Plantão pedagógico reforça o diálogo entre família e escola
O Campus Santana do Instituto Federal do Amapá (Ifap) realizou o primeiro plantão pedagógico do ano e escolheu o título IFamília para representar a importância do elo entre família e escola no desenvolvimento da formação universal do estudante. O plantão aconteceu no dia 4 de maio para todas as turmas do ensino técnico integrado integral.
Antes de pais e responsáveis serem recebidos em sala de aula pelos professores dos componentes curriculares, eles participaram de reunião com a equipe de gestão escolar, em que receberam orientações e informações dos setores de ensino e pedagógico. As reuniões para tratar de assuntos referentes tanto às turmas do primeiro quanto dos segundo e terceiro anos tiveram a participação do diretor-geral do Campus, Marlon Nascimento. Ele apresentou os servidores que estão atualmente à frente dos eixos de ensino (DEN) e de extensão, pesquisa, pós-graduação e inovação (Deppi), coordenadores de curso e do Serviço de Assistência Estudantil (SAE), além de informes da direção.
Diretor Marlon Nascimento apresenta a equipe técnica que está à frente dos eixos de ensino, pesquisa e extensão do Campus
Todos os representantes de departamento e coordenações tiveram oportunidade de fala em que foram pontuadas questões sobre comportamentos que têm por base o Manual do Estudante, critérios avaliativos, horários de aula, uniforme e passadas recomendações, tais como a importância da primeira alimentação antes de ir à escola. “É necessário que o aluno esteja bem alimentado antes de vir para escola para que não use o horário da aula para fazer o seu desjejum e para que consiga aguardar até que o almoço seja servido”, recomendou a médica do Ifap Aiania Cavalcante, ao abordar sobre cuidados com a saúde.
////////////REGISTROS FOTOGRÁFICOS DO PLANTÃO PEDAGÓGICO////////////
A mãe de aluna Ana Cristina Silva diz que a filha está em fase de adaptação ao regime integral de aulas (turno e contraturno), que ocorre em três dias da semana, e conta como a estudante tem feito para descansar durante o dia antes do reinício das aulas. “Ela está se adaptando, mas traz travesseiro para dormir no intervalo do almoço e isso ajuda a renovar as forças para continuar os estudos na parte da tarde”, relatou. Já a mãe Daiane Brito observou uma mudança comportamental na filha, para melhor: “eu pude perceber que abriu a mente dela e que ela está ficando cada vez mais madura”.
Daiane Brito ao lado da filha Karina, aluna do curso Técnico em Logística
Tanto Ana Cristina quanto Daiane Brito consideram que os plantões pedagógicos permitem à família não só conhecer o funcionamento de escola, mas acompanhar o desenvolvimento da vida escolar do estudante. “É muito importante para nós ficarmos inteirados sobre tudo o que acontece na escola, saber o que nós temos que fazer também em casa para ajudar os nossos filhos. É a melhor coisa que tem para os pais acompanharem a vida escolar dos filhos”, considera Cristina Silva.
Por Keila Gibson, jornalista do Campus Santana
Instituto Federal do Amapá (Ifap)
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Twitter: @ifap_oficial
Facebook:/institutofederaldoamapa
Redes Sociais