Projeto de robótica do Ifap em escolas públicas faz medalhistas na ONEE
Medalhistas da 2ª ONEE e alunas do curso de Robótica entre Marlon Nascimento (diretor-geral) , o estudante bolsista Miguel Tavares e os professores Zigmundo de Paula (pai do aluno medalhista João Guiherme) e Dimitri Mahmud
Quatro alunos do ensino fundamental de escola pública que participaram do projeto de extensão Criativemaker, do Laboratório Maker do Campus Santana, do Instituto Federal do Amapá (Ifap), foram medalhistas na segunda Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE), em avaliação realizada no final de 2022. Nesta quinta-feira, 16/3, eles receberam as medalhas de ouro (3) e prata (1) do coordenador local do projeto, professor Dimitri Alli Mahmud.
O Criativemaker está vinculado ao Programa Institucional de Robótica do Ifap como ação da Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proeppi) e é implementado pelas unidades de ensino do Instituto por meio dos laboratórios makers. Ao todo, oito alunos da Escola Estadual Prof. Rodoval Borges Silva, no município de Santana, onde o projeto Criativemaker executado pelo Campus Santana se desenvolveu no ano de 2022, foram inscritos pelo coordenador local do projeto.
Segundo Dimitri Mahmud, a olimpíada é importante para os alunos do CriativeMaker porque os coloca em contato com o consumo eficiente de energia elétrica, o que faz parte do conteúdo formativo do projeto de robótica educacional. “No curso de robótica nós não falamos só especificamente de robótica, falamos sobre energias renováveis, consumo de energia, porque o robô também necessita disso tudo. Fazemos essa abordagem sobre temas atuais relacionados à eficiência energética”, explicou Mahmud. Receberam as medalhas os alunos Amanda Rocha Bacelar (prata), Patrícia da Silva Rodrigues (ouro), João Guilherme Pereira de Paula (ouro) e Davih Johrdan dos Santos Paiva (ouro).
Dimitri Mahmud com alunos que fizeram parte da turma de robótica e o bolsista do Ifap Miguel Tavares
A ONEE é um evento técnico-científico organizado pelas concessionárias de energia elétrica do país por intermédio do Programa de Eficiência Energética (PEE) da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e tem, entre outros objetivos, o de estimular alunos dos anos finais do Ensino Fundamental quanto ao uso racional e eficiente da energia elétrica, e torná-los multiplicadores desse comportamento.
A segunda edição da olimpíada teve a participação de cerca de 200 mil estudantes dos 8º e 9º anos de escolas públicas e particulares de todas as regiões do país, que foram testados em seus conhecimentos sobre fontes energéticas e formas de combater o desperdício de energia elétrica em provas que aconteceram entre os dias 24 e 29 de outubro. Receberam medalhas de ouro, prata e bronze 22 mil estudantes por terem se destacado no evento coordenado pela Aneel e pelo Instituto da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) e realizado pelas empresas concessionárias de energia elétrica que operam em 24 estados e no Distrito Federal.
Registros do curso de robótica básica que aconteceu em 2022 na Escola Rodoval Borges, no município de Santana
O projeto de robótica educacional continua neste ano, desta vez com ações também nos eixos de ensino e pesquisa e extensão. De acordo com o coordenador do laboratório Maker do Ifap de Santana, “conteúdos como robótica básica, a parte elétrica e matemática também preparam para a olimpíada de robótica que deve acontecer no mês de agosto, da qual o Ifap participa desde 2011, e o Campus Santana, desde 2015”.
Juliana Sales, como aluna da escola Rodoval Borges e, hoje, como estudante do ensino médio integrado do Campus Santana
A estudante Juliana Sales participou do curso de robótica básica do projeto Criativemaker e o recomenda para todos os interessados. “Eu fui aluna da escola Rodoval Borges e participei do curso de robótica do Ifap quando ele foi pra lá. É muito interessante e me fez adquirir diversos conhecimentos de programação, automação e outros. Eu recomendo!”, declarou a aluna, que ingressou neste ano no ensino médio integrado do Ifap para o curso Técnico em Logística.
Matéria relacionada: Robótica educacional do Ifap chega em alunos do ensino fundamental de Santana
Por Keila Gibson, jornalista do Campus Santana
Instituto Federal do Amapá (Ifap)
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Twitter: @ifap_oficial
Facebook:/institutofederaldoamapa
Redes Sociais