Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Mais Notícias > Evento destaca valorização da vida com enfoque no corpo e na arte
Início do conteúdo da página

Evento destaca valorização da vida com enfoque no corpo e na arte

Publicado: Terça, 21 de Junho de 2022, 15h46 | Última atualização em Segunda, 27 de Junho de 2022, 11h14

Projeto reuniu profissionais de clínica médica e ofereceu massagem e atendimento odontológico para estudantes do Campus Santana 

 

As linguagens do corpo e da arte falaram juntas no projeto “Meu corpo, minha maior Arte”, que apresentou vasta programação interativa com temas que foram dos cuidados com a saúde à expressão corporal e de língua de sinais, passando pela dança, música e criações artísticas. O projeto de ensino aconteceu no Campus Santana do Instituto Federal do Amapá (Ifap), dias 14 e 15 junho, e foi coordenado pelas professoras Suzamar Carreiro (Artes) e Jéssica Nóbrega (Educação Física), respectivamente.

A programação iniciou com a organização dos murais e exposição dos trabalhos realizados por alunos do primeiro e terceiro anos, que abordaram a temática body art [ou arte do corpo] e corpolatria sobre temáticas tais como: padrões de beleza impostos pela sociedade; bulimia; anorexia; a importância do olhar sobre si mesmo. Produções artísticas que, para a professora Suzamar Carreiro, “revelaram a compreensão sobre esse universo tão complexo e delicado do ser humano, mostrando que eles entendem que a manipulação existe dentro do sistema, cabe a cada um se posicionar diante dos fatos.”

 

Já no auditório e nos espaços abertos do Campus, a programação recebeu os colaboradores convidados do projeto dos cursos superiores de clínica médica, enfermagem e massoterapia do Grupo Madre Tereza, que falaram sobre o alívio da dor por meio da massoterapia, e sobre a importância dos exames médicos e do autoexame de mama, além de disponibilizar testes rápidos e massagem para os alunos.

 

 

Acadêmicos de Enfermagem, Clínica Médica e Massoterapia do Grupo Madre Tereza colaboraram com palestras enquanto que outra equipe de acadêmicos realizava massagem relaxante  

O evento também recebeu os palestrantes convidados cirurgião dentista Rômulo Correa, que palestrou sobre saúde bucal com ênfase no câncer de boca e que também proporcionou atendimento odontológico, e a psicóloga Lenimar Silva Ferreira, que palestrou sobre saúde mental com abordagem na terapia cognitivo comportamental (TCC), que trata sobre o corpo e suas aceitações. A psicóloga tem seis anos de experiência nos tratamentos de ansiedade e depressão em crianças a partir dos sete anos, adolescentes, jovens, idosos e casais.

A arte corporal foi representada no balé contemporâneo do grupo convidado Sorriso Fitness e na apresentação de dança urbana da estudante Ana Bárbara, do 3º ano do curso técnico integrado em Comércio Exterior. Sob a direção do intérprete de Libras Raulian Borges, o grupo “Mãos que Falam”, composto por estudantes do 1º ano, apresentaram performance musicalizada. A professora Jéssica Nóbrega coordenou relaxamento corporal por meio da dança para o público presente.

Raulian Borges regeu interpretação musical na linguagem de sinais

O projeto “Meu corpo, minha maior Arte” tem por proposta a valorização da vida, começando pelo corpo. Dentro do conteúdo de artes, a programação abordou o body art junto com a indústria da corpolatria. “Nós estamos vivendo um tempo onde essa indústria da moda e as cobranças sobre esses padrões têm se intensificado principalmente dentro das redes sociais, e a nossa proposta é trazer esse tipo de valorização, essa conscientização sobre a importância do nosso cuidado com o corpo, cuidado com a mente, cuidado com as nossas emoções pra que nós possamos estar bem e ter uma vida mais saudável, sem tantas cobranças sobre estereótipos e padrões que têm se colocado tanto e se buscado tanto nesse mundo emergencial. Essa é a nossa maior proposta”, observou a proponente Suzamar Carreiro.

Despertar a importância dos cuidados com o corpo é uma das concepções do projeto relativas à educação física, como explicou a professora Jéssica Nóbrega. “A parte da educação física dentro do projeto "Meu corpo, minha maior Arte" está relacionada a como nós entendemos o corpo, enquanto concepções biológicas, culturais, filosóficas e enquanto mecânica, que precisa ser trabalhado, aperfeiçoado e cuidado”.

Cirurgião dentista Rômulo Correa  com as professoras Jéssica Nóbrega e, na ponta direita, Suzamar Carreiro     

Para as coordenadoras do projeto, o êxito do trabalho foi alcançado e outras edições serão preparadas com novas turmas. “Estamos felizes e satisfeitos com o êxito do evento. Percebemos o envolvimento dos alunos em todas as atividades, o que pra nós é muito gratificante. Pretendemos continuar com o projeto, aprimorando ainda mais nas próximas edições”, afirmou Carreiro. Colaboraram na realização do evento os professores Geovane Santos e Sandro de Souza Figueiredo e o intérprete de Libras Raulian de Oliveira Borges.

 

Galeria de imagens

 

Por Keila Gibson, jornalista do Campus Santana

Instituto Federal do Amapá (Ifap)
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Twitter: @ifap_oficial
Facebook:/institutofederaldoamapa

registrado em:
Fim do conteúdo da página