicação para fazer as atividades de pesquisa e realizar as leituras recomendadas pelos professores; escrita fluida e assiduidade na participação das atividades acadêmicas; olhar aguçado e maduro para examinar e provocar diálogos entre a literatura especializada e o campo de pesquisa; também o modo atencioso e autêntico com que lida com a temática da educação, sempre disposto a aprender", considerou a docente.
Por Keila Gibson, jornalista do Campus Santana
Instituto Federal do Amapá (Ifap)
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