Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Mais Notícias > IV Corredor Literário enfoca cultura afro-amazônica e práticas antirracistas
Início do conteúdo da página

IV Corredor Literário enfoca cultura afro-amazônica e práticas antirracistas

Publicado: Terça, 06 de Dezembro de 2022, 07h11 | Última atualização em Terça, 06 de Dezembro de 2022, 07h14

 

O hábito da leitura, das reflexões sobre temáticas que envolvem manifestações artísticas da cultura e da literatura afro-amazônica, nacional e internacional, e a conscientização para práticas antirracistas serão o foco do IV Corredor Literário, projeto multidisciplinar que envolverá estudantes do 1º ao 3º ano do ensino médio técnico do Campus Santana do Instituto Federal do Amapá (Ifap). A programação acontecerá no dia 8 de dezembro, das 8h às 18h.

No IV Corredor Literário serão apresentados os produtos sobre literatura e artes trabalhados em sala de aula no decorrer da 3ª e 4ª etapas do ano letivo de 2022. A programação do evento contempla os componentes de Língua Portuguesa e Literatura, Língua Inglesa, Língua Espanhola, Artes, Fotografia Publicitária, Química e Filosofia. Haverá mostra científica e tecnológica; exposição sobre os capítulos do Pequeno Manual Antirracista de Djamila Ribeiro; exposição de poesias e trabalhos literários; exposição de artes visuais; feira das profissões; roda de conversa sobre empreendedorismo afro; e outros.

Por meio do tema “Literatura e saberes da cultura afro-amazônica”, o projeto pretende enfatizar as manifestações artísticas da cultura e da literatura amazônica e, considerando as questões étnicas e as peculiaridades da realidade estadual e regional, traz como foco as manifestações africanas no contexto geral e o marabaixo como marco da identidade local. A finalidade é promover discussões sobre a cultura local e a função da literatura e seu papel político-social, estético, cognitivo e lúdico. Outras manifestações com viés artístico-cultural trabalhadas em sala de aula também irão compor as exposições. A temática e discussões provocadas pelo Dia Nacional da Consciência Negra (20 de novembro) estão no foco do projeto, assim como manifestações de combate ao racismo e de conscientização para práticas antirracistas.

A coordenadora e proponente do projeto, professora Givanilce da Silva, espera incentivar os participantes a buscar a leitura, ampliando, com isso, a capacidade de compreensão da realidade social. “Espera-se que os alunos se sintam motivados a desenvolver a prática de leitura de textos, imagens e outras simbologias, a fim de colaborar com o desenvolvimento das competências linguísticas tanto na língua portuguesa, quanto nas línguas estrangeiras, colaborando principalmente com o processo ensino/aprendizagem dos alunos. Espera-se, ainda, conscientizá-los da necessidade do respeito às culturas afrodescendentes e coibir qualquer manifestação de preconceitos e racismo.”

O evento tem também a colaboração dos professores: Daniel Madureira, Tiego Alencar, Letícia Grangeiro, Ana Paula Bourscheid, Karine Ribeiro, Suzamar Carreiro, Juliana Cardoso, Roberta Cacela, Nazaré Almeida, Cláudia Patrícia Nunes Almeida, Vanessa Gonzalez, Rafael Silveira e Rafael Lins.

 

Programação

8/12

8h - Palestra “Memória, cultura e identidade"

Apresentação cultural Marabaixo

Abertura

10h - Exposição de poesias e trabalhos literários

Exposição sobre os capítulos do Pequeno

Manual Antirracista de Djamila Ribeiro

Exposição Os Tijolos de Stonewall

Exposição fotográfica Psicologia das Cores:

Vidas e Cores da Amazônia

Exposição de artes visuais

Mostra científica e tecnológica

10h – 12h

Contação de histórias

Feira das profissões

14h – 16h

Violência contra mulheres na Amazônia

Roda de conversa sobre Empreendedorismo Afro

16h - Show de talentos

17h

Poesia nas redes

Piquenique literário

Encerramento

 

Por Keila Gibson, jornalista do Campus Santana

Instituto Federal do Amapá (Ifap)
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Twitter: @ifap_oficial
Facebook:/institutofederaldoamapa

registrado em:
Fim do conteúdo da página