Webdoc e PEPs encerram programação de 5 anos de Técnico em Publicidade
Este ano, o curso Técnico em Publicidade do Campus Santana do Instituto Federal do Amapá (Ifap) está completando 5 anos e realiza desde o mês de maio uma sequência de eventos comemorativos. Nesta segunda-feira, 13 de junho, a programação prossegue com o lançamento do webdocumentário “Publicidade: 5 anos de histórias e vidas”, às 10h, no auditório do Campus. O webdoc trará entrevistas com pessoas que fizeram e outras que ainda fazem parte da trajetória do curso, e foi todo produzido por estudantes.
A proposta da elaboração do webdocumentário, de acordo com a orientadora do projeto de ensino, professora doutora Poliana Macedo, foi preparar os estudantes para a produção de vídeos de curtas-metragens, desde a introdução teórica até a prática de escrita do roteiro, filmagem e edição de vídeo, com abordagem que propiciasse condições de despertar inspiração e familiaridade com os elementos constitutivos do roteiro. Participaram da construção do webdoc, seis estudantes do 2º ano de Publicidade turma 2020.
A ideia é capacitar os estudantes do curso Técnico em Publicidade para a elaboração de roteiro, produção, filmagem e edição, com ênfase em vídeos de curta metragem, no gênero documentário, ao mesmo tempo propiciar a interação dos alunos com as atividades do Campus e do curso. Aproveitar para desenvolver a história na linguagem das personagens, estruturada em narrativa com sequências de ação, diálogos, descrição dos cenários e dos sons ”, explica a orientadora do webdoc, professora doutora Poliana Macedo.
Defesas de Projetos Experimentais
Também no dia 13, a partir das 13h45, no auditório da Instituição, será dado início à parte final do componente curricular Projetos Experimentais em Publicidade (PEP), sob a orientação da professora mestra Ana Paula Bourscheid. A qualificação dos PEPs por banca avaliadora aconteceu no segundo semestre de 2021, de forma remota, agora os produtos elaborados nos projetos serão apresentados e defendidos pelos estudantes de forma presencial, as datas das defesas estão definidas para os dias 13, 14 e 15 de junho, seguindo o cronograma de defesas.
As temáticas dos PEPs elaborados pelas turmas de 3º ano do curso Técnico em Publicidade abordam diversos assuntos, como consequências do uso do tabaco para a saúde de jovens e adolescentes no Ifap; publicidade em negócios informais; webdoc e o storytelling (técnica que utiliza recursos audiovisuais, de caráter persuasivo, que ajuda a promover negócios e a vender serviços de forma indireta) sobre o trabalho dos catraieiros da comunidade Foz do Rio Vila Nova no pós-pandemia, entre outros. A orientação e coorientação são de professores do Ifap dos componentes curriculares da área de pesquisa dos PEPs.
Para Ana Paula Bourscheid, o contato dos estudantes com o PEP, que consiste em uma pesquisa aplicada centrada no desenvolvimento de produtos publicitários, busca preparar os futuros técnicos em Publicidade para atuação no mercado de trabalho baseada no conhecimento científico. “O PEP é uma oportunidade para que o estudante construa o seu portfólio profissional e também possa produzir conhecimento científico. Ao conhecer e seguir as regras e métodos da prática científica, os nossos alunos passam a propor soluções para problemas reais do cotidiano e a desenvolver narrativas publicitárias que respeitam os preceitos éticos e estéticos da Publicidade, ao mesmo tempo em que estabelecem diálogos com o público-alvo destas produções”, explica a professora.
O envolvimento de estudantes e professores com os eventos de aniversário estimulou a todos e foi proveitoso em todos os sentidos, na opinião da coordenadora do curso professora Givanilce Silva. “Professores e alunos estão de parabéns por terem conduzido esse momento comemorativo que deu maior visibilidade ao curso, evidenciado a importância que ele tem pra sociedade local e oportunizado aos alunos colocar em prática os conhecimentos de sala de aula. Nos sentimos honrados em formar alunos e saber que estão preparados para a área de trabalho em publicidade.”
Veja abaixo a programação de defesa dos PEPs:
Horário |
Dia - 13/06/22 (Segunda-feira) |
|||
|
Equipe |
Trabalho |
Membros da banca |
Local de realização da banca |
13h45 |
Gleice Kelly Amaral de Oliveira e Khatleen Jhully Vidal Ferreira |
Cartaz publicitário: consequências do uso do tabaco para saúde de jovens e adolescentes no Ifap, Campus Santana
|
Ana Paula Bourscheid (Orientadora); Givanilce Socorro Dias da Silva; Keila Gibson |
Auditório do Ifap, Campus Santana |
15h |
Ana Flávia Dias da Silva, Lucas Rafael Lobato Lima, Samila Moraes Maciel |
#TurismoAmapá: criação e gerenciamento de perfil no Instagram para divulgação dos pontos turísticos de Macapá-AP
|
Poliana Macedo (Orientadora); Jackson da Silva Barbosa; Fábio Ronaldo da Silva |
Auditório do Ifap, Campus Santana
Participação via Google Meet |
16h |
David Rodrigues Perna, Lucas Almeida de Sousa, Vitor Jacinto Miranda e Miranda |
A publicidade em negócios informais uma possibilidade de crescimento para vendedores de açaí: caso Vitaminosa da Val
|
Fábio Ronaldo da Silva (Orientador); Ana Paula Bourscheid; Poliana Macedo |
Auditório do Ifap, Campus Santana
Participação via Google Meet |
Horário |
Dia - 14/06/22 (Terça-feira) |
|||
|
Equipe |
Trabalho |
Membros da banca |
Local de realização da banca |
14h |
Kamilly Victória Viana Sodré, Railan da Graça Cavalcante, Vitoria Luizy Almeida dos Santos Rocha
|
“Vamos nos alimentar bem”: jingle publicitário para prevenção da obesidade infantil |
Ana Paula Bourscheid (Orientadora); João Morais da Costa (Coorientador); Jackson da Silva Barbosa; Vitor Lopes Resende |
Auditório do Ifap, Campus Santana
Participação via Google Meet |
15h |
Joana Jardim Duarte, Marina Marques Fernandes, Sebastião Mendes de Azevedo Neto |
Spot publicitário voltado para conscientização do escalpelamento no Estado do Amapá
|
Ana Paula Bourscheid (Orientadora) Geovane Tavares dos Santos (Coorientador); João Morais da Costa; Vitor Lopes Resende |
Auditório do Ifap, Campus Santana
Participação via Google Meet |
16h |
Indhury Monteiro Da Costa, Adebson Bill Oliveira e Lara do Carmo de Jesus |
@DigitalPubli_: criação e gerenciamento de perfil com estratégias publicitárias e marketing digital para o Instagram |
Poliana Macedo (Orientadora); Eder de Oliveira Picanço; Jackson da Silva Barbosa |
Auditório do Ifap,Campus Santana |
Horário |
Dia - 15/06/22 (Quarta-feira) |
|||
|
Equipe |
Trabalho |
Membros da banca |
Local de realização da banca |
13h45 |
Rodrigo da Costa Gonçalves, Tereza Angélica Sales Barros, Yasmin Sepeda Oliveira da Silva |
Aprendendo Física no Tik Tok: O uso do Tik Tok como ferramenta para auxiliar o Ensino de Física
|
Ana Paula Bourscheid (Orientadora); Sandro de Souza Figueiredo (Coorientador); Aline Rossetto da Luz; Keila Gibson |
Auditório do Ifap, Campus Santana |
15h |
Maria Eduarda Costa da Silva, Rafael Campos Santiago, Raila Vitória Guedes de Souza |
WebDoc e o Storytelling: Os catraieiros no retorno das aulas presenciais na comunidade Foz do Rio Vila Nova no pós-pandemia |
Poliana Macedo (Orientadora); João Morais da Costa (Coorientador); Jackson da Silva Barbosa; Suely Leitão |
Auditório do Ifap, Campus Santana |
16h |
Ícaro Pedro Nascimento Lamarão, André Gustavo Pereira Mendes Costa, Lislane Vitória Sampaio Martins |
Narrativa publicitária: storytelling e as obras literárias amapaenses
|
Poliana Macedo (Orientadora); Roberta Cacela de Almeida (Coorientadora); Cláudia Patrícia Nunes Almeida; Suely Leitão |
Auditório do Ifap, Campus Santana |
Por Keila Gibson, jornalista do Campus Santana
Instituto Federal do Amapá (Ifap)
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Twitter: @ifap_oficial
Instagram: @ifapoficial
Facebook: /institutofederaldoamapa
Redes Sociais