Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Mais Notícias > Formulação de ideias e elaboração de projetos pautam reunião da Proeppi no Campus Santana
Início do conteúdo da página

Formulação de ideias e elaboração de projetos pautam reunião da Proeppi no Campus Santana

Publicado: Quinta, 30 de Março de 2023, 16h06 | Última atualização em Quinta, 30 de Março de 2023, 16h28

 

 

A Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proeppi) do Instituto Federal do Amapá esteve no Campus Santana, dia 29 de março, em reunião de planejamento e alinhamento das ações com o Departamento de Pesquisa e Extensão local. A agenda de trabalho está sendo realizada em todos os seis municípios onde o Instituto se faz presente.

Um dos objetivos da presença da Proeppi nos campi é apresentar e discutir as potencialidades locais das regiões onde a unidade de ensino atua. “A ideia é sair daqui com pautas que possam contribuir com o avanço e o fortalecimento da educação profissional e tecnológica em todos os municípios onde o Ifap se faz presente”, declarou o pró-reitor da Proeppi, Romaro Silva.

Neste ano, o Ifap já ofertou à comunidade interna e externa a participação em editais de seleção de professor formador e equipe pedagógica do curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Agente Cultural, para turmas que serão abertas em todos os campi, como parte do projeto Cultura no Meio do Mundo. Além disso, neste momento a pasta também trabalha com vistas à elaboração de propostas que serão submetidas a parlamentares e ministérios com a finalidade de captação de recursos de emenda. Um dos projetos em curso trata sobre a oferta de clínicas móveis nas seis unidades do Ifap por meio do programa Empodera Mulher.

 

 

No mês de novembro de 2022, o Ifap consolidou o processo de credenciamento na Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC) da Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (Funcern). O órgão intermediará a oferta de produtos e serviços à comunidade, um passo decisivo para a ampliação da política de ensino, pesquisa, extensão e inovação.

O desenvolvedor de projetos da Funcern, Francisco Carlos de Oliveira, tem acompanhado a agenda da Proeppi pelo estado. Segundo ele, o Instituto apresenta potencial para a implementação de ações com impacto no desenvolvimento socioeconômico e ambiental da região. “Temos interagido com algumas instituições e empresas, junto com professores do Instituto, e temos a certeza de que num breve espaço de tempo teremos celebrado contratos e acordos de cooperação que beneficiarão a economia e a questão ambiental no estado do Amapá nas áreas florestal, de pesca e alimentos e na área da mineração.”

 

José Carlos Corrêa de Carvalho e Romaro Silva 

Ao mesmo tempo em que trabalha nos últimos meses com a perspectiva parlamentar, o Ifap também busca recursos junto aos demais ministérios, além do MEC, que possam ser aplicados nas ações institucionais bem como na produção de científica e na formação.

A agenda contou com a participação dos setores que compõem a Proeppi e com o Deppi do Campus Santana por meio da chefe de departamento professora Leidiane Vaz dos Santos e do coordenador José Carlos Corrêa de Carvalho Junior. “As reuniões mensais são fundamentais para garantir que a Proeppi alcance melhor a comunidade. Os campi socializam suas atividades, dificuldades, necessidades, e ideias são debatidas. As ações de extensão, pós-graduação, pesquisa e inovação mobilizam vários atores, como empresas, escolas, organizações públicas, universidades, e ter uma perspectiva conjunta do trabalho é fundamental para integrar e alinhar tudo de bom que o Ifap pode oferecer para a sociedade amapaense”, considerou Leidiane Santos.

 

Matérias relacionadas: 

Ifap lança projeto Mais Cultura no Meio do Mundo (https://ifap.edu.br/index.php/mais-noticias/ifap-lanca-projeto-mais-cultura-no-meio-do-mundo)

Ifap recebe representantes da Fucern   (https://ifap.edu.br/index.php/mais-noticias/ifap-recebe-visita-de-representantes-da-funcern)

 

Por Keila Gibson, jornalista do Campus Santana

Instituto Federal do Amapá (Ifap)
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Twitter: @ifap_oficial
Facebook:/institutofederaldoamapa

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página