Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Mais Notícias > Reitora do Ifap concede grau a novos tecnólogos em cerimônia virtual de gabinete
Início do conteúdo da página

Reitora do Ifap concede grau a novos tecnólogos em cerimônia virtual de gabinete

Publicado: Sexta, 02 de Junho de 2023, 10h18 | Última atualização em Quinta, 15 de Junho de 2023, 19h32

Em ato protocolar de colação de grau em gabinete, na forma virtual, no último dia 1º de junho, quatro acadêmicos concluintes do Campus Santana, do Instituto Federal do Amapá (Ifap), receberam o grau de tecnólogos em Comércio Exterior e em Gestão de Recursos Humanos. Os formados pertencem a turmas de 2018 e 2019 e receberam a outorga de grau de nível superior da reitora do Ifap, Marialva Almeida.

Jhon Kenedy Ribeiro Braga, Maria Eduarda Brabo Cunha e Bruno Melo de Souza fizeram parte da primeira turma do curso de Tecnologia em Comércio Exterior, com ingresso em 2018. Apesar de novo no Amapá e ainda desconhecido por muitos, o curso está alinhado ao eixo Gestão e Negócios e forma profissional habilitado a planejar, gerenciar e atuar com logística e desembaraço de operações de comércio exterior, também a coordenar fluxos de embarque e desembarque de produtos e a negociar e executar operações nos âmbitos legais, tributários e cambiais próprios do processo de importação e exportação, entre outros.

Kenedy Braga é egresso do curso técnico de nível médio em Comércio Exterior e já iniciou pós-graduação na área, pois tem planos de atuar na profissão. “Apesar de hoje eu não trabalhar na área, estou finalizando pós-graduação em Despacho Aduaneiro, que é comércio exterior. É uma área que eu gosto muito, me identifico e pretendo atuar futuramente”.

 

Kenedy Braga foi aluno da primeira turma de Técnico em Comércio Exterior do Campus Santana 

Em seu discurso, a reitora Marialva Almeida estimulou os novos graduados a dar prosseguimento à academia, ressaltando a formação verticalizada que o Ifap oferece, como integrante da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, que possibilita entrar para o nível médio e sair com a pós-graduação. A gestora também destacou a oportunidade de ingresso na carreira de servidor público federal por meio de concurso público previsto para este ano para o Instituto.

“Que vocês consigam tornar real a caminhada até os propósitos e sonhos de cada um, e que o Instituto possa de alguma maneira fazer a diferença e ser um desses caminhos. Quantos ex-alunos nossos hoje são servidores da instituição. Vamos ter ainda este ano um concurso público para várias áreas do conhecimento, por que não ter novamente outros ex-alunos como servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá? Que vocês possam também pensar no que é uma expertise da Rede Federal, que é a verticalização. Que esse curso de graduação possa ser também um trampolim para o curso lato sensu e curso stricto sensu que o Ifap está o ofertar há alguns anos no estado do Amapá”, declarou a reitora.

 

  

Bruno e Maria Eduarda esperam poder atuar na profissão, que é nova no Amapá

Ao parabenizar os tecnólogos, Marialva Almeida ressaltou a participação de muitos na conquista do nível superior dentro da instituição.  "Parabenizar as pessoas do Campus Santana, a direção, os demais gestores, os servidores - tanto docentes quanto técnicos administrativos -, a equipe de funcionários terceirizados, porque todas essas pessoas foram atores dessa conquista que vocês têm hoje. E aproveito também para trazer à tona um trabalho que a Reitoria, enquanto unidade gerencial máxima da Instituição, tem feito juntamente com os campi para conseguir tornar real um momento deste. Eu tenho certeza de que há coisas que vocês não conseguiram ultrapassar, mas mais certeza ainda eu tenho de que vocês têm muita coisa boa para lembrar. Eu tenho certeza que vocês quatro, hoje, saem da instituição com uma vontade muito grande de fazer diferença não só na família, num ciclo mais restrito de amizade, mas no próprio campo de desenvolvimento socioeconômico do município de Santana, do estado do Amapá, quiçá no Brasil, pois é essa a nossa perspectiva."

 

Natália Braga diz que se identificou com a formação em Gestão de RH

A outorga de grau em gabinete também formou Natália Nascimento Braga, da turma de 2019, em Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos. Já inserida no mercado de trabalho, a agora tecnóloga tem planos de se especializar. "É uma área que me identifiquei muito e desde que entrei no mercado de trabalho sinto que há escassez de profissionais qualificados atuando nas empresas".

Todos os formados em gabinete não puderam estar presentes na solenidade de formatura das turmas de nível superior do Campus Santana, ocorrida no último dia 6 de abril.

 

Por Keila Gibson, jornalista do Campus Santana

Instituto Federal do Amapá (Ifap)
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Twitter: @ifap_oficial
Facebook:/institutofederaldoamapa

registrado em:
Fim do conteúdo da página