Campus Santana apresenta projetos no XIII Connepi
A décima terceira edição do Connepi reuniu centenas de congressistas de 17 Institutos Federais
Três trabalhos de estudantes da graduação do Campus Santana do Instituto Federal do Amapá (Ifap) fizeram parte da programação do XIII Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação (Connepi), que aconteceu pela primeira vez em formato híbrido no período de 26 a 29/9/2022. Sob o tema “CONNEPI que Transforma: Diversidade e Inclusão”, o evento foi organizado pelo Instituto Federal de Rondônia (IFRO) e sediado no Campus Porto Velho Calama (RO).
Como parte das atividades on-line (apresentação de trabalhos), o Campus Santana participou com os trabalhos na modalidade Resumo: “Por que o PIB é o indicador de maior relevância do Brasil?”, de autoria dos acadêmicos Paulo Rufino Benayhun Junior (2021) e Andreza Brandão da Silva (2020), “Corrente de Comércio Brasileira e a Covid-19: um retrato de 2020/21”, de autoria de Aline Silva da Costa (2020), Eliza Silva da Costa (2020) e Michael da Silva Costa (2019), e “Treinamento e Desenvolvimento: uma síntese de suas diferenças”, de Emanuela de Souza Guedes (2022) e Júlio Cezar Lima da Silva (2019). Todos os trabalhos orientados pelo professor Rogério Luiz da Silva Ramos.
Entre os trabalhos apresentados, todos pertencentes ao curso de Tecnologia em Comércio Exterior, o que abordou sobre treinamento e desenvolvimento de pessoas no ambiente corporativo fez parte das pesquisas para o trabalho de conclusão de curso (tcc), enquanto que os dois demais foram desenvolvidos dentro da disciplina Teoria e Prática Cambial.
Além do Campus Santana, acadêmicos e professores dos campi Macapá, Laranjal do Jari e Porto Grande participaram do XIII Connepi de forma presencial, com a apresentação de trabalhos na Mostra Tecnológica, e todos puderam participar da programação híbrida de palestras, mesas-redondas e Mostra Cultural.
III CoBICET
Também de forma on-line, o Campus Santana marcou presença no III Congresso Brasileiro Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (CoBICET), com a apresentação do trabalho “Scientific Divulgation: why is it necessary?” (Divulgação Científica: por que é necessária?), apresentado pela acadêmica Emanuela de Souza Guedes (2022), com a participação do professor Éder de Oliveira Picanço, orientado pelo professor Rogério Luiz Ramos. O projeto pertence à área temática EXTE - Extensão em Ciência e Tecnologia e o resumo pode ser acessado aqui.
Emanuela Guedes defendeu o tema divulgação científica no Cobicet
O CoBICET constou de programação em 12 áreas temáticas, composta de palestras, minicursos e apresentações de trabalhos de ciência e tecnologia e enfoque nos atuais desafios da educação interdisciplinar. Neste ano, o III CoBICET aconteceu 100% on-line, com atividades assíncronas e síncronas, no período de 29 de agosto e 2 de setembro de 2022, sob o tema: “15 anos dos BIs e LIs: retrospectiva, resistência e futuro”.
Por Keila Gibson, jornalista do Campus Santana
Instituto Federal do Amapá (Ifap)
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Twitter: @ifap_oficial
Facebook:/institutofederaldoamapa
Redes Sociais