Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Mais Notícias > Curso de raciocínio lógico gratuito prepara para concurso público no Ifap de Santana
Início do conteúdo da página

Curso de raciocínio lógico gratuito prepara para concurso público no Ifap de Santana

Publicado: Quinta, 08 de Setembro de 2022, 09h16 | Última atualização em Sexta, 09 de Setembro de 2022, 09h20

 

Com o objetivo de auxiliar no desenvolvimento e formalização do raciocínio lógico voltado para provas de concursos públicos, o Instituto Federal do Amapá (Ifap), Campus Santana, está lançando o projeto de extensão “Raciocínio lógico para concurso”, que consiste em aulas presenciais gratuitas aos sábados para turma de 40 alunos, composta de público interno e externo à instituição. O curso inicia no próximo dia 17 de setembro, no horário das 14h às 17h, com previsão de término em 10 de dezembro. As inscrições estão abertas em eventos.ifap.edu.br até o limite de vagas.

O curso de raciocínio lógico será ministrado pelo professor Rafael Silveira e é voltado a pessoas interessadas em concorrer a uma vaga de concurso público e/ou a processo de seleção para contratação temporária, sendo que das 40 vagas, 20 são para o público interno e 20 para o público externo. Com a finalidade de aproximar o Instituto da comunidade, as aulas serão ministradas presencialmente no Campus Santana.

O raciocínio lógico é um tema recorrente que ocupa entre 10% a 15% do total das questões de prova em concursos públicos, sendo em alguns casos um dos critérios de desempate entre os concorrentes. Os objetivos gerais do projeto são o desenvolvimento do raciocínio lógico, a compreensão de suas estruturas e aplicações em situações problemas e argumentos, tendo como base o referencial teórico da área da lógica e os editais dos processos seletivos e concursos públicos nas mais diversas áreas publicados e previstos no ano de 2022.

Espera-se com o projeto levar o aluno a compreender o que é uma proposição (particular e universal) e sua relação entre sujeitos e objetos; expressar uma proposição em diversas formas e, posteriormente, um argumento; analisar o conjunto de proposições em um argumento; compreender o que são argumentos válidos e inválidos; compreender e aplicar as regras de dedução, sendo elas a natural, hipotética, sequencial e matemática. A metodologia adotada é a resolução de problemas voltados a análises de argumentos escritos, orais e matemáticos, além de exercícios extraídos de provas anteriores (seguindo as instituições organizadoras de cada concurso).

 

Por Keila Gibson, jornalista do Campus Santana

Instituto Federal do Amapá (Ifap)
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Twitter: @ifap_oficial
Facebook:/institutofederaldoamapa

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página