Estudantes conhecem processo de marketing e criação publicitária de empresa do estado
Conhecimentos sobre a vivência do mercado de trabalho, produtos, processos e serviços in loco e a integração entre eles puderam ser apreendidos pelos estudantes dos cursos técnicos integrados em Publicidade e Marketing do Campus Santana do Ifap durante as visitas técnicas realizadas a empresa do ramo lojista do estado e agência de publicidade contratada. Os deslocamentos das quatro turmas de 2º e 3º anos aconteceram no período da manhã dos dias 18, 19, 20 e 21, com o acompanhamento de professores dos cursos.
O professor Jakson Barbosa acompanhou as turmas do 2º ano aos setores de marketing da Domestilar e à agência de publicidade M2, responsável pela mídia da empresa. As visitas se deram aos setores de criação, edição, produção, tráfego, que é onde se dá a organização do fluxo de trabalho da agência, e ao setor de mídia, que define onde cada campanha deve ser veiculada.
No estúdio de gravação, os visitantes foram desafiados a criar uma campanha naquele momento e usar o estúdio da agência para a gravação. Os estudantes criaram campanhas sobre o Hallowen e sobre os Jogos Internos do Campus. O material foi editado e entregue aos criadores. “Foram visitas técnicas muito produtivas, que permitiram que os alunos percebessem de fato como acontece o processo de elaboração de uma campanha, desde a chegada do briefing, na agência, até a veiculação no rádio e televisão. Tanto perceberam e dominaram esses conteúdos, que foram capazes de, em poucos minutos, conceber e gravar VTs com qualidade para serem veiculados em televisão e em redes sociais. De fato, representaram visitas técnicas, porque eles tiveram a chance de entrar em contato e conhecer o dia a dia e o ritmo de produção de uma agência de publicidade”, relatou o docente.
As visitas técnicas tiveram a participação dos professores Ana Paula Bourscheid, Éder de Oliveira Picanço, Josiane Cristina dos Santos e Jackson Barbosa, e contemplaram os conteúdos de sala de aula sobre: rotinas do departamento e planejamento de marketing de uma empresa; relacionamento com parceiros; ações de marketing nos PDVs; atividades de marketing; treinamentos; interações departamentais entre o marketing e demais departamentos de uma empresa; trade marketing (estratégias de cooperação entre as marcas e a empresa); propaganda (agenciamento); Relações Públicas; ações institucionais; Benchmarking; desafios do período do lockdown; estratégias para o Black Friday e para o período de fim de ano.
Na avaliação da professora Ana Paula Bourscheid, as visitas permitiram aos alunos constatar como as diferentes áreas dialogam para planejar e executar qualquer narrativa publicitária. “Uma experiência positiva dessa visita é o fato de que os alunos conseguiram visualizar como a atividade publicitária se organiza na prática e como é necessário estar atualizado, porque as técnicas se aperfeiçoam e os profissionais precisam acompanhá-las”. Para a estudante da turma 2021.1 de Publicidade Nicole Vitoria de Souza, “foi incrível conhecer um pouco mais sobre o curso que escolhemos. Nos sentimos muito bem no ambiente e cada setor nos proporcionou muitos conhecimentos em relação ao que vamos exercer futuramente.”
Por Keila Gibson, jornalista do Campus Santana
Instituto Federal do Amapá (Ifap)
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Twitter: @ifap_oficial
Facebook:/institutofederaldoamapa
Redes Sociais