Estudantes simulam assembleia da ONU em projeto interdisciplinar sobre direitos humanos e diversidade cultural
Oitenta estudantes dos cursos Técnicos em Comércio Exterior e Logística do Campus Santana do Instituto Federal do Amapá (Ifap) estão participando de projeto de ensino que envolve a simulação de uma Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas), com direito a discursos diplomáticos. As reuniões acontecerão no Plenário do Fórum da Comarca de Santana do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), dias 9, 19 e 21 de setembro, no horário das 8h às 13h.
O objetivo do projeto interdisciplinar Organização das Nações Unidas – Direitos Humanos e Diversidade Cultural é proporcionar aos alunos formação cidadã ampla, consciente e interpretativa com relação aos direitos humanos, respeitando a diversidade cultural de cada nação que compõe a ONU e projetando as peculiaridades da legislação internacional como promoção da dignidade da pessoa humana em todos os ambientes. A interdisciplinaridade do projeto se baseia no estudo da Declaração Universal dos Direitos Humanos, seus princípios e dimensões, bem como as funções e atuação da Organização das Nações Unidades, estudo da Carta da ONU e legislação correlata, assim como o impacto de suas decisões no cenário econômico, social e político dos países do globo.
Os alunos farão discursos como representantes de países-membros da ONU, considerando a defesa e proteção dos direitos humanos, sua relação com os aspectos culturais, políticos, econômicos, religiosos e sociais, “simulando” a Assembleia Geral da ONU, contribuindo com a melhoria do processo ensino-aprendizagem das turmas participantes e com o desenvolvimento da escrita técnica e oratória dos alunos.
Os textos dos discursos serão avaliados por professores de Língua Portuguesa e de Direito do Campus Santana, observando os aspectos relativos ao gênero textual, coesão, coerência, escrita formal e adequada para a ocasião e o desenvolvimento dos objetivos propostos e demais critérios técnicos. Durante os pronunciamentos, todos os professores envolvidos na atividade darão parecer sobre a exposição de cada aluno, considerando os objetivos propostos e a relação com suas respectivas áreas de atuação profissional, a postura e projeção dos discursistas, bem como demais critérios que auxiliem na evolução técnico-profissional.
O projeto interdisciplinar aborda os componentes curriculares Introdução ao Estudo do Direito, Marketing Internacional e Operações Logísticas em Comércio Exterior, que compõem a formação de nível médio técnico integrado Comércio Exterior, e os componentes curriculares Noções de Direito Aplicadas à Logística e Logística de Mercado, que fazem parte da matriz curricular do curso Técnico em Logística, além dos componentes Língua Portuguesa e Literatura que fazem parte da formação básica, comum a todos os cursos.
Os alunos da turma de Logística (2020) foram os primeiros a se apresentarem, sendo avaliados pela professora Gláucia Miximin (centro) e Lidiane Miranda (à direita)
Turma de Comércio Exterior (2020) se apresentou no segundo dia projeto e foi avaliada pelos professores Tiego Alencar (Língua Portuguesa) e Whitney Cabral (Relações Exteriores), além de Gláucia Maximin
A equipe de execução do projeto é formada pelos professores Gláucia Maximin (coordenação), Tiego Ramon Alencar, Lidiane Amanajás Miranda e Whitney Cabral (colaboradores).
Álbum da turma de Logística 2020
Álbum de turma de Comex 2021
Por Keila Gibson, jornalista do Campus Santana
Instituto Federal do Amapá (Ifap)
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Twitter: @ifap_oficial
Facebook:/institutofederaldoamapa
Redes Sociais