Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Mais Notícias > Estudantes simulam assembleia da ONU em projeto interdisciplinar sobre direitos humanos e diversidade cultural
Início do conteúdo da página

Estudantes simulam assembleia da ONU em projeto interdisciplinar sobre direitos humanos e diversidade cultural

Publicado: Quinta, 08 de Setembro de 2022, 12h12 | Última atualização em Terça, 20 de Setembro de 2022, 13h06

 

 

Oitenta estudantes dos cursos Técnicos em Comércio Exterior e Logística do Campus Santana do Instituto Federal do Amapá (Ifap) estão participando de projeto de ensino que envolve a simulação de uma Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas), com direito a discursos diplomáticos. As reuniões acontecerão no Plenário do Fórum da Comarca de Santana do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), dias 9, 19 e 21 de setembro, no horário das 8h às 13h.

O objetivo do projeto interdisciplinar Organização das Nações Unidas – Direitos Humanos e Diversidade Cultural é proporcionar aos alunos formação cidadã ampla, consciente e interpretativa com relação aos direitos humanos, respeitando a diversidade cultural de cada nação que compõe a ONU e projetando as peculiaridades da legislação internacional como promoção da dignidade da pessoa humana em todos os ambientes. A interdisciplinaridade do projeto se baseia no estudo da Declaração Universal dos Direitos Humanos, seus princípios e dimensões, bem como as funções e atuação da Organização das Nações Unidades, estudo da Carta da ONU e legislação correlata, assim como o impacto de suas decisões no cenário econômico, social e político dos países do globo.

Os alunos farão discursos como representantes de países-membros da ONU, considerando a defesa e proteção dos direitos humanos, sua relação com os aspectos culturais, políticos, econômicos, religiosos e sociais, “simulando” a Assembleia Geral da ONU, contribuindo com a melhoria do processo ensino-aprendizagem das turmas participantes e com o desenvolvimento da escrita técnica e oratória dos alunos.

 

 

Os textos dos discursos serão avaliados por professores de Língua Portuguesa e de Direito do Campus Santana, observando os aspectos relativos ao gênero textual, coesão, coerência, escrita formal e adequada para a ocasião e o desenvolvimento dos objetivos propostos e demais critérios técnicos. Durante os pronunciamentos, todos os professores envolvidos na atividade darão parecer sobre a exposição de cada aluno, considerando os objetivos propostos e a relação com suas respectivas áreas de atuação profissional, a postura e projeção dos discursistas, bem como demais critérios que auxiliem na evolução técnico-profissional.

O projeto interdisciplinar aborda os componentes curriculares Introdução ao Estudo do Direito, Marketing Internacional e Operações Logísticas em Comércio Exterior, que compõem a formação de nível médio técnico integrado Comércio Exterior, e os componentes curriculares Noções de Direito Aplicadas à Logística e Logística de Mercado, que fazem parte da matriz curricular do curso Técnico em Logística, além dos componentes Língua Portuguesa e Literatura que fazem parte da formação básica, comum a todos os cursos.

 

Os alunos da turma de Logística (2020) foram os primeiros a se apresentarem, sendo avaliados pela professora Gláucia Miximin (centro) e Lidiane Miranda (à direita) 

 

Turma de Comércio Exterior (2020) se apresentou no segundo dia projeto e foi avaliada pelos professores Tiego Alencar (Língua Portuguesa) e Whitney Cabral (Relações Exteriores), além de Gláucia Maximin

 

A equipe de execução do projeto é formada pelos professores Gláucia Maximin (coordenação), Tiego Ramon Alencar, Lidiane Amanajás Miranda e Whitney Cabral (colaboradores).

 

Álbum da turma de Logística 2020

Álbum da turma Comex 2020

Álbum de turma de Comex 2021  

 

 

Por Keila Gibson, jornalista do Campus Santana

Instituto Federal do Amapá (Ifap)
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Twitter: @ifap_oficial
Facebook:/institutofederaldoamapa

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página