Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Mais Notícias > Campus Santana implementa prática de caratê-do aberta à comunidade
Início do conteúdo da página

Campus Santana implementa prática de caratê-do aberta à comunidade

Publicado: Quinta, 05 de Maio de 2022, 09h15 | Última atualização em Terça, 10 de Maio de 2022, 10h25

O caratê-do trabalha com o uso do corpo inteiro, não apenas o treinamento técnico,  mas o conhecer a si mesmo é premissa essencial de aprendizagem

 

Respeito, cortesia, disciplina e espírito de cooperação. Sobre esses pilares o Campus Santana do Instituto Federal do Amapá (Ifap), por meio do setor de desporto, está lançando o projeto de extensão “Karate-Do IFAP” voltado para jovens e adultos. As aulas serão aos sábados, no turno da tarde, no Ginásio Poliesportivo do Campus. O público-alvo são estudantes do Ifap e comunidade externa. As inscrições são on-line por meio do endereço https://doity.com.br/karate-do-ifap.

Neste primeiro momento, o projeto de extensão trabalhará com até 50 participantes. O objetivo geral é estimular a prática do caratê visando o desenvolvimento da personalidade humana, do espírito de respeito mútuo, da disciplina, da diversidade cultural e da saúde física e mental, ao mesmo tempo em que fortalece o desporto no Instituto e a arte marcial no estado do Amapá.

“O caratê não se resume a treino prático, o maior valor está nos ensinamentos, em desenvolver o espírito de respeito num meio de trabalho com cooperação. A cortesia é cultivada ao mesmo tempo em que se sua no dojô. O desenvolvimento da civilidade e da personalidade são aspectos importantes na caminhada do caratê-do”, explica o instrutor (sensei) Marleson Ferreira, faixa preta, 2º Dan de caratê, que também é o instrutor responsável pela JKS (Japan Karate ShotoFederation) no estado Amapá, além de professor efetivo de Matemática do Ifap. Marleson está à frente do projeto de extensão ao lado da professora de Educação Física Jéssica Nóbrega.

Os interessados na arte marcial devem consultar o Edital N. 02/2022 da Coordenação de Pesquisa e Extensão do Campus Santana (Copex) e realizar a sua inscrição até o limite de vagas no período de 9 a 20/5, com previsão de início das aulas para o dia 21/5 e encerramento para a primeira quinzena do mês de dezembro. Serão emitidos certificados para os que comprovarem frequência nas aulas. 

 

Caminho das Mãos Vazias

Karate é uma palavra japonesa que significa “mãos vazias”. A ela foi acrescida a partícula “do” (karate-do), que significa “caminho”, para acrescentar à luta os aspectos filosóficos e físicos, cujas técnicas visam disciplinar o corpo e a mente. Caratê-do (ou Caminho das Mãos Vazias) é uma arte marcial japonesa que visa o ensino da defesa pessoal através de três pilares: kihon (fundamentos), kata (formas) e kumitê (lutas). Em vista disso, o projeto de extensão estima benefícios para todos os praticantes, tanto alunos, quanto a comunidade externa do Ifap.

A atividade física é essencial para o crescimento de crianças e adolescentes. O desafio trazido pelo caratê é a capacidade de controlar todo o corpo à vontade. Ao mesmo tempo, é uma forma divertida de alcançar essa habilidade. Em um mês de prática já se consegue executar golpes e chutes básicos, e isso só avança até o domínio de todo o corpo. É extremamente benéfico para adultos e idosos, para aqueles com a sensação de que têm pouca flexibilidade no corpo, melhora a circulação, promove relaxamento e os exercícios proporcionam grande ganho de mobilidade.

“Dentro dessa perspectiva, a implementação do projeto Karate-Do no Ifap torna-se benéfico para os discentes, não apenas como uma nova modalidade de treinamento, mas também como um meio de integrar pessoas de diferentes nichos e, por meio de suas técnicas, desenvolver o espírito de respeito mútuo, a disciplina e a saúde física e mental. Além disso, a inclusão dessa prática beneficiará também a comunidade santanense, pois amplia a diversidade cultural do município através dos ensinamentos das tradições japonesas que permeiam essa arte marcial e cooperam para o desenvolvimento da civilidade e da personalidade, que são aspectos importantes na caminhada do caratê-do”, complementa Jéssica Nóbrega.

 

Por Keila Gibson, jornalista do Campus Santana

Instituto Federal do Amapá (Ifap)
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Twitter: @ifap_oficial
Facebook:/institutofederaldoamapa

registrado em:
Fim do conteúdo da página