Projeto de música apresenta produção cultural de estudantes do ensino técnico integrado do Ifap de Santana
Quinta Musical apresentou conteúdos musicais e de expressão corporal, como performances e danças indígenas e de Marabaixo que resultaram de oficinas realizadas em sala de aula
Um projeto de ensino do componente curricular de artes ofereceu à comunidade educacional do Campus Santana do Instituto Federal do Amapá (Ifap) e ao público externo danças populares, exposição de pinturas e música acústica brasileira. O evento, realizado no último dia 26 de maio, recebeu o nome de Quinta Aumentada, que é inspirado no termo musical que classifica intervalos e acordes como 5ª aumentada, e envolveu estudantes dos quatro cursos de ensino médio técnico integrado do Instituto.
Ao mesmo tempo em que as apresentações mostram o aprendizado dos estudantes ao longo do semestre, a edição deste ano do projeto trouxe sob o título “Criação, Espaço e Culturas” a proposta de dar oportunidade de acesso aos bens culturais para formação de plateia junto ao Instituto Federal de Santana e à comunidade santanense.
O projeto Quinta Aumentada deste ano revelou o estudante Dhonatan Oliveira na percussão, ele tocou ao lado do percussionista e convidado Tom Quadros, ministrante da oficina
Foram apresentadas performances artísticas que enfatizaram a importância da conexão entre as pessoas em especial no atual momento de uso massivo das tecnologias digitais, também performances sobre a cultura indígena e sobre a manifestação cultural do Marabaixo, todas se utilizando de composições de letras e construções sonoras criadas em laboratórios da disciplina que evidenciam a arte do movimento a partir dos exercícios de educação somática e criação. As produções foram apresentadas por estudantes do segundo ano dos cursos técnicos integrados em Comércio Exterior, Marketing, Logística e Publicidade.
::::::::::::VEJA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA AQUI:::::::::::::
"Conexão Humana" (turma técnico integrado em Publicidade 2021)
"A ideia é favorecer a apreciação musical pelos estudantes do Ifap e pela comunidade santanense, envolvendo a comunidade nas atividades musicais do Campus Santana, além de mostrar a música como meio profissionalizante.”, explicou o professor de música e especialista Romeu Carmo Amorim. Para o estudante de Publicidade, Dhonatan Oliveira, o projeto representou a oportunidade de tocar pandeiro e caixa de marabaixo de forma profissional. "Eu tive contato pela primeira vez com o pandeiro com o meu primo e irmão, tocando pagode nos nossos encontros, em casa mesmo, no período da pandemia, mas dessa vez foi diferente, ao lado de um profissional de renome como o Tom Quadros", disse Dhonatan.
O projeto Quinta Aumentada acontece sempre às quintas-feiras à tarde por ser o espaço de tempo em que os estudantes do sistema integrado do Campus Santana não têm atividades de ensino. A edição deste semestre foi realizada pelos proponentes Romeu Amorim, em conjunto com o servidor técnico administrativo Michell Fonseca, e contou com os músicos convidados Wenderson Barbosa (violão) e Tom Quadros (percussão). A arte gráfica do evento foi inspirada na composição da aluna Cleide Sophie.
Veja o álbum de fotos do evento
Por Keila Gibson, jornalista do Campus Santana
Instituto Federal do Amapá (Ifap)
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Twitter: @ifap_oficial
Facebook:/institutofederaldoamapa
Redes Sociais