Campus promove mutirão de vacinação em período integral durante dois dias
Varredura vacinal atualizou o cartão de vacinação da comunidade do Campus Santana, antecipando busca ativa nas residências iniciada dia 1º de junho
Pela terceira vez este ano, o Campus Santana do Instituto Federal do Amapá (Ifap) promove a oferta de vacinação para a comunidade estudantil e profissionais da educação do Instituto. Desta vez, o mutirão de vacinação incluiu a Tríplice Viral (contra sarampo, rubéola e caxumba) além das vacinas de reforço contra a Covid-19 e vírus Influenza, causador da gripe. O posto volante atendeu a comunidade nos turnos da manhã, tarde e noite, dias 13 e 16 de maio.
O Ifap de Santana saiu na frente com a campanha vacinal contra sarampo, caxumba e rubéola e contra o desenvolvimento de doenças e possíveis complicações para a saúde ocasionadas pelo contágio. A oferta da cobertura vacinal foi feita por equipes da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) do Governo do Estado, que no início deste mês de junho anunciou a ampliação da campanha em todos os municípios amapaenses, a começar pela busca ativa nas residências de Macapá e Santana, onde existem casos ativos de sarampo e baixas coberturas vacinais para a Influenza e Tríplice Viral.
O relatório dos dois dias de vacinação registrou 171 aplicações dos imunizantes, sendo 95 de Influenza, 51 de Tríplice Viral e 25 de Covid-19 (vacina Pfizer), a maior parte para terceira dose. “Eu acho muito importante porque a gente passa o dia aqui na escola, eu, por exemplo, ainda não tinha tomado a dose de reforço contra a Covid-19 devido a nossa rotina, então eu acho muito importante eles trazerem pra cá pra gente conseguir tomar, tanto que têm muitos alunos aqui pra tomar”, disse Mayara Vanessa Nery, do 3º ano do curso Técnico em Marketing, que recebeu a tríplice viral e a terceira dose contra Covid-19.
O mutirão de vacinação no Campus teve como público-alvo os jovens e buscou intensificar a aplicação da tríplice viral, que tem duração de 10 anos, mas que deve ser tomada em três doses, com intervalos de 30 dias, no decorrer de um ano. Outra vacina não menos importante é a que protege contra o vírus da gripe, que tem elevado a procura por atendimento nos postos de saúde por pessoas de todas as idades com quadros de síndrome gripal. “Têm acontecido muitos surtos de doenças virais e isso evita até que passemos para as pessoas da nossa família e acabe gerando hospitalizações”, argumentou Gabrielly Vithoria Melo, do 3º ano de Técnico em Marketing.
“Esse terceiro mutirão de vacinação que trazemos para o Campus só evidencia a seriedade e responsabilidade com que temos lidado com a questão da cobertura vacinal dos nossos estudantes, professores e público interno em geral. Até porque recentemente tivemos que colocar uma turma inteira em quarentena devido a surto de catapora. Os alunos ficaram recebendo aulas em regime domiciliar e já retornaram à forma presencial, mas esse recurso deve ser exceção e não regra, por isso procuramos manter a cobertura vacinal”, explicou o diretor-geral do Campus Santana, Marlon Nascimento.
Por Keila Gibson, jornalista do Campus Santana
Instituto Federal do Amapá (Ifap)
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Twitter: @ifap_oficial
Facebook:/institutofederaldoamapa
Redes Sociais