Carna IF Santana aborda diversão com prevenção e combate ao assédio
A época carnavalesca é também uma oportunidade para o exercício de ações educativas no âmbito escolar. Mantendo a tradição nesse período, o Campus Santana do Instituto Federal do Amapá (Ifap) promoveu o Carna IF Santana 2023 com o tema “Folia com diversão, conscientização e saúde”. A ação transversal envolveu o diálogo com todas as áreas compreendidas na formação de nível médio técnico integrado do Ifap e proporcionou uma tarde inteira de integração e folia na última sexta-feira, 17 de fevereiro.
Turmas de 2º e 3º anos dos cursos Técnicos Integrados em Comércio Exterior, Marketing, Publicidade e Logística, juntamente com uma equipe de professores colaboradores, participaram da organização do evento de carnaval com educação do Campus Santana. Das tarefas de produção e decoração com o tema carnavalesco à apresentação de banda formada por alunos do Campus, o evento explorou uma diversidade de saberes da cultura brasileira e regional aplicados à orientação para condutas responsáveis, de respeito à diversidade e de cuidados e prevenção a ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis) e gravidez na adolescência.
::::::::::::::::::::VEJA O ÁLBUM DE FOTOS::::::::::::::::::::
Para o proponente do Carna IF Santana 2023, professor Raí Brazão Oliveira, a ação faz parte do processo ensino-aprendizagem. “O mês de fevereiro é o período de celebração de uma das maiores tradições culturais do Brasil, que é o carnaval. Para alguns, é fonte de renda; para outros, momento de lazer e diversão; mistura de crenças e religiões, política, entre outros temas transversais, como a educação. O Campus Santana compreende este momento não só de forma lúdica mas também no processo de ensino-aprendizagem, pois oportuniza o contato com a arte, a cultura, a história, além de ser um excelente palco para se falar sobre responsabilidade, respeito, diversidade, cuidados e prevenção de ISTs e gravidez na adolescência.”
No espaço escolhido para o evento de carnaval, o hall de entrada do Campus, os blocos representando os cursos técnicos se revezavam em desfiles temáticos, como o “Zona de perigo” (Comércio Exterior), “Prevenção sempre à mão” (Logística), “Identidade” (Marketing) e “Não é Não” (Publicidade). Cada um deles trazendo mensagens de alerta, como para o combate ao assédio, prevenção e combate a ISTs, gravidez na adolescência e o não uso de drogas.
A dinâmica do evento contou com uma avaliação dos conhecimentos sobre ISTs realizada por meio de quiz educativo pelo Setor de Assistência Estudantil (SAE), em que se sagrou vencedor o bloco de Logística, “Prevenção sempre à mão”. Já no desfile temático, o bloco “Não é Não”, com o tema Assédio, saiu vencedor. Todos receberam brindes institucionais e certificado. A estudante de Publicidade Yasmim Pereira Silva dá um recado: “Falar sobre isso é muito importante, principalmente nos blocos de carnaval, onde muitas mulheres são assediadas. Por isso, diga ‘não’ ao assédio!”.
Por Keila Gibson, jornalista do Campus Santana
Instituto Federal do Amapá (Ifap)
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Twitter: @ifap_oficial
Facebook:/institutofederaldoamapa
Redes Sociais