Página inicial > Mais Notícias > Produção de álcool abre projeto de extensão da área das ciências naturais no Campus Santana

Publicado: Quarta, 19 de Abril de 2023, 06h27 | Última atualização em Quinta, 20 de Abril de 2023, 07h26

A primeira área das ciências naturais a ser entregue à comunidade escolar de Santana na forma de aprendizado pelo Campus do Instituto Federal do Amapá (Ifap) foi a de química. A oficina Produção de Álcool 70 Glicerinado mobilizou 35 estudantes da escola estadual Joanira Del Castillo, no dia 13 de abril, e abriu as portas do Laboratório de Química para a comunidade externa. Outras visitas com demonstrações e experiências estão agendadas para ocorrer nos laboratórios de Física e de Biologia.

O projeto de extensão “Laboratório de Ciências na comunidade escolar santanense” tem por objetivo apresentar aos alunos do 9° ano do ensino fundamental das escolas situadas no município de Santana a estrutura de ensino ofertada pelo Ifap de Santana por meio dos laboratórios de ciências. “A prática laboratorial é uma metodologia que atrai muito a atenção dos alunos e desperta a curiosidade, fazendo com que eles participem e interajam bastante no momento da explicação”, pontuou o técnico em laboratório Josefer Ranchel Neves, que divide com a professora de Química Nazaré Almeida a supervisão da oficina ministrada pelos estudantes monitores Daniel Henrique Santana, Letícia Sales, Iasmin Helena Gatinho e pela estagiária de Química da Universidade do Estado do Amapá (UEAP) Ivete Santos.

A apresentação e uso do laboratório de Química pelos alunos de fora do Instituto envolveu, além do compartilhamento sobre o processo de produção de álcool 70 glicerinado, conhecimentos de vidrarias e normas de segurança, que para a estudante monitora Letícia Sales fazem toda a diferença. “É um projeto ótimo, e essa etapa em que nós podemos ministrar para os alunos de outras escolas é incrível, pois conhecemos outras pessoas e ainda podemos mostrar para eles que o ensino médio não é um bicho de sete cabeças e que podemos aprender de uma forma descontraída e divertida”.

Para a estudante, que faz o 3º ano do curso Técnico em Publicidade, o fato de a oficina ser ministrada por alunos do Instituto serve de estímulo para os que vão ingressar no ensino médio a partir do próximo ano. “Os alunos nos vendo ministrar um curso é um incentivo, pois podem ver que o caminho tem obstáculos, mas que é possível sim chegar ao fim, e que eles conseguem e têm capacidade para realizar todos os seus sonhos. Espero que tenham gostado dessa prática com o álcool e que possam lembrar desse dia a vida toda”.

As atividades práticas envolvendo substâncias químicas, de acordo com Josefer, “auxiliam o ensino de química porque tornam o conhecimento mais convidativo para os alunos, já que eles conseguem ver na prática a aplicação dos conteúdos e passam a ver significado nos fenômenos químicos”.

O projeto de abertura de portas dos laboratórios de ciências do Campus para a comunidade escolar de Santana se estenderá até o mês de junho, com atividades nos dias 11 e 25/5, das 14h às 17h, no laboratório de Física, e dia 15/6, das 8h às 11h, no laboratório de Biologia. Estão agendadas nesta ordem as visitas das escolas estaduais José Ribamar Pestana e Santos Dumont e da escola estadual Rodoval Borges.