Página inicial > Mais Notícias > É do Ifap: segundo melhor projeto de Ensino Médio no “Science Days” começa a ser implementado

Publicado: Quinta, 15 de Setembro de 2022, 10h57 | Última atualização em Sexta, 23 de Setembro de 2022, 10h57

Ao centro, os estudantes Felipe Soares e Fabrina Carvalho, autores do Projeto Oásis, ao lado da professora Roberta Cacela, na entrega das medalhas pelos organizadores do Science Days

Com o objetivo de gerar impacto social e educativo na juventude amapaense por meio do protagonismo juvenil, dois estudantes do Campus Santana do Ifap serão ministrantes do projeto de extensão "O protagonismo juvenil como forma de desenvolver líderes e impulsionar mudanças sociais - Projeto Oásis", que recebeu três premiações na 7ª edição da Feira Internacional de Ciência e Tecnologia Science Days, que aconteceu no início deste mês em Macapá. Uma delas conferiu o 2º lugar geral (e 1º entre os inscritos do Amapá) na categoria Projetos do Ensino Médio, as demais foram o recebimento de credenciais para os eventos internacionais Mostratec 2022, no mês de outubro, em Novo Hamburgo (RS), e XIX Encuentro Juvenil Latino Americano de Ciência, Tecnologia, Innovacion y Emprendimiento, no primeiro semestre de 2023, no Equador.

O Science Days é uma das maiores feiras da América Latina da área espacial, que busca despertar o interesse de crianças, jovens e adultos pelas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática. A 7ª edição do evento aconteceu em Macapá, dias 2 e 3 de setembro, na sede da AABB, e contou com os eventos simultâneos Mostra Científica e Tecnológica da Amazônia (MostrAmazônia), que é filiada à Feira Brasileira Ciências e Engenharia (Febrace), e a Mostratec, maior feira de ciências da América Latina. Foi na MostrAmazônia que o Projeto Oásis conquistou as credenciais para participar dos eventos internacionais de ciência, tecnologia e inovação.

Felipe Soares e Fabrina Carvalho ministrarão as oficinas do projeto de extensão de sua autoria para estudantes de escolas de Santana

O projeto Oásis é de autoria dos alunos Felipe Rodrigues Soares e Fabrina da Silva Carvalho, do segundo ano do ensino médio técnico do Ifap, sob a orientação da professora Roberta Cacela Almeida, e vai se dar por meio da aplicação e desenvolvimento de atividades de cunho formativo, como palestras, dinâmicas, roda de conversa, oficinas para jovens de dentro e de fora do Instituto. Um dos objetivos é despertar no jovem o interesse para assuntos relacionados ao impacto social, liderança e oportunidades extracurriculares, buscando estimular o desenvolvimento do protagonismo juvenil para que realizem mudanças positivas nos contextos em que vivem.

Encontros

A programação de mentorias do projeto Oásis ocorrerá em sete encontros, duas vezes ao mês, com a duração total de um semestre. Após essa primeira edição do projeto, espera-se realizar duas edições em cada semestre de 2023. Nesta quinta-feira, 15 de setembro, às 14h, no Campus Santana, ocorrerá o primeiro encontro, com 30 alunos inscritos. No mês de novembro, duas oficinas serão realizadas em escolas estaduais ainda em processo de escolha. Os encontros contarão com a participação de convidados, via webconferência, pertencentes a organizações não-governamentais, embaixadas, movimentos sociais e que atuam com a formação de jovens protagonistas no Brasil e em países da América Latina.

Jovens Embaixadores

Em julho deste ano, Felipe Rodrigues Soares representou o Amapá no programa Jovens Embaixadores, que seleciona estudantes do ensino médio público de todo o país com excelente desempenho escolar, fluência em inglês, capacidade de liderança e espírito empreendedor para intercâmbio de três semanas nos Estados Unidos (EUA). O programa é patrocinado pela Embaixada e Consulado dos EUA no Brasil e conta com o apoio de parceiros dos setores público e privado. A viagem incluiu a capital dos EUA, Washington, D.C. Os estudantes ainda participaram de atividades, como oficinas sobre liderança e empreendedorismo, projetos de impacto social, reuniões com representantes do governo e visitas a escolas da região, onde fizeram apresentações sobre o Brasil.

O estudante do Ifap que defende o protagonismo para impactar positivamente na vida do jovem realizou o sonho e conhecer os Estados Unidos