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Plantão pedagógico mobiliza comunidade escolar e familiares de alunos

Publicado: Quarta, 18 de Maio de 2022, 11h58 | Última atualização em Quarta, 18 de Maio de 2022, 12h12

 

O atendimento aos familiares e responsáveis  iniciou às 8h nas salas de aula do Campus  

 

Uma manhã de sábado atípica, assim foi o primeiro Plantão Pedagógico do Campus Santana do Instituto Federal do Amapá (Ifap), no último dia 14 de maio. A movimentação de pais e responsáveis dos estudantes das onze turmas do ensino médio técnico começou cedo em busca dos professores que estão à frente das cerca de 65 disciplinas que compõem os componentes curriculares da base comum e formação profissional do primeiro ao terceiro ano dos cursos técnicos integrados em Marketing, Publicidade, Logística e Comércio Exterior.

O plantão pedagógico é o momento em que escola e família se encontram para conversar sobre o rendimento do estudante no bimestre letivo, o encontro do último sábado tratou sobre as notas e desempenho do estudante no primeiro bimestre de 2022. Para o professor mestre que ministra o conteúdo curricular de Matemática, Dimitri Alli Mahmud, os plantões pedagógicos permitem aos professores conhecer a realidade do estudante de forma particular, o que colabora para a melhoria do ensino aprendizado daquele estudante em sala de aula.

 

Para o docente Dimitri Mahmud os plantões colaboram para a adoção de metodologias de ensino mais assertivas para o aluno com dificuldades 


“Muitas vezes a gente descobre que o aluno está passando por alguma dificuldade, talvez até familiar, e os pais realmente relatam isso, e essa situação se reflete nas notas. Nós temos percebido que essa questão familiar tem entrado na escola e quando temos conhecimento passamos a entender o motivo pelo qual o aluno não está tendo um bom rendimento em sala de aula, porque no dia a dia a gente não sabe o que cada um passa.”, relatou o docente.

Na opinião de Alli Mahmud, que está há 20 anos em sala de aula, a quantidade de pais nos plantões pedagógicos tem aumentado. “Aparecem tantos os pais de alunos com notas maiores quanto aqueles que têm notas menores, antigamente só apareciam os pais que tinham filhos com notas altas porque os que tinham notas baixas não diziam aos seus pais sobre o plantão, e nós temos percebido uma maior presença dos pais. Os pais trazem o que eles têm de realidade e a gente passa a entender até mesmo porque o aluno está disperso dentro da sala de aula. A gente passa a ter um olhar diferenciado para aquele aluno, às vezes conversar mais um pouco com ele, dar uma atenção não só para o estudo, mas também conversar sobre questões do seu dia a dia, do seu futuro, como a questão de emprego, e tentar dar uma motivação para aquele jovem não olhar a escola como um fardo, mas sim como uma oportunidade de vida futura”.

 


Leila dos Santos Andrade Fôro, mãe do estudante Kaiky Andrade, do 1º ano do curso técnico integrado em Marketing, reconhece a importância dos plantões pedagógicos para o melhor rendimento escolar do filho. “É muito importante pra nós pais saber como é que o filho está, o comportamento, a situação nas matérias, mas graças a Deus, só alegria. Meu filho sempre foi um menino estudioso desde pequeno, nunca me deu trabalho. Era um sonho dele entrar para o Ifap, tivemos uma complicação no início, na hora de enviar a documentação, mas graças a Deus foi resolvido!”, relatou a mãe do Kaiky, o último dos filhos em idade escolar.

Segundo a Coordenação Pedagógica do Campus, o primeiro plantão do ano alcançou o objetivo e reuniu um quantitativo expressivo de pais e responsáveis, registrando o comparecimento da totalidade do corpo docente à exceção somente dos licenciados.

 

Álbum Plantão Pedagógico

 

Por Keila Gibson, jornalista do Campus Santana

Instituto Federal do Amapá (Ifap)
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