Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Mais Notícias > Produção de álcool abre projeto de extensão da área das ciências naturais no Campus Santana
Início do conteúdo da página

Produção de álcool abre projeto de extensão da área das ciências naturais no Campus Santana

Publicado: Quarta, 19 de Abril de 2023, 06h27 | Última atualização em Quinta, 20 de Abril de 2023, 07h26

 

 

A primeira área das ciências naturais a ser entregue à comunidade escolar de Santana na forma de aprendizado pelo Campus do Instituto Federal do Amapá (Ifap) foi a de química. A oficina Produção de Álcool 70 Glicerinado mobilizou 35 estudantes da escola estadual Joanira Del Castillo, no dia 13 de abril, e abriu as portas do Laboratório de Química para a comunidade externa. Outras visitas com demonstrações e experiências estão agendadas para ocorrer nos laboratórios de Física e de Biologia.

O projeto de extensão “Laboratório de Ciências na comunidade escolar santanense” tem por objetivo apresentar aos alunos do 9° ano do ensino fundamental das escolas situadas no município de Santana a estrutura de ensino ofertada pelo Ifap de Santana por meio dos laboratórios de ciências. “A prática laboratorial é uma metodologia que atrai muito a atenção dos alunos e desperta a curiosidade, fazendo com que eles participem e interajam bastante no momento da explicação”, pontuou o técnico em laboratório Josefer Ranchel Neves, que divide com a professora de Química Nazaré Almeida a supervisão da oficina ministrada pelos estudantes monitores Daniel Henrique Santana, Letícia Sales, Iasmin Helena Gatinho e pela estagiária de Química da Universidade do Estado do Amapá (UEAP) Ivete Santos. 

  

A apresentação e uso do laboratório de Química pelos alunos de fora do Instituto envolveu, além do compartilhamento sobre o processo de produção de álcool 70 glicerinado, conhecimentos de vidrarias e normas de segurança, que para a estudante monitora Letícia Sales fazem toda a diferença. “É um projeto ótimo, e essa etapa em que nós podemos ministrar para os alunos de outras escolas é incrível, pois conhecemos outras pessoas e ainda podemos mostrar para eles que o ensino médio não é um bicho de sete cabeças e que podemos aprender de uma forma descontraída e divertida”. 

 Para a estudante, que faz o 3º ano do curso Técnico em Publicidade, o fato de a oficina ser ministrada por alunos do Instituto serve de estímulo para os que vão ingressar no ensino médio a partir do próximo ano. “Os alunos nos vendo ministrar um curso é um incentivo, pois podem ver que o caminho tem obstáculos, mas que é possível sim chegar ao fim, e que eles conseguem e têm capacidade para realizar todos os seus sonhos. Espero que tenham gostado dessa prática com o álcool e que possam lembrar desse dia a vida toda”.

As atividades práticas envolvendo substâncias químicas, de acordo com Josefer, “auxiliam o ensino de química porque tornam o conhecimento mais convidativo para os alunos, já que eles conseguem ver na prática a aplicação dos conteúdos e passam a ver significado nos fenômenos químicos”.

O projeto de abertura de portas dos laboratórios de ciências do Campus para a comunidade escolar de Santana se estenderá até o mês de junho, com atividades nos dias 11 e 25/5, das 14h às 17h, no laboratório de Física, e dia 15/6, das 8h às 11h, no laboratório de Biologia. Estão agendadas nesta ordem as visitas das escolas estaduais José Ribamar Pestana e Santos Dumont e da escola estadual Rodoval Borges.

 

 

Por Keila Gibson, jornalista do Campus Santana

Instituto Federal do Amapá (Ifap)
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Twitter: @ifap_oficial
Facebook:/institutofederaldoamapa

registrado em:
Fim do conteúdo da página