Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Mais Notícias > Pesquisa de campo analisa oferta e uso de espaços públicos e privados de lazer
Início do conteúdo da página

Pesquisa de campo analisa oferta e uso de espaços públicos e privados de lazer

Publicado: Quarta, 31 de Agosto de 2022, 12h54 | Última atualização em Sexta, 02 de Setembro de 2022, 11h05

 

Estudantes do terceiro ano do ensino médio integrado do Campus Santana do Instituto Federal do Amapá (Ifap) foram a campo coletar imagens, entrevistar usuários e analisar as condições físicas e ofertas de esporte e lazer em espaços públicos e privados no estado. A pesquisa fez parte do componente curricular de Educação Física, ministrado pela professora Jéssica Nóbrega, e teve, entre outras finalidades, identificar como a população tem usado o espaço e se este realmente atende às expectativas da comunidade.

Assista o que têm a dizer a proponente do trabalho professora Jéssica Nóbrega e os alunos Josué Duarte e Lucas Bararuá, do curso Técnico em Marketing:     

 

  

 

O trabalho de campo sobre “Vivência crítica e emancipada do lazer” abrangeu conceitos, contextos históricos e políticos e a classificação dos tipos de lazer, se de interesses físicos (esportes em geral, que podem ser praticados na natureza, em quadras ou campos, lutas, esportes radicais e danças), interesses artísticos (artes plásticas, cinema, teatro, música), interesses manuais (culinária, marcenaria, tricô e crochê, corte e costura, jardinagem, artesanato), interesses intelectuais (jogos de dama, xadrez, cursos de formação, palestras, leitura), interesses sociais (encontros, festas, espetáculos), interesses turísticos (viagens, passeios) ou de interesses digitais (tecnologia, internet).

 

 

 

A coleta de dados pelos estudantes resultou na produção de matéria de cunho jornalístico (áudio e vídeo) como produto das análises e considerou as opções de lazer (espaços públicos e privados), o tipo de interesse, como a população tem usado o espaço, se ele é destinado a um público específico e se realmente atende às expectativas da comunidade. O objetivo foi proporcionar o conhecimento da importância do lazer, os espaços sociais existentes enquanto promoção da qualidade de vida, pluralidade de ações, divertimento e ludicidade, além de instigar a visão crítica acerca das condições desses espaços e refletir se a comunidade local tem a possibilidade de gozar do direito ao lazer, que é assegurado pela Constituição Federal a todos os cidadãos.

 

 

 

As apresentações do material produzido pelos alunos aconteceram no dia 29 de agosto, no auditório do Campus Santana do Ifap, onde cada grupo compartilhou suas experiências e percepções sobre a pesquisa realizada.

 

Mais Imagens

 

Por Keila Gibson, jornalista do Campus Santana

Instituto Federal do Amapá (Ifap)
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Twitter: @ifap_oficial
Facebook:/institutofederaldoamapa

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página