Ifap participa do canvas de políticas públicas da Fundação Rede Amazônica
A Fundação Rede Amazônica realiza o projeto Amazônia que quero nos estados do Norte por meio das suas afiliadas
Cumprindo com a missão de promover educação profissional pública de excelência, integrando ensino, pesquisa e extensão, para a construção de uma sociedade democrática, justa, igualitária e conscientemente sustentável, o Instituto Federal do Amapá (Ifap) acolheu o convite da Fundação Rede Amazônica (FRAM) para o debate acerca de políticas públicas. Por meio da plataforma Amazônia que eu Quero, a ação promove a reunião de diferentes segmentos sociais dos estados amazônicos em câmaras temáticas que discutem questões que afetam o dia a dia. Os estudantes do ensino médio técnico integrado do Ifap tiveram a oportunidade de contribuir, elaborando propostas dentro do projeto.
A câmara temática da plataforma Amazônia que eu Quero aconteceu nesta quarta-feira, 1/6, e foi composta por 20 estudantes dos cursos técnicos em Marketing e Publicidade do Campus Santana. Sob a mediação da professora de Publicidade do curso doutora Poliana Macedo, eles formularam problemáticas e propuseram soluções dentro do eixo Infraestrutura. “Foi uma experiência fantástica e enriquecedora participar do projeto Amazônia que eu Quero, por ser uma oportunidade ímpar para nosso alunado, uma vez que discutir políticas públicas é algo basilar para a formação deles enquanto cidadãos”, considerou a docente.
Estudantes defenderam a necessidade de todo jovem ter entendimento sobre a política para poder cobrar os seus representantes
Para a estudante Yasmim Lacerda, do 2º ano de Publicidade, a experiência ensinou muito sobre como a política está inserida na vida de cada pessoa. “Já deu pra entender que política somos nós que fazemos, que nada vai acontecer se a gente não tomar uma decisão. Estamos entendendo e aprendendo muita coisa aqui. A política é de extrema importância no Brasil, no mundo, para o nosso estado, e o que eu posso aprender aqui, posso levar aos meus colegas, à minha família, pra que todos possamos ter outra acepção do que é política, e para que possamos entender sobre os nossos direitos e lutar por eles”.
Yasmim acredita que o evento reforçou a importância da política para a vida no cotidiano
O evento foi apresentado remotamente pela coordenadora de Projetos da Fundação Rede Amazônica, Gabriely Santos, com base na metodologia Politize. “O projeto inclui atividades presenciais e híbridas, como fóruns virtuais temáticos e Canvas de políticas públicas, em universidades de toda a região Norte, com a participação ativa da população na construção de propostas concretas sobre discussões pautadas”, explicou a coordenadora.
A seleção dos estudantes para o canvas de políticas públicas se deu por meio de inscrição prévia e sorteio eletrônico em reunião virtual entre os inscritos. Participando estudantes do 1º, 2º e 3º anos, o evento durou em torno de quatro horas e foi aberto pela palestra do jornalista Arilson Freire, do Grupo Rede Amazônica do Amapá. As propostas levantadas nas câmaras temáticas, contendo medidas para minimizar situações que impactam na qualidade de vida dos estados da região Amazônica, serão apresentadas aos políticos eleitos no pleito deste ano.
Estudantes apresentaram soluções para problemática de Infraestrutura na região
Por meio dos canais de comunicação, o projeto Amazônia que eu Quero tem por pretensão despertar o senso crítico e estimular o voto consciente da sociedade, incentivando uma ação democrática e que leve a população a exigir seus direitos junto aos representantes legais. Para cada tema discutido pelas câmaras temáticas (Democracia, Infraestrutura, Energia Limpa, Modelo Econômico na Amazônia, Empreendedorismo e Inovação, Florestas), são construídas pelos participantes dez propostas que serão apresentadas aos políticos eleitos para o pleito de 2022. Os temas propostos pelo projeto seguem os eixos: promovendo a Educação, exercendo a Cidadania e garantindo a Democracia.
Por Keila Gibson, jornalista do Campus Santana
Instituto Federal do Amapá (Ifap)
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