Estudantes de Publicidade defendem projetos experimentais para bancas avaliadoras
Estudantes do curso técnico integrado em Publicidade do Campus Santana do Instituto Federal do Amapá (Ifap), 26 no total, finalizaram nove projetos experimentais em publicidade (PEP) com defesa para banca de avaliadores. Os projetos, que foram qualificados no segundo semestre de 2021, de forma remota, são a primeira experiência dos estudantes com elaboração e defesa de pesquisa aplicada. As bancas aconteceram nos dias 13, 14 e 15 de junho, no auditório do Campus.
“As bancas finais são o resultado de 11 meses de pesquisa, dedicação, busca de referência, de trabalho de pesquisador mesmo, com a definição de objetivo, objeto de estudo e a busca por resolver um problema. No caso dos nossos alunos, eles buscam soluções no âmbito da publicidade, problemas que a publicidade pode resolver. Os projetos aprovados são de qualidade técnica e acadêmica e reforçam a qualidade do curso técnico em Publicidade do Ifap Campus Santana e a qualidade da formação dos nossos alunos, que são preparados para atuar no mercado de trabalho enquanto técnicos da área de publicidade”, ressaltou a professora do componente curricular PEP, mestra Ana Paula Bourscheid.
Coordenadora do curso de Publicidade, Givanilce Dias, com a professora Ana Paula Bourscheid e autoras do PEP sobre consumo de tabaco
Os trabalhos tiveram orientação e coorientação de professores do próprio Campus e foram avaliados por servidores docentes e técnico-administrativos convidados, do Campus e de outras unidades do Ifap, pertencentes às áreas de abrangência dos projetos, a exemplo de Física, Letras, História e Comunicação. Para a jornalista Suely Leitão, lotada na Diretoria de Comunicação (Dicom) da Reitoria, avaliar os projetos experimentais possibilitou uma troca de conhecimentos e experiências. “É uma via de mão dupla porque, ao mesmo tempo em que podemos contribuir com uma visão profissional para os trabalhos de conclusão das turmas, podemos vivenciar a formação dos nossos alunos e perceber que eles estão sim se qualificando tecnicamente”, observou.
Suely Leitão com os autores do trabalho de WebDoc e Storytelling com os catraieiros do Rio Vila Nova, demais integrantes da banca avaliadora e orientadora do projeto
Fazem parte dos produtos de pesquisa elaborados: campanha publicitária impressa (cartazes) de conscientização sobre o consumo de tabaco, voltada ao público estudantil do Instituto; publicidade para negócios informais (logomarca) entre empreendedores de Santana; mídias digitais (perfil no Instagram) de pontos turísticos do Amapá; publicidade de rádio e TV musicada (jingle) sobre prevenção à obesidade infantil; anúncio para rádio (spot) sobre prevenção ao escalpelamento; vídeos curtos (tik tok) com experiências de Física; minidocumentário (webdoc) sobre o dia a dia dos catraieiros de Santana e os impactos sofridos por eles em decorrência da pandemia de Covid-19; curta-metragem (storytelling) sobre a importância da literatura regional para a cultura do Amapá.
Poliana Macedo e os demais integrantes da banca avaliadora, professores Éder Picanço e Jackson Barbosa (à direita), após a defesa de um dos grupos
Para a professora do colegiado de Publicidade Poliana Macedo, as pesquisas colaboraram para o crescimento do curso e, principalmente, para trabalhos e projetos que serão desenvolvidos nos próximos anos. “Tivemos um grande amadurecimento dos trabalhos propostos pelos alunos nos três dias de banca. Esses primeiros projetos experimentais com propostas de produtos publicitários agora serão referência para as demais turmas, o projeto experimental tem esse papel de inserir a ciência e a prática na formação do técnico em Publicidade.”, disse a professora doutora, que orientou os projetos “Narrativa publicitária: storytelling e as obras literárias amapaenses” e “WebDoc e o Storytelling: Os catraieiros no retorno das aulas presenciais na comunidade Foz do Rio Vila Nova no pós-pandemia”.
A disciplina de Orientação do Projeto Experimental em Publicidade (PEP) inicia no segundo ano do curso técnico integrado em Publicidade e, neste segundo semestre letivo, as duas turmas que cursam o segundo ano irão iniciar a elaboração dos seus projetos experimentais que serão defendidos em junho de 2023. “Os trabalhos defendidos pelos alunos do terceiro ano servem como referência para as duas turmas que irão iniciar suas pesquisas em agosto deste ano. Além de ser uma forma de estimular os futuros alunos/pesquisadores do curso no sentido de darem continuidade à prática da pesquisa científica em Publicidade no âmbito do Instituto Federal Campus Santana”, enfatizou Ana Paula Bourscheid.
Webdocumentário de 5 anos
A defesa dos PEPs culminaram com a programação de 5 anos do curso técnico integrado em Publicidade, iniciada no mês de maio com o lançamento do selo comemorativo. A programação contou, ainda, com a publicação de trabalhos científicos de estudantes do curso e do webdocumentário “Publicidade: 5 anos de histórias e vidas”, coordenado pela professora Poliana Macedo, e que foi lançado no dia 13 de junho. Ambas as produções estão disponíveis como acervo na TV Ifap, o canal do Ifap no YouTube.
Equipe responsável pela elaboração do webdocumentário de 5 anos de criação do curso integrado de Técnico em Publicidade
Segundo a orientadora, “O webdocumentário veio de uma proposta dos alunos do segundo ano (turma 2020) que queriam colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula e saber mais sobre o curso e sua história. Foi extremamente gratificante auxiliá-los nesse processo e, principalmente, por colaborar com a memória do curso.”
Galeria de fotos do lançamento do Webdoc
Por Keila Gibson, jornalista do Campus Santana
Instituto Federal do Amapá (Ifap)
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